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MEC confirma cancelamento das provas do Enem
1º de outubro de 2009

 


 

Reduzir Normal Aumentar Imprimir O Ministério da Educação cancelou na madrugada desta quinta-feira a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, que seria aplicado neste final de semana para mais de 4 milhões de pessoas em todo o País. O cancelamento teria ocorrido em virtude do vazamento da prova.

As provas seriam aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro em 113.857 salas de 10.385 escolas do País. O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve conceder entrevista na manhã desta quinta-feira para falar sobre a decisão.

De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, por telefone, um homem procurou o jornal na tarde dessa quarta-feira e disse que tinha duas das provas que seriam aplicadas no sábado. Em troca da informação, teria cobrado R$ 500 mil. A decisão teria sido tomada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após tomar conhecimento do vazamento.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, disse ao jornal que "há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance".

Haddad disse ao jornal que não teve acesso ao material da prova e confirmou o vazamento após consultar técnicos do Inep, com base em informações que teriam sido passadas pelo jornal ao ministro.

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Inglês fica de fora do novo Enem em 2009, diz MEC

 

O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que pretende substituir vestibulares de instituições federais em todo o país, não vai ter perguntas de inglês em 2009. A disciplina é habitualmente avaliada pelos processos seletivos, mas foi excluída porque há escolas que não estão preparadas para o exame de idioma.

 

 

 

"Isso pegaria muita gente de surpresa", explicou o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Reynaldo Fernandes. "O novo Enem foi concebido com a prova de línguas, mas o comitê [que elabora as diretrizes da prova] achou que era melhor tirar esse ano."


Enem 2010 terá inglês e espanhol


Fernandes afirma que em 2010 a disciplina vai fazer parte da prova, com mais uma novidade: haverá a cobrança de conhecimentos de espanhol. "Como há escolas que ensinam espanhol em vez de inglês, vamos deixar a cobrança para o próximo ano. Este ano foi uma exceção".

 

O presidente do Inep ainda não deu detalhes, no entanto, sobre como será realizada a cobrança das disciplinas. Nem se o estudante poderá optar por um dos idiomas ou se terá de responder a testes dos dois.

 


O novo Enem


De acordo com a proposta do MEC, a prova do novo Enem será realizada em dois dias. Com 200 testes de múltipla escolha, serão avaliadas as áreas de linguagens; códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

 

Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes. No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.

 

A proposta prevê a aplicação do novo Enem em 3 e 4 outubro e a divulgação das provas em 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, foi sugerida para 8 de janeiro do próximo ano.

As universidades federais devem anunciar se participam ou não do exame até o próximo dia 8 de maio.

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Disciplina nas salas de aula

 

 


Os alunos têm direito a contar com um ambiente de disciplina nas salas de aula. A questão corresponde a um dos primeiros itens de responsabilidade dos professores nos interior das classes de aprendizagem. Em caso de permanente indisciplina do grupo discente o aluno prejudicado pode questionar o seu direito de aprendizagem e até responsabilizar o estabelecimento de ensino pela deficiência de métodos adotados pelos docentes. As formas de autoridade devem ser definidas pelas equipes pedagógicas e bem assim a aplicação de penalidades previstas no regimento escolar para que ocorra o rendimento previsto no projeto político-pedagógico.
http://www.ipae.com.br/ in cartilha dos direitos em educação (aqui vc acha muita coisa interessante)
http://www.ceepi.pro.br/Servi%C3%A7os%20-%20roteiros/03%20Orienta%C3%A7%C3%A3o%20elab%20RI%20-%20MEC.doc.
OBS.: Registro no Cartório de Registro de Títulos e Documentos E sempre Disciplina nas salas de aula

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Disciplina nas salas de aula

 

 


Os alunos têm direito a contar com um ambiente de disciplina nas salas de aula. A questão corresponde a um dos primeiros itens de responsabilidade dos professores nos interior das classes de aprendizagem. Em caso de permanente indisciplina do grupo discente o aluno prejudicado pode questionar o seu direito de aprendizagem e até responsabilizar o estabelecimento de ensino pela deficiência de métodos adotados pelos docentes. As formas de autoridade devem ser definidas pelas equipes pedagógicas e bem assim a aplicação de penalidades previstas no regimento escolar para que ocorra o rendimento previsto no projeto político-pedagógico.
http://www.ipae.com.br/ in cartilha dos direitos em educação (aqui vc acha muita coisa interessante)
http://www.ceepi.pro.br/Servi%C3%A7os%20-%20roteiros/03%20Orienta%C3%A7%C3%A3o%20elab%20RI%20-%20MEC.doc.
OBS.: Registro no Cartório de Registro de Títulos e Documentos E sempre Disciplina nas salas de aula

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Serra é vaiado por professores no interior de SP

 

 

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), foi vaiado hoje, 26 de setembro,  durante um evento em Presidente Prudente, interior do Estado. Mesmo sob os aplausos de aproximadamente 200 pessoas - levadas por prefeitos e deputados da região -, um grupo de 50 professores em campanha por reajuste salarial conseguiu incomodar o tucano

"É um trololó petista", disse, referindo-se aos manifestantes. Durante seu discurso, o governador reclamou da gritaria dos professores. "É uma amolação à paciência de quem discute os problemas da região".


Impedidos por uma barreira de policiais, os manifestantes, que ficaram a uma distância de 100 metros do palanque e portavam faixas com severas críticas ao sistema educacional no Estado, foram proibidos de se aproximar de Serra. Eles pretendiam entregar ao governador um documento com as reivindicações da categoria.


"Serra mentiroso, Educação já tá no poço" e "Serra sem ação, não valoriza a Educação", eram as palavras de ordem dos professores.


O coordenador regional da Apeoesp, Alberto Bruschi, foi irônico. "Vamos dar as 'boas-vindas' ao governador e agradecer o mal que ele tem feito à educação e aos professores. O reajuste já era para ser dado ontem. Nós estamos aproximadamente há 14 anos sem saber o que é reajuste salarial", atacou.

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Flagra de aluno com réplica de arma tumultua escolas tradicionais de SP

 

 

 

Um estudante de 14 anos foi recentemente flagrado com uma arma de pressão Cybergun I.M.I., réplica de pistola israelense, gerando tumulto em dois dos colégios mais tradicionais de São Paulo --o Vera Cruz e o Rainha da Paz, ambos na zona oeste da cidade, informa a coluna Mônica Bergamo, na edição deste sábado da Folha (a íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

O adolescente, que é matriculado no Vera Cruz, foi até a praça em frente ao Rainha e exibiu a réplica da arma aos amigos. Um inspetor da escola, porém, o viu e chamou a ronda escolar.

O estudante acabou sendo levado para o 14º DP (Pinheiros), onde um boletim de ocorrência foi registrado na presença de seu pai. O Vera Cruz decidiu expulsar o aluno, mas negou que a medida ocorreu em decorrência deste "motivo isolado".

Segundo especialistas, a arma de brinquedo dispara bolas de borracha, e se atingisse os olhos, por exemplo, poderia até cegar. Segundo o Vera Cruz, porém, o menino não atirou nem ameaçou em ninguém.

 

http://noticias.bol.uol.com.br/educacao/2009/09/26/ult4735u1801.jhtm

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Mestrado de História na USP analisa a tradição oral africana e as raízes do jazz
 

Uma pesquisa de mestrado realizada no Departamento de História da USP busca as raízes do jazz. Em A tradição oral africana e as raízes do jazz, o pesquisador Ricardo Annanias Pires aborda o gênero que nasceu no início do século XX nos Estados Unidos e que faz sucesso até hoje, com nomes conhecidos no mundo inteiro, como Louis Armstrong, Miles Davis, Nina Simone e John Coltrane.

O pesquisador defende que os africanos, presentes em solo americano, pela imposição da escravidão, fundiram seus elementos culturais à cultura local e também à européia, criando uma nova concepção musical. Annanias Pires considera o jazz não apenas um gênero musical de origem americana, já que o ritmo está presente em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, onde se torna renovado devido à riqueza e diversidade cultural do País.

O mestrado foi baseado em um levantamento bibliográfico e documental do gênero, em registros sonoros de cantos africanos e nas primeiras gravações de blues e jazz. As manifestações musicais da África Ocidental, de onde saíam os negros que trabalhavam como escravos nos Estados Unidos, foram o foco da pesquisa, que comparou a forte tradição oral afro e os ritmos que deram origem ao jazz, como o folk e o blues rural.

Ricardo Annanias resgata em seu trabalho a análise do historiador Eric Hosbsbawn sobre o ritmo. Autor de A História Social do Jazz, Hosbsbawn afirma que “o blues, essencialmente, é uma música 'antifônica', na longa tradição africana de canto e resposta. Na verdade, é um dueto entre a voz e o instrumento”.

“A palavra para o africano tem um significado muito importante, pois apresenta o poder de transformar”, explica Pires, que apresenta em seu mestrado hábitos das tribos do oeste africano, que têm um membro que exerce a função de embaixador, músico, genealogista, poeta e historiador, o griot, que tem um canto característico, muito similar ao blues rural americano.

Segundo Pires, “os griots são classificados por duas designações: dieli e doma. O dieli é o grande improvisador que, de forma descompromissada, pode até mesmo exagerar ou suprimir certos fatos narrados para enfatizar algum detalhe de sua música. Já o doma é o grande historiador, dotado de grande precisão nos detalhes de sua narrativa conferindo muita credibilidade.” Ele acredita que do canto do dieli, que improvisa a narração para entreter o público, nasceu o blues.

Nos Estados Unidos escravista do século XVIII, as manifestações culturais dos africanos eram severamente proibidas. Segundo o pesquisador, a única exceção foi o Estado da Louisiana, que até 1803 era colônia francesa, onde as manifestações culturais africanas “eram toleradas e até incentivadas”. Em outros estados onde havia escravos, as referências de identidade do negro com sua terra natal poderiam sugerir algum tipo de movimento de independência dentro do solo americano.

Os cantos representavam uma forma de resistência. O canto do lamento, que hoje conhecemos como blues, é resultado de uma interação do arsenal melódico e declamatório africano com as harmonias européias mais simples, explica descreve Annanias Pires. Este lamento blues surgiu das worksongs e dos cantos entoados durante o trabalho nos campos de algodão e outros trabalhos extenuantes.

O pesquisador já tem um projeto de doutorado para estudar os reflexos da tradição oral africana no Brasil, como o jongo, canto dos escravos, que teria originado o que hoje chamamos de samba de roda.

A dissertação de mestrado A tradição oral africana e as raízes do jazz foi orientada por Antonia Fernanda Pacca de Almeida Wright, professora do Departamento de História da USP.

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