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ALUNOS DANIFICAM CARRO DE PROFESSOR

 

 

O carro de um professor da Escola Estadual Prefeito Antônio da Costa Santos, no Jardim Paraíso de Viracopos, em Campinas, foi apedrejado por alunos, na tarde de quinta-feira (23). Apesar de estacionado em uma área no interior da escola, o carro teve o vidro traseiro destruído e a lataria riscada e amassada.

O professor, que não quis se identificar, disse que ainda vai procurar a polícia para que sejam tomadas providências. Segundo o educador, essa é a segunda vez que é vítima desse tipo de agressão.

O professor reforçou que já foram feitos vários pedidos para aumentar o muro e melhorar a segurança na escola, mas até agora não tiveram retorno. A Secretaria Estadual da Educação informou que somente a ronda escolar pode ajudar. Sobre reforçar o muro, um engenheiro deve visitar a escola para providenciar a obra.

Editado por NilceuProf

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Professores estão insatisfeitos com trabalho, diz pesquisa

 

 

Levantamento foi feito pelo sindicato da categoria da rede estadual de SP.


Os 721 pesquisados avaliaram salas e material didático, entre outros itens.

 

Uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Professores Estaduais do Estado de São Paulo (Apeoesp) revela que 31,4% dos professores estão insatisfeitos com a profissão. Dos 721 ouvidos, 7,9% se disseram muito insatisfeitos. Entre os que gostam do trabalho, o percentual foi de 21,2%.

Os dados, aos quais o G1 teve acesso, foram colhidos durante o congresso anual da categoria em dezembro de 2007. Eles mostram que o descontentamento passa pela questão da infra-estrutura das escolas. Dos profissionais ouvidos no evento, quase metade (42,7%) considerou as salas de aulas onde trabalham ruins. Para 20,4%, são péssimas e 34,1% responderam que acham as instalações boas.

Ainda sobre infra-estrutura, a pesquisa aponta que 34,8% dos professores disseram que na escola onde trabalham a biblioteca não funciona. Já 11,6% responderam que a sala de leitura na instituição onde lecionam existe, mas está fechada. Entre os que afirmaram que a biblioteca e a sala de leitura funcionam sem problemas, os percentuais foram, respectivamente, 50,4% e 19,1%.

Um dado mostra que, na opinião dos professores, a rede de ensino precisa se equipar melhor. Do total de 721 profissionais ouvidos no congresso, 47,8% disseram que no local onde trabalham a sala de informática não funciona. Na mesma pergunta, 34,1% responderam que o ambiente com os computadores está em uso e 12,8% revelaram que nas instituições de ensino onde atuam não há salas de informática.

 

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação diz que “acredita ser positivo o dado de que 68,6% dos professores da rede estadual paulista estão satisfeitos”. Ainda segundo o governo estadual, “o dado sobre laboratórios de informática está ultrapassado”. (Leia a íntegra da nota abaixo)

 

Material didático

 

Quanto ao material didático, 39,9% dos professores o consideraram bom. Com percentual parecido, 37,5% disseram que ele é ruim. Dos pesquisados, 18,8% acham os livros usados em sala de aula péssimos. Sobre esse ponto, a secretaria afirmou que, assim como em todas as escolas públicas, os materiais "são escolhidos e distribuídos pelo Ministério da Educação". O G1 não conseguiu contato com o Ministério na noite de quinta-feira (25) para tratar sobre o assunto.


No questionário que os educadores preencheram, ao todo, 65,4% responderam que discordam (18%) ou discordam plenamente (47,4%) de que a avaliação de desempenho de professores melhora a qualidade do ensino. Os que pensam o contrário somam 32,1%.

A maioria também respondeu ser contrária à idéia de que a avaliação de desempenho dos alunos melhora a qualidade do aprendizado: 57,2%. Os professores que vêem essa ligação positivamente representaram 38,6%.

Os organizadores do congresso perguntaram em quantas escolas os educadores trabalhavam e 55,1% deles disseram em apenas uma. Os profissionais que trabalham em duas instituições de ensino somam 32,2%. Já o percentual dos que ficam em 3 ou 4 escolas é de 11,6% e apenas 1% revelaram trabalhar em cinco ou mais lugares.

O questionário quis saber ainda sobre o número de turmas com cada educador. O maior percentual (29,1%) foi entre os que têm de 7 a 10 classes e o menor (8,2%), de 5 a 6. Um grupo de 8,5% revelou que dá aulas para 17 ou mais turmas. 

 

Sem surpresa 

 

Para o professor George Luis Batista de Freitas, que dá aulas para alunos da rede estadual em São Bernardo do Campo, no ABC, não foi surpresa saber que a categoria está insatisfeita e fez críticas. “O material didático que recebemos é ruim. Fora as condições de trabalho. Tive alunos do primeiro e segundo anos que não sabiam o que era absolutismo”, contou.

A presidente da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, também disse não ter ficado espantada em saber que parte da categoria está insatisfeita e pediu investimentos. “Os livros vêm muito compactados. O professor fica sem condições de trabalhar”, disse, referindo-se ao material didático.

A estrutura física das escolas também foi criticada. “As salas de aula não são preparadas. À medida que as turmas crescem elas são formadas. Não tem um ambiente saudável”, afirmou Izabel.

  

Resposta

Leia a íntegra da nota da Secretaria de Educação:

 

"Sobre a suposta pesquisa da Apeoesp realizada em 2007, a Secretaria de Estado da Educação esclarece que acredita ser positivo o dado de que 68,6% dos professores da rede estadual paulista estão satisfeitos. Pesquisa do Ibope, divulgada pelo G1 em 6 de novembro de 2007, um mês antes do suposto levantamento da Apeoesp, aponta que no Brasil o número de professores satisfeitos é de apenas 21%.

 

Os materiais didáticos nas escolas estaduais, assim como nas escolas públicas de todo o Brasil, são escolhidos e distribuídos pelo Ministério da Educação, órgão que deve ser questionado sobre a qualidade destes produtos. O dado sobre laboratórios de informática da rede estadual está ultrapassado. Neste ano a Secretaria lançou o maior programa de acesso a laboratórios de informática do Brasil. É o Acessa Escola, que equipou escolas com computadores (cerca de 15 mil foram comprados) e abriu os laboratórios em tempo integral, com a presença de um monitor devidamente treinado durante todo o período de aulas."  

Editado por NilceuProf

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83% dos professores querem punição mais rígida contra violência nas escolas

 

Nesta semana, foram pelo menos três casos de agressões.


Pesquisadores ouviram 8.773 professores, em 19 estados.

 

Crianças de 11, 12 anos estão agredindo os professores em sala de aula. Onde a relação de respeito se rompeu? E o que leva um aluno a agredir o adulto com o qual deveria aprender as regras sociais? Os educadores temem novas agressões e defendem punições mais rígidas.

Nesta semana, foram pelo menos três casos de agressão em unidades de ensino do país. Em Campinas, uma professora teve queimaduras nas pernas depois de ser colada na cadeira por três alunos de quinta série. Em Aracaju, os cabelos de uma coordenadora ficaram na mão do adolescente de 14 anos. E uma aluna de 13 anos foi armada para a escola, em Brasília. Ela apontou a arma para duas educadoras, ameaçou matá-las, mas o revólver falhou. Assustada, a coordenadora, que presenciou a cena, não foi mais trabalhar.

 

Uma pesquisa realizada pela Fundação SM e pela Organização dos Estados Iberoamericanos mostrou que a agressão aparece como uma das maiores preocupações dos professores brasileiros.

 

O levantamento foi feito com 8.773 professores, em 19 estados. Para 83% deles, deveriam ser tomadas medidas mais duras em relação ao comportamento de alunos, como a expulsão da escola.

Outro problema apontado pelos entrevistados é a falta de interesse da família. Para 91,7% deles, os pais delegam cada vez mais parte de suas responsabilidades educativas à escola. A maioria dos docentes acredita também que eles não prestam atenção nas atividades dos filhos.

 

O coordenador da pesquisa, Igor Mauro, diz que é necessário tentar estabelecer um diálogo mais próximo entre escola, família e professor. "Muitos pais que hoje têm seus filhos nas escolas não tiveram oportunidade convivência escolar e se sentem despreparados para contribuir com trabalho do professor", afirma.

 

G1

Editado por NilceuProf

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Faltam 246 mil professores na rede pública

 

Decreto que cria sistema de formação de docentes está em elaboração.


MEC promete mais 400 pólos com cursos de licenciaturas e pedagogia.

 

 

Faltam 246 mil professores na rede pública de educação básica, de acordo com dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). A pasta elabora um decreto para criar o Sistema Nacional de Formação de Professores e suprir as necessidades do país.

O instrumento legal possibilitará criar uma rede de formação a partir da oferta de instituições públicas de ensino superior - federais, estaduais e municipais. A responsabilidade da elaboração está com o Conselho Técnico Científico da Educação Básica.

O conselho, criado em fevereiro deste ano, tem, entre outras atribuições, as de discutir, propor e acompanhar as novas políticas para a formação de professores, como a oferta inicial e continuada.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, a União precisa tratar essa questão como um eixo estratégico. Para ele, o decreto permitirá alinhar as ações do ministério que repercutem na formação e contribuir para um regime de cooperação sólido entre os governos federal, estaduais e municipais.

"É preciso expandir as licenciaturas e pedagogias e organizar a formação continuada de maneira coerente", propôs o ministro aos membros do conselho - composto por 30 integrantes, entre doutores, especialistas, professores e dirigentes educacionais da Capes e do MEC.

O ministro promete que a expansão das redes federais de ensino superior e de educação profissional e tecnológica levará a todo o país mais de 400 pólos federais de formação inicial com a oferta de cursos de licenciatura e pedagogia.

G1

Editado por NilceuProf

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SP pode ter 20% de aulas à distância no ensino médio

 

 

Secretaria de Educação disse que não vai adotar a medida.


Escolas particulares podem modificar sua grade de aulas.

 

O estado de São Paulo poderá ter ensino médio com aulas à distância. A decisão foi tomada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (17).

Segundo a deliberação do conselho, até 20% das aulas poderão ser ministradas em modalidade semipresencial. De acordo com o documento, “considera-se modalidade semipresencial quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino centrados na auto-aprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de informação e comunicação remota”.

No ensino fundamental também poderão ser utilizadas aulas à distância. No entanto, elas deverão se restringir a atividades complementares, ao reforço dos estudos e à recuperação.

Pela deliberação publicada, o CEE afirma que, como o ensino superior já pode ter 20% das atividades à distância, o mesmo pode ocorrer na educação básica, no nível de ensino médio.

No ensino fundamental, segundo o documento, as tecnologias de informação e as aulas à distância devem ser utilizados em “situações emergenciais” e em módulos complementares aos estudos.

“Não se trata aqui de propor o uso do ensino a distância para fazer frente às mudanças do currículo básico do ensino fundamental e médio. Trata-se de chamar a atenção para uma metodologia que pode e deve ser estimulada para promover a melhor aprendizagem dos alunos, complementando conhecimentos com contextos mais reais e dinâmicos; promovendo a oferta de alternativas para recuperação, reforço e avanços de alunos e até mesmo para promover a aprendizagem de uma segunda e terceira língua estrangeira ou de orientação e de educação profissional”, diz a deliberação. 

Na rede pública do estado

A Secretaria de Estado da Educação informou, por meio da assessoria de imprensa, que não deverá adotar a modalidade à distância para o ensino médio. Segundo a pasta, não existe a pretensão de substituir o contato do professor com os alunos.

Em um segundo momento, informa a secretaria, será possível realizar atividades de complementação de estudos à distância com uso de tecnologias.
 

**Para que escola, não é mesmo? E os paulistanos e  outros milhões continuam votando no PSDB, DEM/PFL .

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Concurso Público: Prefeitura oferece

629 vagas para professores

e especialistas

 

 

15/10/2008, 17:10
Autor: Patrícia Coutinho



 

A partir do próximo dia 23 de outubro, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público 2008 para a área da educação. Estão sendo oferecidas 629 vagas, sendo 83 para especialistas e 546 para professores de educação básica I, II e III. Os interessados poderão se inscrever até o dia 17 de novembro, exclusivamente pela Internet.

A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 75,00, de acordo com o cargo escolhido. O edital com todas as informações pode ser consultado no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 16 de outubro, no banner do Concurso, disponível no Portal da Prefeitura, ou ainda no endereço http://concurso.fgv.br/campinas08 . A prova está prevista para acontecer no dia 7 de dezembro.

Conforme o secretário municipal de Educação, Graciliano de Oliveira Neto, o concurso é esperado há tempos, já que o último - realizado em 2004 - foi anulado. "As novas contratações são importantes para a reposição dos cargos vagos de professores e especialistas, e essencial para o funcionamento do ensino e para o início do próximo ano letivo", afirmou o secretário, lembrando que outro concurso será lançado ainda este ano para a contratação de cerca de 600 monitores.

Uma novidade deste concurso público é a contratação de professores adjuntos, atendendo a uma determinação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Para este cargo, estão previstas 235 vagas para o adjunto I (educação infantil e anos iniciais) e 87 para adjunto II, para os anos finais, nas disciplinas de Matemática, Português, Geografia, História e Artes.

De acordo com o edital, o professor adjunto trabalhará na unidade escolar substituindo o docente, ou no desenvolvimento de atividades referentes a do professor, todos os dias da semana, no período escolar inteiro em que lhe for atribuída a carga horária.

Concurso

O concurso será divido em quatro etapas: prova objetiva, avaliação psicológica, prova de títulos e exame médico.

A prova objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 35 de conhecimentos específicos, 10 sobre Língua Portuguesa e cinco sobre conhecimentos gerais.

Além da remuneração, que varia de R$ 1.137,86 a R$ 4.117,98, de acordo com a carga horária e o cargo escolhido, a Prefeitura oferece o auxílio alimentação de R$ 400,00 (para jornada acima de 30 horas/semanais) e R$ 200,00 (para jornada de 20 a 29 horas semanais). Também é oferecido o vale-transporte.

Mais informações podem ser obtidas no Diário Oficial do Município do dia 17 de outubro, no portal (www.campinas.sp.gov.br) ou ainda pelo Serviço 156 da Prefeitura. (Colaboração: Ingrid Vogl)

Serviço

Concurso Público para educação

Inscrições: 23 de outubro a 17 de novembro

Como se inscrever: http://concurso.fgv.br/campinas08

Informações: Diário Oficial e Serviço 156 da Prefeitura

Vagas: 629

Data da prova: prevista para 7 de dezembro 

Editado por NilceuProf

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