BRASIL , Sudeste , Homem , de 26 a 35 anos , Portuguese , English , Música , Esportes , Amor
Outro -
Magia Gifs - O melhor site de GIFs!

Meu Humor



PERFIL
Nome:Nilceu Francisco

Aniversário:11 de julho

Cidade:Campinas-SP

Gosto:Boas amizades, Viver, Conquistar, Amar

Hobby:Compor

Filmes:Aprecio a todos os gêneros

Músicas:Dance, Românticas... Preferidas :Folhas de outono; As rosas não falam, Palavras lindas...

GREVE DOS PROFESSORES EM SP

SOM
Tema do filme " Ao mestre com carinho"


ALUNOS, EX-ALUNOS DE DIVERSAS ESCOLAS ONDE TRABALHO OU TRABALHEI.

MEUS OUTROS BLOGS

PAPAIS


FOLCLORE


OLIMPÍADAS BRASIL LÁ


CÂMERA OCULTA


O UÓ DO BOROGODÓ


MAMÃES


PAIXÃO POR CRISTO


BIG & BLOG


TÔ COM A MACACA


ENVIE CARINHOS


LOVE STORIESS


BLOG NILCEU


GARGALHADAS


RECANTO SANTISTA


BLOG POLÍTICA


PROSAMOROSA


BLOG ADULTO


FOTOLOG DA FAMA


FOTOBLOG SENSUAL


NATAL DOS SONHOS-Pesquisa


BLOG NEWCEU- Pesquisa


BLOG PAN-PAN - Pesquisa


BLOG FOLCLORE - Pesquisa


CAUSOS & FOLIAS - Pesquisa


BYE, BYE, tristeza - Pesquisa


ESPORTES & SPORTS - Pesquisa


HOME

LINKS

Aulas
ANPED
APEOESP
APRENDIZ UOL
Banco Brasil
BANCO ITAÚ
BANESPA
BLOGGER
BOL
BRADESCO
CAIXA FEDERAL
CENP - EDUNET
Como estudar
CONCURSOS
CPP
CURIOSIDADES
D.E. Leste
D.E. Oeste
Downloads Livros
ENEM
FATOS
Folclore
G1 Notícias
Gifs Best
GLOBO
Imprensa Oficial
Lição Casa
Ling Estrangeira
Literat e Gramát
Livros-Downloads
Ministério Fazenda
MEC
Nossa Caixa
PEGADINHAS
Portal MEC
Prefeitura Cps
PUCCAMP
Revista Profs
Secretaria Educação
TERRA
UNICAMP
UOL
USP
YAHOO
Manual Profs
Sonhos
Extra/Globo
EducarCrescer
EAD


Votação

Dê uma nota para meu blog OBRAS DE ARTE ALEIJADINHO, ANITA MALFATI, PORTINARI, MICHELANGÊLO, TARSILA DO AMARAL


INDIQUE

Indique esse Blog PESQUISE ARQUIVOS

25/08/2013 a 31/08/2013

11/08/2013 a 17/08/2013

21/07/2013 a 27/07/2013

23/06/2013 a 29/06/2013

21/04/2013 a 27/04/2013

14/04/2013 a 20/04/2013

07/04/2013 a 13/04/2013

11/11/2012 a 17/11/2012

04/11/2012 a 10/11/2012

14/10/2012 a 20/10/2012

01/07/2012 a 07/07/2012

29/04/2012 a 05/05/2012

22/04/2012 a 28/04/2012

26/02/2012 a 03/03/2012

29/01/2012 a 04/02/2012

08/01/2012 a 14/01/2012

01/01/2012 a 07/01/2012

18/12/2011 a 24/12/2011

27/11/2011 a 03/12/2011

20/11/2011 a 26/11/2011

13/11/2011 a 19/11/2011

23/10/2011 a 29/10/2011

09/10/2011 a 15/10/2011

18/09/2011 a 24/09/2011

11/09/2011 a 17/09/2011

04/09/2011 a 10/09/2011

14/08/2011 a 20/08/2011

07/08/2011 a 13/08/2011

10/07/2011 a 16/07/2011

26/06/2011 a 02/07/2011

05/06/2011 a 11/06/2011

29/05/2011 a 04/06/2011

08/05/2011 a 14/05/2011

24/04/2011 a 30/04/2011

10/04/2011 a 16/04/2011

13/03/2011 a 19/03/2011

27/02/2011 a 05/03/2011

20/02/2011 a 26/02/2011

06/02/2011 a 12/02/2011

16/01/2011 a 22/01/2011

26/12/2010 a 01/01/2011

19/12/2010 a 25/12/2010

05/12/2010 a 11/12/2010

07/11/2010 a 13/11/2010

17/10/2010 a 23/10/2010

10/10/2010 a 16/10/2010

03/10/2010 a 09/10/2010

12/09/2010 a 18/09/2010

05/09/2010 a 11/09/2010

29/08/2010 a 04/09/2010

22/08/2010 a 28/08/2010

15/08/2010 a 21/08/2010

08/08/2010 a 14/08/2010

04/07/2010 a 10/07/2010

20/06/2010 a 26/06/2010

13/06/2010 a 19/06/2010

23/05/2010 a 29/05/2010

16/05/2010 a 22/05/2010

02/05/2010 a 08/05/2010

25/04/2010 a 01/05/2010

11/04/2010 a 17/04/2010

04/04/2010 a 10/04/2010

28/03/2010 a 03/04/2010

21/03/2010 a 27/03/2010

14/03/2010 a 20/03/2010

07/03/2010 a 13/03/2010

28/02/2010 a 06/03/2010

21/02/2010 a 27/02/2010

07/02/2010 a 13/02/2010

31/01/2010 a 06/02/2010

24/01/2010 a 30/01/2010

17/01/2010 a 23/01/2010

10/01/2010 a 16/01/2010

27/12/2009 a 02/01/2010

20/12/2009 a 26/12/2009

13/12/2009 a 19/12/2009

29/11/2009 a 05/12/2009

22/11/2009 a 28/11/2009

15/11/2009 a 21/11/2009

08/11/2009 a 14/11/2009

01/11/2009 a 07/11/2009

25/10/2009 a 31/10/2009

18/10/2009 a 24/10/2009

11/10/2009 a 17/10/2009

04/10/2009 a 10/10/2009

27/09/2009 a 03/10/2009

20/09/2009 a 26/09/2009

13/09/2009 a 19/09/2009

06/09/2009 a 12/09/2009

23/08/2009 a 29/08/2009

09/08/2009 a 15/08/2009

02/08/2009 a 08/08/2009

26/07/2009 a 01/08/2009

19/07/2009 a 25/07/2009

12/07/2009 a 18/07/2009

05/07/2009 a 11/07/2009

28/06/2009 a 04/07/2009

21/06/2009 a 27/06/2009

14/06/2009 a 20/06/2009

07/06/2009 a 13/06/2009

31/05/2009 a 06/06/2009

24/05/2009 a 30/05/2009

17/05/2009 a 23/05/2009

10/05/2009 a 16/05/2009

03/05/2009 a 09/05/2009

26/04/2009 a 02/05/2009

19/04/2009 a 25/04/2009

12/04/2009 a 18/04/2009

05/04/2009 a 11/04/2009

29/03/2009 a 04/04/2009

22/03/2009 a 28/03/2009

15/03/2009 a 21/03/2009

08/03/2009 a 14/03/2009

01/03/2009 a 07/03/2009

22/02/2009 a 28/02/2009

08/02/2009 a 14/02/2009

01/02/2009 a 07/02/2009

25/01/2009 a 31/01/2009

18/01/2009 a 24/01/2009

11/01/2009 a 17/01/2009

04/01/2009 a 10/01/2009

28/12/2008 a 03/01/2009

21/12/2008 a 27/12/2008

14/12/2008 a 20/12/2008

07/12/2008 a 13/12/2008

30/11/2008 a 06/12/2008

23/11/2008 a 29/11/2008

16/11/2008 a 22/11/2008

09/11/2008 a 15/11/2008

02/11/2008 a 08/11/2008

26/10/2008 a 01/11/2008

19/10/2008 a 25/10/2008

12/10/2008 a 18/10/2008

05/10/2008 a 11/10/2008

28/09/2008 a 04/10/2008

14/09/2008 a 20/09/2008

07/09/2008 a 13/09/2008

31/08/2008 a 06/09/2008

24/08/2008 a 30/08/2008

17/08/2008 a 23/08/2008

10/08/2008 a 16/08/2008

03/08/2008 a 09/08/2008

27/07/2008 a 02/08/2008

20/07/2008 a 26/07/2008

13/07/2008 a 19/07/2008

06/07/2008 a 12/07/2008

29/06/2008 a 05/07/2008

22/06/2008 a 28/06/2008

15/06/2008 a 21/06/2008

08/06/2008 a 14/06/2008

01/06/2008 a 07/06/2008

25/05/2008 a 31/05/2008

18/05/2008 a 24/05/2008

11/05/2008 a 17/05/2008

04/05/2008 a 10/05/2008

27/04/2008 a 03/05/2008

20/04/2008 a 26/04/2008

13/04/2008 a 19/04/2008

06/04/2008 a 12/04/2008

30/03/2008 a 05/04/2008

23/03/2008 a 29/03/2008

16/03/2008 a 22/03/2008

09/03/2008 a 15/03/2008

02/03/2008 a 08/03/2008

24/02/2008 a 01/03/2008

17/02/2008 a 23/02/2008

10/02/2008 a 16/02/2008

03/02/2008 a 09/02/2008

27/01/2008 a 02/02/2008

20/01/2008 a 26/01/2008

13/01/2008 a 19/01/2008

06/01/2008 a 12/01/2008

30/12/2007 a 05/01/2008

23/12/2007 a 29/12/2007

16/12/2007 a 22/12/2007

09/12/2007 a 15/12/2007

02/12/2007 a 08/12/2007

25/11/2007 a 01/12/2007

18/11/2007 a 24/11/2007

11/11/2007 a 17/11/2007

04/11/2007 a 10/11/2007

28/10/2007 a 03/11/2007

21/10/2007 a 27/10/2007

14/10/2007 a 20/10/2007

07/10/2007 a 13/10/2007

30/09/2007 a 06/10/2007

23/09/2007 a 29/09/2007

16/09/2007 a 22/09/2007

09/09/2007 a 15/09/2007

02/09/2007 a 08/09/2007

26/08/2007 a 01/09/2007

19/08/2007 a 25/08/2007

12/08/2007 a 18/08/2007

05/08/2007 a 11/08/2007

29/07/2007 a 04/08/2007

22/07/2007 a 28/07/2007

15/07/2007 a 21/07/2007

08/07/2007 a 14/07/2007

01/07/2007 a 07/07/2007

24/06/2007 a 30/06/2007

17/06/2007 a 23/06/2007

10/06/2007 a 16/06/2007

03/06/2007 a 09/06/2007

27/05/2007 a 02/06/2007

20/05/2007 a 26/05/2007

13/05/2007 a 19/05/2007

06/05/2007 a 12/05/2007

29/04/2007 a 05/05/2007

22/04/2007 a 28/04/2007

15/04/2007 a 21/04/2007

08/04/2007 a 14/04/2007

01/04/2007 a 07/04/2007

25/03/2007 a 31/03/2007

18/03/2007 a 24/03/2007

11/03/2007 a 17/03/2007

04/03/2007 a 10/03/2007

25/02/2007 a 03/03/2007

18/02/2007 a 24/02/2007

11/02/2007 a 17/02/2007

04/02/2007 a 10/02/2007

28/01/2007 a 03/02/2007

21/01/2007 a 27/01/2007

07/01/2007 a 13/01/2007

31/12/2006 a 06/01/2007

24/12/2006 a 30/12/2006

17/12/2006 a 23/12/2006

10/12/2006 a 16/12/2006

03/12/2006 a 09/12/2006

26/11/2006 a 02/12/2006

19/11/2006 a 25/11/2006

12/11/2006 a 18/11/2006

05/11/2006 a 11/11/2006

29/10/2006 a 04/11/2006

22/10/2006 a 28/10/2006

15/10/2006 a 21/10/2006

08/10/2006 a 14/10/2006

01/10/2006 a 07/10/2006

24/09/2006 a 30/09/2006

10/09/2006 a 16/09/2006

03/09/2006 a 09/09/2006

27/08/2006 a 02/09/2006

20/08/2006 a 26/08/2006

13/08/2006 a 19/08/2006

06/08/2006 a 12/08/2006

30/07/2006 a 05/08/2006

16/07/2006 a 22/07/2006

09/07/2006 a 15/07/2006

02/07/2006 a 08/07/2006

25/06/2006 a 01/07/2006

18/06/2006 a 24/06/2006

04/06/2006 a 10/06/2006

28/05/2006 a 03/06/2006

21/05/2006 a 27/05/2006

14/05/2006 a 20/05/2006

30/04/2006 a 06/05/2006

23/04/2006 a 29/04/2006

16/04/2006 a 22/04/2006

02/04/2006 a 08/04/2006

19/03/2006 a 25/03/2006

12/03/2006 a 18/03/2006

05/03/2006 a 11/03/2006

19/02/2006 a 25/02/2006

12/02/2006 a 18/02/2006

05/02/2006 a 11/02/2006

29/01/2006 a 04/02/2006

22/01/2006 a 28/01/2006

15/01/2006 a 21/01/2006

08/01/2006 a 14/01/2006

01/01/2006 a 07/01/2006

25/12/2005 a 31/12/2005

18/12/2005 a 24/12/2005

11/12/2005 a 17/12/2005

04/12/2005 a 10/12/2005

27/11/2005 a 03/12/2005

20/11/2005 a 26/11/2005

13/11/2005 a 19/11/2005

06/11/2005 a 12/11/2005

30/10/2005 a 05/11/2005

23/10/2005 a 29/10/2005

16/10/2005 a 22/10/2005

09/10/2005 a 15/10/2005

02/10/2005 a 08/10/2005

25/09/2005 a 01/10/2005

18/09/2005 a 24/09/2005

11/09/2005 a 17/09/2005

04/09/2005 a 10/09/2005

28/08/2005 a 03/09/2005

21/08/2005 a 27/08/2005

14/08/2005 a 20/08/2005

07/08/2005 a 13/08/2005


Créditos




Candidatos ao Enade 2007 já podem consultar locais de prova

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem




Falta de dinheiro leva brasileiro a procurar destinos que permitem trabalho

 

A combinação de trabalho e estudo pode ser a saída para quem planeja estudar no exterior e não tem dinheiro suficiente para pagar todas as despesas.

Alguns países permitem que estrangeiros com visto de estudante trabalhem enquanto estudam. É o caso da Australia, Inglaterra e da Irlanda.

Essas nações lideram o ranking das mais procuradas pelos brasileiros que precisam ganhar dinheiro enquanto estudam, segundo informações da associação brasileira de agências de intercâmbio, Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association).

Segundo o diretor financeiro da Belta, César Bastos, os rendimentos dos universitários que ingressam no mercado internacional variam entre US$ 7 e US$ 15 por hora, dependendo do emprego e do país de destino. "Não dá para ficar rico com a experiência, mas a remuneração é suficiente para se manter, sem grandes luxos, durante o intercâmbio".

Para Bastos, o objetivo viagem deve ser a obtenção de bagagem educacional e cultural. "A atividade remunerada não pode, de jeito nenhum, atrapalhar os estudos", disse Bastos.

O compromisso de encontrar um emprego no país estrangeiro é do estudante. Algumas instituições de ensino e agências oferecem suporte, indicando entrevistas, mas, mesmo assim, não isentam o aluno da responsabilidade. Por isso, para ingressar em território australiano, inglês ou irlandês é preciso comprovar condições financeiras, até como garantia para seguir os estudos e lidar com os imprevistos.

Entre as opções de emprego, há os estágios em diferentes áreas de conhecimento, como administração de empresas, economia, marketing, webdesign, biologia e engenharias. Também há o que no Brasil é considerado subemprego, como vagas de garçom, camareiro, cozinheiro, atendente de lojas, caixa de lanchonetes, recepcionista e outras funções do setor de serviços.

"A experiência seria muito mais enriquecedora com uma vaga na área de conhecimento do estudante, mas nem sempre é possível", disse Luiza Vianna, gerente de produto da CI (Central de Intercâmbio) -uma das maiores agências do país. "Quanto maior o nível de conhecimento do idioma, melhores serão as oportunidades".

"Big Brother" oficial


Mesmo sendo mais flexíveis do que outros países de língua inglesa, Austrália, Inglaterra e Irlanda têm rígidas regras de imigração.

O governo australiano permite que estrangeiros matriculados em cursos de no mínimo 14 semanas trabalhem durante meio período.

Na Inglaterra, estudantes inscritos em programas de 24 semanas também recebem permissão para trabalhar meio expediente, durante o período letivo, e em expediente integral, durante as férias escolares.

Para exercer qualquer atividade remunerada na Irlanda é preciso estar matriculado em programas com duração mínima de 25 semanas.

A matrícula não é a única garantia para conseguir a liberação de trabalho. A fiscalização em relação à freqüência na escola costuma ser intensa. Os estudantes precisam ter 80% de participação nas aulas para manter o visto e permanecer no país.

"As leis estrangeiras costumam ser sérias e criteriosas. Não há jeintinho brasileiro que faça isso mudar", disse Vianna. Quem descumpre as regras está sujeito às punições previstas na lei de imigração, incluindo deportação para o país de origem.

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem




HALLOWEEN -  DIA DAS BRUXAS : SAIBA MAIS !

 

"O Halloween foi criado pelo povo celta, que viveu nas Ilhas Britânicas cinco séculos antes de Cristo. Eles inventaram a festa para marcar o fim oficial do verão, o início do ano novo, o término da última colheita, a renovação das leis, retorno dos rebanhos e armazenamento das provisões para o inverno.

A festa tinha vários nomes como Samhain, Samhein, La Samon e Festa do Sol. Mas o que prevaleceu foi Halloween, adaptada de "All Hallows Eve", que significa véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado em 1o de novembro.

Para o povo druída, Samhain marcava o fim do verão com direito a um festival em sua homenagem, conhecido como Festival Druida de Samhain, comemorado em 31 de outubro.

Segundo a lenda, as almas dos que morreram ao longo do ano voltavam para tomar os corpos dos vivos no ano que se iniciaria. Um dos rituais mais marcantes da festa eram as fogueiras acesas nas casas durante as comemorações. Os vivos que não queriam ser possuídos apagavam o fogo para que o local parecesse ser frio e indesejado, além de se vestirem com fantasias de criaturas assustadoras e desfilarem na vizinhança para afugentar os espíritos que vagavam."

O Halloween é comemorado na noite de 31 de outubro. No aspecto religioso, esta ocasião é conhecida como a vigília da Festa de Todos os Santos, dia 01 de novembro. Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween exibem traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra a Pamona (deusa das frutas), e também do Festival Druida de Samhain (Senhor da Morte e Príncipe das Trevas) que, de acordo com a crença, reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para leva-los ao céu dos druidas neste exato dia. Para os druidas, Samhain era o fim do verão e o festival dos mortos. 31 de outubro marca também o término do ano céltico.

Período Pré-Cristão

Acreditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus parentes à procura de calor e provisões, pois o inverno aproximava-se e, junto a ele, o reinado do Príncipe das Trevas. Os Druidas invocavam forçaas sobrenaturais para acalmar os espíritos maus. Estes raptavam crianças, destruíam plantações e matavam os animais das fazendas. Acendiam-se fogueiras nos topos das colinas nas noites de Samhain. As fogueiras talvez fossem acesas para guiar os espíritos as casas dos seus parentes ou para matarem ou espantarem as bruxas. A inclusão de feiticeiras, fadas e duendes nestes rituais, originou-se da crença pagã de que, na véspera do Dia de Todos os Santos havia uma grande quantidade de espíritos de mortos que levavam avante uma oposição aos ritos da igreja de Roma, e que vinham ridicularizar a celebração de Todos os Santos com festas e folias próprias deles mesmos. Supunha-se que fantasmas " frustrados" pregavam peças nos humanos e causavam acontecimentos sobrenaturais.

Por que utilizamos os símbolos abaixo para o Halloween?

Em mais de dois mil anos de existência a festa de Halloween se tornou tradicional em muitos lugares do mundo. Veja aqui os maiores símbolos e as tradições que foram sendo incorporadas ao longo do tempo:

Caldeirão - Além de serem usados para preparar alimentos, as bruxas o utilizam para preparar suas poções, fazer feitiços e aquecer suas casas. Em quase todos os episódios de Madame Min e Maga Patalógica um caldeirão estava pronto para preparar um feitço e roubas a moedinha Número 1 do Tio Patinhas.

Vassoura - A grande sensação em matéria de vassouras mágicas é a Nimbus. No filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry ganha uma Nimbus 2000 para participar de um jogo de bruxos. Além de serem úteis para as bruxas voarem, servem para varrer as maldades.

Abóbora - A lenda nasceu no folclore irlândes quando um homem foi obrigado a andar sozinho e nunca deixar sua vela se apagar. Esperto, colocou a velinha dentro de um nabo. Nos EUA, sem os nabos, as pessoas usaram as abóboras, que se tornou um símbolo mundialmente famoso. Jack-o-lantern é o nome em inglês da abóbora iluminada.

Gato Preto e Morcego - Uma bruxa que seja das boas tem de ter um gato preto, um corvo ou uma coruja. Existem lendas que dizem que os gatos que estavam sempre ao lado das bruxas eram bruxas disfarçadas. Os morcegos também estão sempre por perto. Eles servem para saber se as pessoas são boas ou más.

Doces - As crianças vão de casa em casa tocam a campainha e perguntam se as pessoas têm doces para encher seus saquinhos. Assim que a pessoa aparecer na porta, a meninada pergunta: "Doce ou travessura?". Sem doces, a gritaria e bagunça são certas.

Velas - Em todos os filmes, histórias e quadrinhos sobre bruxos sempre tem muitas velas espalhadas ou guiando os caminhos escuros. As cores preferidas são as roxas e pretas.

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem




Professor em SP se aposenta antes do que em país desenvolvido

 

 

Os professores da rede estadual de São Paulo se aposentam mais cedo do que os docentes de países desenvolvidos, de acordo com pesquisa apresentada ontem em um seminário na faculdade Ibmec São Paulo.

Segundo o levantamento do professores da FGV-RJ Samuel Pessôa e Fernando de Holanda Barbosa Filho, os docentes do sistema paulista se aposentam, em média, aos 52 anos.

O número é inferior ao dos 11 países da OCDE (entidade que reúne os países desenvolvidos) que possuem dados disponíveis. Noruega, França, Itália e Holanda têm as médias de idade mais altas (passam dos 60).

A análise da folha de pagamento da rede estadual paulista deste ano foi feita a pedido do Ibmec, Instituto Futuro Brasil, Fundação Lemann e Gerdau para o seminário "Gastos com Educação - Um Reflexo da Gestão e da Legislação".

"O Estado precisa repor os professores precocemente e ainda pagar as aposentadorias. Não há sistema que consiga ser solvente com esses parâmetros", afirmou Pessôa.

O estudo mostra que a Secretaria da Educação gasta, mensalmente, R$ 354,7 milhões com os professores ativos e R$ 190,9 milhões com os inativos.

A despesa com os aposentados foi um dos argumentos usados pelo governador José Serra (PSDB) para explicar o porquê de o Estado possuir apenas o 10º melhor salário inicial do país para docentes, conforme a Folha revelou neste mês.

Experiência

"52 anos é cedo para se aposentar. É uma idade que o professor tem muito a contribuir para as escolas", disse Célio da Cunha, assessor especial da Unesco no Brasil.

"Mas esse não é um problema só dos professores. Em geral, aposenta-se cedo no Brasil", completou Cunha.

Segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apresentados em julho, os brasileiros se aposentam, em média, aos 55 anos, número superior ao dos docentes.

"As condições dos professores são tão precárias que, assim que podem, se aposentam", disse o professor da Faculdade de Educação da USP José Augusto Dias. "Deveria haver estímulos para que eles permanecessem trabalhando, para não perdermos essa experiência."

O presidente da Apeoesp (sindicato dos professores da rede estadual), Carlos Ramiro de Castro, também cita as condições de trabalho como explicação. "Com classe superlotada, jornada tripla, o professor chega aos 50 anos muito desgastado", disse Castro. "Nos outros países comparados, as condições são melhores."

O sindicalista concorda, porém, que a média de idade para aposentadoria na rede é baixa. "O governo deveria criar políticas para incentivar que esses professores permanecessem na rede, talvez diminuindo a carga horária na sala de aula e transferindo-a para funções de coordenação ou orientação."

A secretaria da Educação afirmou que os docentes, a qualquer momento da carreira, podem entrar na seleção para professores-coordenadores.

A pasta disse ainda que não há projeto para tentar estender a permanência do professor na rede --os qüinqüênios (reajuste a cada cinco anos), afirma, já são um atrativo para o professor continuar na ativa.

Outra conclusão do estudo é que os professores aposentados ganham, em média, mais do que os da ativa: R$ 1.541 ante R$ 1.461. Segundo a secretaria, a explicação para esse fato é que os aposentados acumulam mais benefícios (como os qüinqüênios) do que os iniciantes.

Folha de SP

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem




Curso de enfermagem é o mais concorrido no vestibulinho das Etecs

 

O curso técnico de enfermagem é o mais concorrido no vestibulinho de 2008, organizado pelas Etecs (Escolas Técnicas de São Paulo). Oferecido na Etec Carlos de Campos, na capital paulista, o curso terá disputa de 26,3 por vaga no processo seletivo de 2008.

Logística, administrado pela Etec Dona Escolástica Rosa, em Cubatão, vem em seguida na lista dos mais procurados, com 20,8 candidatos para cada vaga. Na seqüência, o curso de segurança do trabalho, da Etec Dona Escolástica Rosa, em Santos, tem relação candidato/vaga de 20,3. Nutrição e dietética, na Etec Rubens de Faria e Souza, em Sorocaba, foi o menos procurado, com a concorrência de 14,4.

Ao todo, 210.239 candidatos se inscreveram para o início do ano letivo de 2008. O vestibulinho foi mais procurado do que o concurso da Fuvest, que seleciona candidatos para a USP (Universidade de São Paulo). A Fuvest realiza um dos principais vestibulares do país. Neste ano,
são 141.610 vestibulandos na disputa para 2008.

No último vestibulinho realizado, relativo ao segundo semestre de 2007, as Etecs receberam 115.088 inscrições -- um crescimento de 82,7% de candidatos para este ano.

Para concorrer a uma das vagas para o ensino médio, o candidato deve ter concluído o fundamental. Os que pretendem fazer o técnico precisam estar matriculados no 2º ano do ensino médio ou já ter concluído o ciclo.

Nesta edição do vestibulinho, as Etecs oferecem 51.305 vagas. Destas, 14.968 são para o ensino médio - houve um aumento de 88% do número de vagas em relação ao 1º semestre de 2007. O ensino médio, antes implantado em 93 unidades, passa a ser oferecido em 126 Etecs.

As vagas do ensino técnico aumentaram em 7,3 mil em relação ao mesmo período do ano passado. São oferecidas agora 36.337 vagas.

As Etecs têm 73 cursos técnicos, além do curso somente em nível médio -- todos são gratuitos e estão dividos entre as 138 unidades, localizadas na capital e no interior de São Paulo. Entre os técnicos estão os de design de interiores, enfermagem, web design, farmácia, secretariado e telecomunicações.

Acréscimo de notas

Estudantes que tenham cursado de 5ª a 8ª série em escolas publicas podem ter a nota final do vestibulinho acrescida em 10%. Candidatos que se autodeclararem negros também podem ter pontuação acrescida em 3%. Os que atenderem aos dois requisitos conquistam um aumento de 13% da nota final.

Para concorrer ao acréscimo, é preciso apresentar original e cópia dos seguintes documentos no momento da inscrição:

  • histórico escolar, uma cópia simples e/ou
  • declaração escolar, em papel timbrado da unidade de ensino em que estudou, de 5ª a 8ª série, declarando os anos cursados, o(s) nome(s) da(s) escola(s) pública(s) e cidade(s)

    Candidatos menores de 16 anos devem pedir a um representante legal para assinar os itens "autodeclaração" e "escolaridade pública" para efetivar a inscrição.

    Avaliação

    A divulgação dos locais de exame será feita nas escolas e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, a partir do dia 8 de novembro. A prova está marcada para o dia 11, das 13h30 às 17h30 -- o gabarito sai às 18h do mesmo dia. Um modelo de como ela será aplicada está disponível no manual do candidato.

    As avaliações de aptidão para o curso técnico em dança serão realizadas somente pelos 60 primeiros classificados na prova do dia 11. A data ainda será definida pela escola técnica que o ministra.

    O resultado sairá nos dias 10 e 11 de janeiro de 2008.

    Novas unidades

    No dia 12 de setembro deste ano, o governo anunciou a criação de mais uma Etec: em Heliópolis, na zona sul de São Paulo. A escola vai oferecer ensino médio durante as manhãs e cinco cursos técnicos nos períodos da tarde e da noite: administração, design de interiores, edificações, informática, nutrição e dietética. A estimativa para o término das obras é final de 2008.

    Em agosto, o governo de São Paulo aprovou a criação da escola Escola Técnica Estadual de Itaquera. As aulas terão início no ano de 2008.


    Os dez cursos mais concorridos no vestibulinho de 2008

    Curso Técnico Escola Cidade Concorrência
    Enfermagem (manhã) Etec Carlos de Campos São Paulo 26,3
    Logística (noite) Etec Dª Escolástica Rosa Cubatão 20,8
    Segurança do Trabalho (noite) Etec Dona Escolástica Rosa Santos 20,3
    Administração (noite) Etec Dona Escolástica Rosa Santos 20,1
    Meio Ambiente (noite) Etec Dª Escolástica Rosa Cubatão 17,3
    Design Gráfico (tarde) Etec Carlos de Campos São Paulo 16,1
    Design Gráfico (noite) Etec Carlos de Campos São Paulo 15,9
    Administração (tarde) Etec Fernando Prestes Sorocaba 15,7
    Enfermagem (tarde) Etec Parque da Juventude São Paulo 15,3
    Nutrição e Dietética (noite) Etec Rubens de Faria e Souza Sorocaba 14,4
  • Editado por NilceuProf

    Haloscan

    Zip Net


    Enviar esta mensagem




    AULA TEATRAL : BOM OU RUIM?

     

    Regra em quase todos os cursos preparatórios para o vestibular, as aulas mais descontraídas e até mesmo "teatrais" não são mais uma unanimidade entre os vestibulandos. É o que dizem os alunos de cursinhos de São Paulo e Porto Alegre. Enquanto uns gostam da abordagem mais leve de temas complicados, outros acreditam que as brincadeiras de alguns professores é um elemento que causa dispersão.

    É o que defende a paulistana Caroline Leal, 17 anos, aluna do cursinho Anglo, em São Paulo. A estudante, que tenta no fim do ano uma vaga na faculdade de Psicologia, acredita que compreende melhor as aulas de professores mais sérios. "Eu entendo que as brincadeiras funcionam como uma forma de prender alguns alunos, mas às vezes eu me distraio com elas."

    Já a amiga de Caroline, Priscilla Murad, 18 anos, discorda, e defende a descontração em sala. "Ano de vestibular já é tão estressante que essas brincadeiras acabam aliviando um pouco a pressão." A jovem disputará, no fim do ano, uma vaga no concorrido curso de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP).

    O também paulistano Rogério Della Manna, que estuda no Objetivo, não vê muitos problemas nas brincadeiras dos professores. O aluno de 17 anos quer uma vaga no curso de Ciências da Computação e avalia que o excesso de alunos por sala prejudica o aprendizado. "É muita gente para um professor só administrar. Quem não tem o mesmo ritmo da maioria fica para trás."

    Mas ele elogia o preparo acadêmico dos professores e o material didático. "As apostilas de cursinho são completas e bem preparadas. É exatamente o que um vestibulando quer: algo que realmente ajude a passar no vestibular."

    A opinião de Giovana Rezende, 18 anos, é parecida. Também aluna do Anglo, e candidata ao curso de Direito, gosta do apoio que o cursinho dá. "Se ficou alguma dúvida na aula, é só procurar os professores do plantão. É bom sentir isso, parece que o cursinho inteiro está trabalhando para que você consiga entrar na faculdade que deseja."

    Para ela, o número de alunos em sala não atrapalha, mas considera que um dos vilões é o telefone celular. "A maioria desliga, mas tem sempre um sem noção que esquece. Quando toca, o professor dá bronca, mas aí a concentração da turma já foi embora."

    Os vestibulandos de Porto Alegre têm opiniões semelhantes. Alguns alunos do "terceirão", o ano letivo que corresponde ao terceiro ano do ensino médio, porém com mais ênfase para o vestibular, não vêem problemas na descontração dos professores.

    É o caso de Thaís Ferreira, 18 anos, do Unificado, e que pretende cursar Psicologia. "O cursinho é melhor porque os professores são engraçadinhos, fazem piadinhas. Não são aquelas velhinhas de saia", brinca, fazendo referência a um estereótipo de professor comum no passado. Ela, entretanto, critica o excesso de alunos por sala. "O pior das aulas de cursinhos é o número de pessoas. É muita gente".

    Candidata a uma vaga no curso de Jornalismo, Letícia Zluhan, 17 anos, acredita que o método dos professores de cursinho é mais adequado. "Nas aulas do cursinho é mais fácil de aprender os conteúdos. Não é nem que os professores sejam mais qualificados, mas eles sabem melhor como ensinar os estudantes."

    Para Christian Soder, 17 anos, o cursinho tem uma maior qualidade de ensino. "O melhor do cursinho é a qualidade de ensino. Os professores são melhores. A escola não te proporciona todo o conhecimento necessário para o vestibular. Outra coisa boa é a orientação que eles te dão. Eles sabem te dar as dicas boas das provas", defende o aluno do Universitário que tentará uma vaga no curdo de Direito.

    Douglas Moraes, 19 anos, também é só elogios. Ele admite que exista momentos de dispersão, mas não acredita que isso chegue a comprometer as aulas. "Não acho que tenha algum coisa ruim. Até tem um pouco de bagunça, mas é uma bagunça controlada."

    Terra

    Editado por NilceuProf

    Haloscan

    Zip Net


    Enviar esta mensagem