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Aniversário:11 de julho

Cidade:Campinas-SP

Gosto:Boas amizades, Viver, Conquistar, Amar

Hobby:Compor

Filmes:Aprecio a todos os gêneros

Músicas:Dance, Românticas... Preferidas :Folhas de outono; As rosas não falam, Palavras lindas...

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Unicamp terá Ciências do Esporte em Limeira

Anúncio foi feito pelo diretor da Faculdade de Educação Física (FEF) da universidade, Paulo César Montagner

 

O campus que a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está construindo em Limeira, o segundo na cidade, já tem um curso definido: Ciências do Esporte. O anúncio foi feito pelo diretor da Faculdade de Educação Física (FEF) da universidade, Paulo César Montagner, durante o 2º Congresso de Ciência do Desporto, realizado em Limeira.

Segundo ele, a universidade tem uma lista de 18 cursos, dos quais escolherá 12, para implantar no novo campus. Mas o de Ciências do Esporte já está confirmado. Outro curso que tem grande chance de ser oferecido no novo campus da Unicamp, de acordo com o diretor, é o de Restauro e Conservação, por se tratar de uma iniciativa inédita no Brasil. "Quando profissionais dessa área são requisitados, as empresas vão buscá-los no exterior. Portanto, quando o Brasil tiver esse curso, a mão-de-obra terá emprego garantido", cita.

Montagner explicou que, além de Ciências do Esporte, os demais 11 cursos que a Unicamp implantará em Limeira serão escolhidos pelo Conselho Universitário. Não há uma data definida para isso.

O coordenador-geral da Unicamp, Fernando Ferreira Costa, que representou o reitor José Tadeu Jorge, disse que a construção do prédio está caminhando no prazo estabelecido inicialmente. "Já temos o recurso necessário, que veio do governo estadual, para finalizar a obra. Agora continuamos o diálogo com o Estado para conseguir a aprovação de uma verba extra para custear o salário dos professores e dos funcionários. Assim que tivermos isso garantido, o campus começa a funcionar", afirmou.

A previsão é de que o novo campus entre em funcionamento em 2009, após a realização do vestibular em 2008.

 

http://eptv.globo.com/busca/?q=EDUCA%C7%C3O


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O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

A conquista e manutenção de uma boa saúde para uma melhor qualidade de vida são objetivos principais de  todos em nossa sociedade, e a prática regular de atividades físicas e esportivas é fundamental neste processo. O acompanhamento e orientação de um profissional de Educação Física é reconhecidamente indispensável para a eficiência e segurança em todas atividades.

O aumento constante desta prática em academias, clubes, parques, condomínios e até em casa, demonstra o crescente mercado de atuação para o profissional. Destaca-se também uma demanda maior pela ginástica laboral, através da implantação de programas para a promoção e saúde do trabalhador em diversos setores de produção e industriais.

O curso
O curso de Educação Física deve oferecer uma formação diferenciada em duas habilitações específicas: a licenciatura de graduação plena, direcionada à formação de professores para a docência no ensino básico (infantil, fundamental e médio) e a graduação (bacharelado), voltada à formação do profissional de Educação Física para a atuação na área não escolar (atividades físicas, esportes, academias, treinamentos, recreação, etc...).

A formação em licenciatura se dá em três anos e a de bacharelado, em quatro anos, sendo oferecida uma formação básica e específica na área de estudo da Educação Física dentro de um núcleo comum entre as duas habilitações, propiciando que o licenciado dê seqüência à sua formação, obtendo a habilitação em bacharelado com mais um ano de estudo, com o complemento das disciplinas específicas para esta atuação. Desta forma, o aluno poderá obter em quatro anos o diploma em duas habilitações diferentes e específicas, aumentando as suas possibilidades de atuação e inserção no mercado de trabalho.

Seguindo os modelos norteadores da Educação Física contemporânea, o curso deve apresentar uma estrutura curricular inovadora e em conformidade com as recentes diretrizes curriculares do MEC, propiciando ainda ao profissional a continuidade de seus estudos em pós-graduação e pesquisa.

Os conteúdos preparam o futuro profissional para que domine um conjunto de conhecimentos sobre o movimento humano intencional nas dimensões biológica, pedagógica, comportamental e sócio-cultural. Também o prepara para que possua competências de natureza técnico-instrumental para intervir no âmbito das diferentes manifestações da cultura do movimento humano, visando à realização de objetivos educacionais, de saúde, de prática desportiva e de expressão corporal.

Atuação e carreira
A atuação do profissional de Educação Física é plena nos serviços à sociedade no âmbito das atividades físicas e desportivas, nas suas diversas manifestações e objetivos, atuando em academias, clubes esportivos e recreativos, escolas, faculdades, equipes esportivas, spas e centros de estética, hotéis e empresas (ginástica laboral).

Desde a regulamentação da profissão, pela Lei nº 9696/98, o profissional de Educação Física habilitado é o único apto a orientar, ministrar ou dinamizar atividades físicas e desportivas, no campo formal e não formal, conforme manifestadas nas ginásticas, esportes, treinos, jogos, danças, lutas, artes marciais, musculação, entre tantas outras. Notadamente, após resoluções ministeriais que regulamentaram a obrigatoriedade da Educação Física como componente curricular na Educação Básica em 2001, houve um aumento significativo de aulas de Educação Física no ensino formal. Destacando-se que no estado de São Paulo, a partir de 2003, foi regulamentada a volta das aulas de Educação Física para os alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), propiciando uma grande oferta de aulas, além é claro de restabelecer a disciplina no processo de formação do cidadão.

O piso salarial estabelecido pelo sindicato é de R$ 860,00 para 40 horas semanais. Porém, o mercado das academias oferece salários em torno de R$ 1.200,00 para uma carga horária integral. No âmbito educacional, o salário do professor com carga integral está em torno de R$ 1.500,00 nas escolas públicas e privadas.

Roberto Jorge Saad é diretor do curso de Educação Física da Unifran. Os e-mails para contato são: bsaad@uol.com.br ou
edfisica@unifran.br

http://eptv.globo.com/busca/?q=EDUCA%C7%C3O

 


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MEC cria 20 mil bolsas de estudos para professores

 
O ministro da educação, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira (11) um programa que vai distribuir 20 mil bolsas de estudos para professores do ensino básico em todo o país.

Criado para suprir a carência de professores da educação básica, o Pibid (Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência) prevê a distribuição de R$ 350 mensais para cada universitário que ingressar em cursos de licenciatura e que tiver projeto selecionado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

As bolsas serão distribuídas a partir de março de 2008. Segundo o ministro, o MEC investirá R$ 75 milhões durante o ano para combater a evasão de profissionais do magistério.

Segundo informações da assessoria de imprensa do MEC, as informações referentes à inscrição e aos procedimentos para pedido da bolsa deverão ser anunciados às 10h desta quarta-feira (12), durante o lançamento oficial do programa, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Haddad disse ainda que três novas medidas devem impulsionar o magistério, tanto em número de professores quanto em qualidade da capacitação.

A UAB (Universidade Aberta do Brasil), que oferece vagas em cursos superiores a distância de universidades federais, é uma delas medidas. Ao todo, 290 pólos da UAB foram inaugurados em 2007.

O Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) também foi apontado pelo ministro como medida para equacionar o déficit de professores.

Das 45 instituições que aderiram ao programa, 33 já tiveram seus planos validados pelo MEC. Segundo Haddad, cerca de 14 mil vagas serão criadas em cursos de licenciatura, no próximo ano, em todo o país.

MEC

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Aluno ameaça professor em redação do SARESP

 

 

 

 

 

 

A redação era para descrever um acampamento, mas acabou virando um caso de polícia na Escola Estadual Professor Natalino Fidêncio, em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Um aluno da 8ª série, de 17 anos, escreveu em sua redação uma ameaça velada ao diretor da escola, por tê-lo expulsado da sala de aula alguns dias antes e chamado um policial.

A redação foi feita no dia 28 de novembro, para o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Segundo funcionários do colégio, o autor do texto e outro colega foram expulsos da sala dias antes. Os dois, contam os servidores, estavam atrapalhando a aula, e não obedeceram à ordem do professor para saírem da classe. O diretor Everaldo Francisco da Silva, então, interveio e pediu ajuda a um policial que fazia a ronda na região. Os dois alunos se retiraram da sala.

A resposta de um dos estudantes veio na forma de um texto de 13 linhas, intitulado "MEU título sobre um diretor malcaráter" (sic). Na redação, entre outras coisas, o aluno dá a sua versão para o episódio de sua saída da aula.

- Ele (o diretor da escola), para se achar o ´playboyzão´, chamou a polícia para a sala inteira (...), mas (o policial) só levou dois, porque ele (diretor) acha que os dois são o mau exemplo da sala".

Mais adiante no texto, Everaldo é acusado de querer prejudicar os estudantes.

- "Motivo de tudo isso: raiva e preconceito com os alunos".

O texto termina com uma ameaça ao diretor:

"Ele se garante com policial, mas policial não é sempre que está por perto."

Procurado, o diretor da EE Professor Natalino Fidêncio não quis comentar o caso. A secretaria estadual de Educação confirma o episódio e diz que o aluno não será afastado, pois os funcionários da escola conversaram com os responsáveis pelo garoto sobre o problema. As aulas na escola vão até o dia 14 deste mês. A secretaria informou também que Everaldo deverá registrar um boletim de ocorrência na polícia para preservar sua integridade física.

 EPTV

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