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FAMÍLIA AGRIDE PROFESSOR EM BARRETOS-SP

 

 

Uma mulher e seus dois filhos são acusados de agredir três professores e um funcionário de uma escola estadual em Barretos com pedaços de pau e barras de ferro, dentro da unidade de ensino. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira, na escola Valois Scortecci, no bairro Marília e foi registrado na polícia.

Acompanhada por uma filha de 18 anos, a faxineira S.C, 45, invadiu a escola, onde estuda um de seus filhos, para confrontar o professor de música, Adriano Cândido Pereira, 36, que foi acusado pelo menino de tê-lo agredido na sala de aula.

Segundo a direção da escola, o garoto de 14 anos, aluno da 8ª série, foi advertido por ter ameaçado jogar uma cadeira no professor dentro da sala. Só neste ano, o aluno responde a 16 processos disciplinares na escola por brigas na classe e por xingar professores.

"Ele é muito problemático", afirmou a supervisora da Diretoria Regional de Ensino de Barretos, Cleide Perini.

Anteontem, foi decidido que o garoto será expulso e transferido para outra unidade.

A delegada assistente da Seccional de Barretos, Silvana Matias, determinou que sejam ouvidos todos os envolvidos nos próximos dias para definir se irá instaurar inquérito.

Dois professores tiveram que ser atendidos no pronto-socorro. Heloísa Amado Alves, 53, que cuidava da biblioteca, foi agredida com um furador de papel de três quilos e precisou de cinco pontos na cabeça. Ela vai ficar de licença médica por pelo menos 30 dias. Depois, vai definir se volta à escola.

Pereira ficou com hematomas no corpo e machucou o dedo indicador da mão esquerda. O outro professor e o funcionário levaram empurrões e socos.

A confusão teve início durante a aula de música. Segundo Pereira, o garoto fingiu que iria jogar a cadeira contra ele. "Eu desviei e o repreendi. Ele veio pra cima de mim, eu segurei sua mão para me defender e, quando ele tentou se desvencilhar, machucou a mão."

O professor disse que não teve qualquer desentendimento na aula com o aluno antes disso. Após a briga com o professor, o garoto foi mandado para a diretoria. "Ele chegou chorando, berrando pela mãe", afirmou a diretora, Leda Pedro Farra, 57.

Minutos depois, conta ela, o garoto saiu correndo. Voltou com a mãe e a irmã. Logo depois chegou outro irmão de 27 anos que é mototaxista na cidade. "Elas chegaram armadas, para brigar, com pedaço de pau na mão. Na hora pensei: "isso não vai prestar", afirmou o professor agredido.

A família do aluno entrou pelo portão da área administrativa que permanece apenas encostado o dia todo. "Ela já chegou gritando "cadê ele, cadê ele [o professor]", disse Leda.

As agressões começaram, segundo a diretora, na porta de sua sala. Os profissionais da escola dizem que a mãe agrediu o professor com um pedaço de pau com prego na ponta e depois retirou um pedaço de ferro da bolsa e usou também.

O irmão mais velho é acusado de desferir um soco no professor. Heloísa disse que foi atingida quando tentou defender Pereira. "Entrei no meio porque a conversa não estava adiantando e ela [mãe do garoto] me bateu com um furador de papel", disse. Segundo eles, as agressões só pararam com a chegada da Polícia Militar.

Procurada pela Folha, a mãe não quis dar entrevista. Ela alegou que tinha medo de "sair alguma coisa distorcida". A faxineira disse apenas que "ninguém fala que o menino [o filho dela] quase quebrou a mão.

Em entrevista à EPTV, o menino disse que bateu com a cadeira sem querer no professor, que não aceitou suas desculpas e lhe apertou a mão.

A Secretaria de Estado da Educação divulgou nota lamentando o que considerou um crime contra os professores. "A pasta entrou em contato com as vítimas da violência e se colocou à disposição, caso haja necessidade de de auxílio."

 

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INSS define organizadora de concurso

Concurso oferecerá 900 vagas para analista de seguro social

 

 

 O Ministério da Previdência definiu a empresa que irá organizar o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para 900 vagas para analista de seguro social. Será a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio) (www.funrio.org.br). De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, o edital deve ser divulgado nos próximos dias.

O salário inicial para o cargo de analista do seguro social, com formação superior em serviço social, será de R$ 3.586,26. Os assistentes sociais irão trabalhar nas Agências da Previdência Social (APS). As vagas serão distribuídas pelo Brasil.

O concurso para o INSS foi autorizado com o objetivo de suprir o quadro de pessoal do órgão com servidores formados em serviço social para atender à demanda por esse tipo de profissional na área de concessão do Benefício de Prestação Continuada.

O atendimento é oferecido a idosos e portadores de deficiência comprovadamente carentes que passam a receber do governo a quantia de um salário mínimo. Os novos servidores deverão atuar na avaliação da deficiência e da incapacidade para fins de acesso ao auxílio governamental.

Concurso em março
Em março deste ano, 508 mil pessoas fizeram o concurso para 2 mil vagas - 1,4 mil vagas para o cargo de técnico do seguro social (nível médio) e 600 para analista do seguro social (nível superior).

O concurso para o INSS recebeu 593 mil inscrições e foi um dos maiores dos últimos dois anos realizados pelo Cespe/UnB - ficou atrás apenas do Banco do Brasil, que registrou 660.873 inscritos em 2007.

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Inscrição para professor temporário termina dia 13

Secretaria definiu ainda regras para a prova, aplicada em dezembro

 

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo abriu inscrições para professores temporários na rede de ensino. O prazo para inscrições vai até 13 de novembro.

A secretaria definiu ainda as regras para a prova classificatória, que será realizada entre os dias 12 e 21 de dezembro e irá definir a classificação para a atribuição de aulas, junto com o tempo de serviço e titulação.

A prova, que será aplicada neste ano pela primeira vez, terá 25 questões e valerá 80 pontos - o mesmo peso do tempo de serviço.

Os títulos (mestrado e doutorado, por exemplo) valerão outros 20 pontos, podendo-se chegar a um total de 180 pontos. Antes da implantação da prova, a classificação para atribuição de aulas tinha apenas dois critérios: tempo de serviço e títulos.

A prova terá como base a Proposta Curricular do Estado, já implantada pela secretaria neste ano, para verificar quais professores estão mais aptos nos conteúdos de suas disciplinas.

Os participantes poderão escolher até duas disciplinas para a prova – seguindo sua aptidão. Os professores de ciclo 1 (1ª a 4ª do ensino fundamental) terão prova diferente, já que dão aulas de todas as disciplinas.

A classificação será por Diretoria de Ensino e definirá quem irá escolher antes as aulas disponíveis na região.

Além dos professores temporários que já trabalham na rede estadual (cerca de 100 mil profissionais), a prova é aberta a professores que estejam fora da rede e alunos de ensino superior. Quem não participar da prova ficará fora da rede estadual em 2009 – a lista de classificação será usada para a atribuição e para qualquer contratação de professores durante o ano de 2009.

Os professores que já trabalham nas escolas estaduais devem se inscrever para a prova em suas respectivas escolas. Quem está fora da rede deve procurar a Diretoria de Ensino em que deseja trabalhar. Antes dos temporários, a atribuição de aulas ocorre com os cerca de 130 mil professores efetivos.

Além disso, em 2009, a secretaria iniciará os concursos públicos para preenchimento de 75 mil cargos destinados a professores efetivos, com carga de 10 horas semanais.

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Campinas abre vagas para agente de educação

Inscrições seguem até 17 de novembro e

podem ser feitas pela Internet

 

 

A Prefeitura de Campinas abre nesta sexta-feira (7) as inscrições para o concurso público que oferece 678 vagas para o cargo de agente de educação infantil. Os interessados devem ter o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos.

Além do salário de R$ 1.252,25, o agente terá direito ao auxílio alimentação, no valor de R$ 400,00 e vale-transporte.

As inscrições seguem até 17 de novembro e podem ser feitas pela Internet, no endereço www.caipimes.com.br http://www.caipimes.com.br/, onde também pode ser consultado o edital.

O candidato deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 50,00.

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GUIA DE ESTUDOS : DICAS DE PORTUGUÊS

 

 

A "gramatiquice" a que se referia Monteiro Lobato vai passar longe das bancas avaliadoras dos vestibulares. As regras de acentuação, pontuação, sujeito ou predicado ficaram nos exames passados. Essa é a aposta de professores de ensino médio e de cursinhos preparatórios para os processos seletivos de 2009.

"Quem decorou as regrinhas não vai fazer uma boa prova. Tem que mostrar que sabe usar a gramática dentro de seus contextos", indica Maria Lourdes da Conceição Cunha, professora de português e literatura do curso Objetivo. "As melhores universidades, hoje, se pautam na análise de texto. É uma tendência que estamos acompanhando há algum tempo".

Francisco Roberto Savioli Platão, professor de português do curso Anglo, conta que os avaliadores dos vestibulares utilizam a gramática como instrumento de compreensão e produção de texto.

Liliana Ligotti de Mello Castanho, professora de português do colégio Vértice, divide a mesma opinião e cita, como exemplo, a
Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo). "É um exame que cobra do aluno o domínio da língua, mas não quer saber o que ele decorou".

A pedido do UOL Vestibular, os professores indicaram atalhos para os vestibulandos que querem se dar bem na prova de português. "São elementos essenciais que cobrem a grande maioria das questões da disciplina ou do que os avaliadores esperam de seus vestibulandos", assegura Platão.

Redação e respostas das questões discursivas

Abaixo algumas características esperados dos vestibulandos ao redigir um texto - que pode ser a resposta discursiva de uma questão ou mesmo a redação.

  • 1)Análise e interpretação de texto: Pode ser através de uma crônica de jornal, da literatura tradicional ou de uma poesia. O importante é saber ler, compreender e apresentar sua capacidade de raciocínio relacionando textos verbais e visuais, temáticos e figurativos. "As faculdades sabem que um bom leitor será um bom universitario. Às vezes o aluno sabe a matéria e mesmo assim erra, mas é porque ele não sabe interpretar o que leu", diz Maria Lourdes. Uma dica é identificar as palavras-chaves do texto e questionar-se sobre o tema exposto.

  • 2)Coerência e coesão: São os principais instrumentos para fazer uma redação que seja clara, compreensível e que transmita determinada idéia. Além disso, essas duas características são essenciais na interpretação de texto da prova da português. A resposta deve ser coerente com suas idéias, em relação ao seu objetivo, ao leitor que pretende atingir e ao gênero textual que está desenvolvendo.

  • 3)Intertextualidade: É comum encontrar, nas provas, referências de um texto em outro. "A correlação entre significados de dois assuntos no cenário cultural está em todo vestibular", diz Platão. "É importante questionar, nesse caso, se os autores querem dizer a mesma coisa".

    Gramática

    Apesar de raramente cair na prova questões específicas sobre regras gramaticais, existem temas essenciais que são abordados com freqüência dentro de questões sobre interpretação de texto. "O que se espera do estudante é que ele saiba utilizar a gramatica aplicada ao dia-a-dia", diz Maria Lourdes.

  • 4)Ambigüidade: Admitir mais de um sentido ao contexto compromete a compreensão de todo o conteúdo, gera dúvidas e até conclusões equivocadas. "Ambigüidade é um dos temas mais abordados ao longo das provas, seja para escrever uma redação, uma análise de texto ou uma resposta simples", garante a professora do Objetivo.

  • 5)Correlação verbal: "É preciso ficar atento ao uso dos tempos e modos. Merece uma atenção especial aqueles casos em que existe descompasso entre a variante culta e as populares, como é o caso de 'ter', 'ver' e derivados", atenta Liliana.

  • 6)Modo imperativo: O mais comum de se explorar o tema na prova é na mistura de tratamento. "Uma frase como 'me liga que eu quero falar com você' pode ser abordada. Numa questão dessa, o aluno pode mostrar ainda que sabe fazer a colocação do pronome na frase".

  • 7)Estilística: As questões sobre figura de linguagem, figura de pensamento e figura de sintaxe são temas presentes em vestibulares, seja em questões pontuais ou dentro de um texto explorado pela prova.

    Literatura

    "É com a literatura que os vestibulares avaliam o candidato que tem capacidade de entender o que lê e de aplicar o que sabe, e não o que decora", avisa Maria Lourdes. Vejas os temas mais prováveis de aparecer na prova:

  • 8)Machado de Assis: "O centenário de morte do autor é um forte indicativo de que os vestibulares focarão suas obras e sua influência", aposta a professora Liliana. "Dom Casmurro", "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Memorial de Aires" são livros de Machado que figuram nas listas dos processos seletivos.

  • 9)Guimarães Rosa: Os cem anos de nascimento do autor também deve marcar presença nas avaliações. "Pode cair na prova uma questão que peça para o vestibulando relacionar temas de 'Sagarana' com 'Dom Casmurro'. Além disso, pode haver perguntas sobre simbologia", indica Maria Lourdes. Ela exemplifica com o conto "O Burrinho Pedrês": "nesse caso, o aluno deve identificar símbolos como cautela e sabedoria no texto".

  • 10)Movimentos literários: Os vestibulares se concentram em três movimentos principais: romantismo, realismo e modernismo. Uma dica para estudar os movimentos e aprofundar em determinada geração é checar em qual deles estão inseridos os autores das listas de livros recomendados para leitura do seu vestibular.
  • UOL
  • Editado por NilceuProf

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