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RP: professora agredida pensa em deixar a escola

Aluno vai passar por aconpanhamento psicológico

 

A professora que foi agredida com socos e pontapés por um aluno, na tarde de quarta-feira (20), na Escola Estadual Professor José Lima Pedreira de Freitas, em Ribeirão Preto, ainda não voltou a dar aulas e já fala em deixar a escola. Ela foi agredida por um aluno que justificou a ação dizendo que teria sido ofendido.

Um boletim de ocorrência foi registrado e encaminhado à Vara da Infância e Juventude e o exame de corpo de delito, que comprovou a agressão, será anexado ao processo. Além do estudante e dos familiares, a professora e alguns funcionários devem ser ouvidos pela Promotoria e pelo Juizado.

A professora, que não quis ser identificada, contou que era a primeira aula dela na turma da 7ª série.

Na próxima semana o adolescente vai passar por uma avaliação de um grupo de especialistas do Núcleo de Atendimento Integrado (Nai) e deve ser acompanhado por psicólogos e assistentes sociais durante seis meses, no mínimo.

O conselheiro Mauro da Silva Inácio, da Apeopesp, afirmou que este não é o primeiro caso de agressão praticado pelo estudante. “Ele demonstra muita agressividade e já causou danos ao patrimônio”, afirmou.

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MEC lança Olimpíada de Língua Portuguesa

É possível se inscrever até o dia 14 de abril

 

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (19) a "Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro", que tem como principal objetivo melhorar o ensino da língua portuguesa nas escolas públicas do país. O projeto tem como foco a formação dos professores por meio da motivação dos alunos em sala de aula. Serão aplicados R$ 15 milhões em produção de diferentes materiais didáticos, realização de oficinas de leitura e campanha de divulgação.

"Este projeto não se resume a uma competição, não basta o aluno ter uma boa redação. Ele é mais completo, engloba a formação do professor que vai ser estimulado a trabalhar a redação em sala de aula. Além disso, a premiação acontece em anos pares, nos anos ímpares a formação continua ", afirmou Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do MEC.

A olimpíada pega carona no projeto "Escrevendo o Futuro", criado em 2002 pela Fundação Itaú Social em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A diferença é que partir de agora, com o apoio oficial do MEC, a competição torna-se uma política pública de educação e será coordenada pelo Governo federal.

"Estabelecemos uma parceria com o Itaú e com o Cenpec sem querer trazer modelos prontos ou verdades absolutas. Vamos absorver as boas experiências e experimentá-las. Para o MEC, essa é uma oportunidade importante e rara, pois o programa ´Escrevendo o Futuro´ já está organizado e instituído, tendo como base a formação dos professores - uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE]), disse Maria do Pilar.

A expectativa do MEC é que a Olimpíada consiga mobilizar cerca de seis milhões de alunos da rede pública, cerca de 80 mil escolas, 200 mil professores e 4.450 cidades. Na última edição do "Escrevendo o Futuro", antes da parceria com o MEC, cerca de 15 mil escolas participaram.

Segundo Maria do Pilar, a intenção é que a olimpíada incida diretamente na melhoria dos índices educacionais do país - especialmente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Brasil alcançou a pontuação 3,8 numa escala que vai até 10. "A meta é atingirmos nota 6 até 2022 e para isso temos que envolver as escolas na olimpíada. Para isso vamos ´provocar´ os municípios com os piores índices educacionais e estimulá-los a participar do projeto", afirmou Maria do Pilar.

Como será a Olimpíada
A Olimpíada terá como tema central "O lugar onde vivo", que será desenvolvido em três gêneros: poesia (para alunos da 4ª e 5ª séries); memória (para estudantes da 7ª e 8ª séries) e artigo de opinião (para os estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio). As inscrições foram abertas nessa terça (19) e seguem até o dia 14 de abril.

"Esse tema central exige que o aluno converse com pessoas da comunidade, resgate a sua história. Ele vai expressar essas idéias em textos e o trabalho deixa de ser apenas uma bela redação. O aluno participa junto com o professor, com a escola e com a comunidade", disse Antônio Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social.

Ao todo, serão cinco etapas que incluem a seleção escolar, municipal, estadual, regional e nacional. Na primeira etapa, serão selecionados até 134 mil textos. Na segunda fase, serão escolhidos os 25 mil melhores trabalhos. Na terceira fase serão definidos 500 semifinalistas. Na quarta etapa serão definidos os 150 melhores trabalhos e, por último, serão premiados os 15 melhores textos (cinco em cada modalidade).

Segundo Sônia Madi, coordenadora do programa no Cenpec, cada cidade terá no mínimo três vagas e no máximo 60, levando em consideração a quantidade de textos enviados para análise. "Será respeitada a proporção para que todos os estados possam participar em igualdade", afirmou.

A premiação
Os 500 alunos e professores semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleção de livros. Os 150 finalistas serão premiados com medalhas de prata e aparelhos microsystem e os 15 vencedores receberão medalhas de ouro, computadores e impressoras. As escolas nas quais estudam os vencedores receberão um laboratório de informática (com dez computadores sem internet), além de livros para reforçar a biblioteca.

Como participar
Para participar da Olimpíada, o primeiro passo é a adesão da rede de ensino. No caso das escolas municipais, o prefeito e o secretário municipal de ensino devem assinar um termo de adesão. No caso das escolas estaduais, a inscrição fica a cargo do secretário estadual. O formulário ficará disponível nos sites do MEC, da Fundação Itaú Social, do Cenpec e do próprio programa. Além disso, ele pode ser retirado nas secretarias de educação.

Após a adesão dos municípios e estados, as escolas que tiverem pelo menos um professor interessado devem fazer o mesmo procedimento. Não há limites de professor por escola.
G1

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Padre Antônio Vieira: 400 anos


 

O dia 6 de fevereiro de 2008 teria sido motivo de gloriosas recordações tanto para a história cultural, como para o cristianismo no Brasil. Pois no dia 6 de fevereiro de 1608 nasceu em Lisboa o menino que entraria na história do Brasil e na literatura da língua portuguesa com o inesquecível nome de padre Antônio Vieira. Com certeza, a imponente figura de Antônio Vieira teria merecido lembranças mais vigorosas na passagem de seu quarto centenário de nascimento. A grande mídia, mal e mal, lhe dedicou 30 segundos de menção, os seus confrades jesuítas, em alguns recantos do País, o terão lembrado um pouco mais. Contudo, sem repercussão popular. De resto, nas instâncias católicas e cristãs em geral, a data passou em brancas nuvens. Parece que no Brasil gostamos de fazer mais o que Voltaire criticava em seu tempo, quando suplicava: “Não transformemos em heróis depois da morte os salafrários desta vida.” Nos livros escolares de história não se poupam louvores aos bandeirantes paulistas, que entravam nos sertões caçando índios, seqüestrando, estuprando, massacrando. Estes são considerados os heróis desbravadores de nossos sertões.

E por que a maioria da juventude de hoje, deste País, chega à universidade sem nunca ter ouvido falar de Antônio Vieira? Ele, além de ser colocado entre os grandes missionários, deveria estar entre os grandes sertanistas, pois se embrenhou pela Amazônia como poucos na época. Em Santarém existem lembranças da visita de Vieira, nos museus de Belém encontramos a presença de Vieira, as ruínas jesuíticas de Joannes na Ilha de Marajó recordam Vieira, em São Luís do Maranhão a presença polêmica de Vieira deixou sinais de muitas formas. No Maranhão Vieira lutou, e conseguiu do rei de Portugal, que a escravidão indígena fosse proibida no Brasil. Isto lhe custou a expulsão daquela província. E, posteriormente, em um de seus sermões, disse que Maranhão começa com o mesmo “m” de mentira. Pois por lá se mente com todas as formas do verbo “mentir”. Na igreja do Seminário de Olinda ainda se encontra um púlpito a partir do qual Vieira teria pronunciado alguns de seus célebres sermões, neste seminário ele também lecionou diversas disciplinas. Na Bahia, onde chegou acompanhando a família, com 6 anos de idade, estudou, entrou na Ordem dos Jesuítas, lecionou, fez o célebre sermão contra a invasão holandesa e faleceu aos 18 de julho de 1697. O Colégio dos jesuítas, em Salvador, onde faleceu, hoje leva seu nome: Colégio Antônio Vieira. Ainda em vida, por incentivo do rei de Portugal, Vieira começou a publicar seus sermões. Na apresentação da primeira parte destes sermões, publicada em 1679, Vieira explica aos leitores que a sua vida esteve “a serviço de Deus e da pátria”, e por diferentes terras e mares foi obrigado a falar em público de diversas maneiras.

Por que lembrar Vieira? Pelo que escreveu e fez, ele foi um homem de seu tempo. Intranqüilizou consciências injustas, desumanas e hipócritas. Por isto foi expulso por poderosos, levado aos tribunais da Inquisição. Aprendeu a língua geral tupi-guarani, e quando não lhe permitiram abrir a primeira universidade no Brasil, declarou que haveria de instalar uma verdadeira universidade debaixo do telhado de palha dos indígenas. Com certeza, nem o Brasil nem o cristianismo brasileiro seriam o que são, sem o padre Antônio Vieira.

» Inácio Strieder é teólogo e filósofo.

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VOLTA ÀS AULAS NO ESTADO DE SP :

RECUPERAÇÃO EM 42 DIAS

 

Cerca de 5,5 milhões de alunos retornam às aulas nesta segunda-feira (18) nas 5,5 mil escolas da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. A novidade este ano é que os cerca de 3,6 milhões de estudantes de quinta a oitava séries e do ensino médio terão um de recuperação de aprendizado inédito no Brasil durante 42 dias, com aulas de reforço de matemática e língua portuguesa.

Além disso, cerca de 100 mil revistas chegarão às mãos dos professores. Os docentes também receberão propostas curriculares, a serem colocadas em prática nas salas de aula.

Fizemos um estudo e vimos que é possível ter este período de reforço, sem prejuízo para os outros conteúdos, que serão oferecidos no restante do ano”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Segundo a dirigente regional de ensino de Ribeirão Preto, Gertrudes Aparecida Ferreira, esse reforço é essencial, já que são disciplinas consideradas básicas para aprendizado dos outros conteúdos. “Com leitura, boa comunicação e expressão o aluno terá facilidade em todas as outras áreas do conhecimento”, ressalta a dirigente.

Mesmo os professores de outras disciplinas, como geografia e história, foram capacitados e irão oferecer o ensino de matemática e língua portuguesa. “Em história, por exemplo, haverá interpretação de textos históricos e em geografia, tabelas e gráficos”, explica Maria Helena.

Segundo a dirigente regional, apesar do jornal ser direcionado apenas aos alunos a partir da quinta série, o reforço será aplicado também nas turmas de 1ª a 4ª séries. “A retomada do conteúdo do ano anterior sempre foi realizado, mas agora existe uma diretriz fundamentada e os professores passaram por capacitação”, diz.

De acordo com Gertrudes, isso deve refletir numa melhoria no nível do aprendizado no final do ano.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, Noeli Padilha Rivas, este tipo de programa atua apenas como um paliativo.

“Direcionar apenas 45 dias não resolve a problema de apropriação do conhecimento pelo aluno. Uma proposta precisa ser pensada envolvendo todas as áreas do conhecimento. São programas pontuais que não mudam a estrutura do ensino”, opina.

Segundo ela, deveria haver uma mudança do currículo e na carga horária dos professores para que eles pudessem ter disponibilidade de tempo na escola para desenvolver novos trabalhos. “São questões mais complexas, que exigem uma proposta contínua de desenvolvimento de currículo para sanar as deficiências dos estudantes”, declara Noeli.

Outro ponto contrário na sua opinião é o tratamento uniforme, sem considerar a realidade de cada escola. “Parte-se do pressuposto de que todos os alunos têm dificuldades em português e matemática”, conclui.

Terceira idade


Outra novidade para este ano serão as aulas sobre a importância da ‘Terceira Idade’, através de uma parceria entre as Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social. Temas como violência contra idosos, relações entre gerações e o Estatuto do Idoso serão abordados nas aulas para incentivar a conscientização sobre o envelhecimento, no espaço escolar e nos ambientes familiar e comunitário.

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Professor estadual recebe bônus de até R$ 5300

 

 

Pagamento acontecerá até março;
governo do Estado desembolsa R$ 230 milhões

 

A Secretaria de Estado da Educação definiu o pagamento do bônus para seus cerca de 300 mil funcionários. O valor para os professores da rede estadual chega a R$ 5300. No total, o bônus para professores é de R$ 6500, mas até R$ 1200 já foram antecipados nos últimos quatro meses.

O pagamento ocorrerá até março, nos próximos 15 dias. São R$ 230 milhões destinados pelo governo do Estado para este pagamento. Diretores e supervisores de ensino receberão até R$ 5800 (já descontados os R$ 1200 antecipados). Coordenadores pedagógicos, vice-diretores, professores coordenadores e assistentes de diretores receberão até R$ R$ 5.300 (já descontados os R$ 1200).

Os educadores estaduais recebem este bônus desde 2000. Utiliza critérios de assiduidade e a média de carga horária. Os educadores recebem pontos de acordo com os critérios.

Além do bônus para o Quadro do Magistério (professores, diretores, supervisores etc), a Secretaria irá pagar bônus para os Quadros de Apoio Escolar e Quadro da Secretaria. O valor é de 83% do salário mensal, mais 30% para quem não faltou. É preciso descontar os até R$ 500 antecipados.

Cerca de 245 mil funcionários da Secretaria receberão bônus (208 mil do Quadro do Magistério e 37 mil dos outros Quadros). O pagamento não atinge todos os funcionários. Os que não receberão o dinheiro deixaram de seguir os critérios.

Novo bônus

O pagamento a ser realizado até março ainda atende as regras estabelecidas atualmente. A Secretaria irá altera-las para o próximo bônus, com um critério de desempenho dos alunos. Este novo bônus está em fase final de elaboração de critérios.

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