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CELULAR NA SALA DE AULA - HISTÓRIA 'MEIA-BOCA'

OBSERVE AS CONTRADIÇÕES DO PSDB E CIA

 

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sancionou projeto de lei que proíbe os estudantes de usar telefone celular nas escolas nos horários de aula. A medida foi publicada ontem no "Diário Oficial".

A princípio, vale apenas para a rede estadual do ensino básico (fundamental e médio), mas, como a redação do texto é vaga ("estabelecimentos de ensino do Estado"), a Secretaria da Educação diz que é possível considerar que abrange também a particular. A dúvida será esclarecida apenas com a regulamentação da lei, prevista para ser publicada pelo governo em até 90 dias. A lei não estabelece também como será a fiscalização da medida nem a que tipo de punição o estudante está sujeito.

De acordo com a Secretaria da Educação, a tendência é que o decreto regulamentador deixe para que cada escola defina como implementar a lei, estipulando, por exemplo, a sanção a ser aplicada.

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB), autor da proposta, afirmou que os aparelhos podem ser retidos pelos professores e devolvidos apenas ao final das aulas. A punição, no entanto, não está prevista no texto da lei sancionada.

"Na regulamentação, pode-se também incluir um artigo permitindo que os aparelhos retidos sejam devolvidos apenas para os pais dos alunos", disse o deputado.

Morando afirma na justificativa do projeto que a proposta visa "assegurar a essência do ambiente escolar, onde a atenção do aluno deve estar 100% direcionada aos estudos".

Segundo o deputado, ele se baseou em relatos de professores, que afirmam que os alunos atendem ao telefone durante as aulas e trocam "torpedos" com colegas de outras salas, além de brincarem com os jogos presentes nos aparelhos. "Há relato de estudante que usa o celular para colar nas provas, através de mensagens de texto e também armazenando a matéria no próprio aparelho", afirma o texto disponível para consulta no site da Assembléia.

Morando diz também que há alunos que utilizam o celular como forma de exibicionismo, mudando sempre de modelo.

"Claro que o celular atrapalha, mas será difícil a escola conseguir controlar todos os alunos", afirmou a professora Silvia de Mattos Gasparian Colello, coordenadora da área de psicologia da educação da Faculdade de Educação da USP. Para o presidente do sindicato das escolas particulares, José Augusto de Mattos Lourenço, mesmo que a lei se aplique à rede privada, haverá poucas mudanças na rotina escolar.

"Os regimentos das escolas já proíbem materiais não condizentes com a prática pedagógica. Isso vale não só para celulares mas também para aparelhos como iPod", disse Lourenço. Segundo ele, os regimentos dos colégios seguem diretrizes das diretorias de ensino.

**Pergunto : 1.Qual professor vai tomar celular de alunos, principalmente do Ensino Médio?

2. E os colegas professores que usam celulares na sala, concordam com isso?

Desde que começou  a onda de celular, falei que acabaria por chegar onde chegou. Que não daria certo, quando alunos usassem celulares e afins para jogos e algo mais na sala.

E olhe que não sou profeta!

 

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PACOTE DE BENEFÍCIOS AOS PROFESSORES?

 

LEIA A SEGUIR  QUE A FOLHA PUBLICOU :

 

A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou na quarta-feira (10) um pacote de benefícios aos professores do Estado, entre eles a antecipação do bônus salarial de 2008. A categoria não concorda com o que o governo chama de plano de valorização dos funcionários e afirma que há três anos não tem reajuste salarial.

Em agosto, a secretária da Educação Maria Helena Guimarães de Castro chegou a anunciar que ao menos o bônus seria pago a partir de setembro. Na época, os professores organizavam manifestação e um calendário de greve em todo Estado.

"Com relação à antecipação do bônus, vamos começar a implantar já em setembro. Então em setembro, outubro, novembro e dezembro, a cada mês [os professores] receberão uma parcela. Isso é dinheiro no bolso, remuneração. Não é salário, mas é remuneração. Em relação à incorporação da gratificação, vamos imediatamente para a Assembléia Legislativa", disse a secretária em entrevista no dia 22 de agosto, ao anunciar o conjunto de benefícios aos funcionários.

Posteriormente, a pasta informou que a antecipação do bônus também estava no mesmo projeto de lei com um conjunto de benefícios como gratificações, pagamento de 30 dias da licença prêmio em dinheiro e a criação de novos cargos para secretários de escola e supervisores.

Na ocasião, a secretária disse acreditar que o projeto com o pacote de benefícios seria aprovado rapidamente, já que a pasta pediu urgência na Assembléia. No entanto, o projeto foi aprovado ontem e ainda não foi sancionado pelo governador José Serra (PSDB). A antecipação do bônus, de acordo com a Secretaria de Educação, foi aprovado na semana passada e deve ser repassado aos professores em quatro parcelas.

"Sempre fomos contra gratificações e bônus. [Esse governo] não tem transparência. Não sabemos quais os critérios usados para criação disso. Precisamos de uma política de salários, com reajustes anuais. Há três anos não temos reajustes", afirmou o presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Carlos Ramiro de Castro.

Segundo o presidente do sindicato, em novembro será realizada um congresso onde será definido um plano de reivindicações da categoria, para ser realizado até março de 2008, data-base da categoria.

 

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Começam recadastramento e adesão de faculdades ao ProUni

 

Começa nesta terça-feira (9) o prazo para adesão das faculdades particulares interessadas em participar do Prouni (Programa Universidade para Todos).

As instituições devem informar o interesse em participar do programa ao MEC (Ministério da Educação) até o dia 29 de outubro, por meio do
site do Prouni.

No documento, as faculdades precisam informar o tipo de bolsa de estudo que pretendem conceder: integral e parcial, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica.

As instituições que já participam do programa devem preencher o termo aditivo, que é obrigatório, até o dia 1º de novembro.

Os dois procedimentos, tanto para adesão ou recadastramento, fazem parte do processo seletivo do ProUni para o 1º semestre de 2008. Somente após este processo, o MEC vai divulgar o número de bolsas que serão ofertadas.

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Brasileiros no Japão: 25% estariam fora da escola

 

Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que 25% que se mudam anualmente para o Japão estão fora da escola. Hoje haveria 300 mil brasileiros no Oriente, que buscam oportunidades de trabalho. Desses, 60 mil seriam crianças em idade escolar. As informações são da Folha de S.Paulo.

Conforme a chefe-substituta da assessoria internacional do MEC, Cláudia Baena, haveria cerca de 15 mil crianças que não estariam matriculadas em nenhuma escola no Japão. "O que se imagina é que algumas estejam com pais em trânsito mudando de uma província para outra, que uma minoria estude em escola japonesa sem nenhum reforço de idioma e que as demais simplesmente não estejam na escola", disse à Folha.

Cláudia foi ao Japão para analisar o problema. Ela informa que o MEC deve identificar as dificuldades dos brasileiros em solo oriental e traçar estratégias em conjunto com o governo japonês para tentar resolver o problema.

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Escolas recebem material sobre desastres naturais

 

Crianças de 8 a 12 anos de 322 escolas das Regiões Norte e Nordeste vão receber 10 mil kits educativos sobre desastres naturais. A iniciativa faz parte da 3ª Semana Nacional de Redução de Desastres, promovida desde ontem pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional.

 

Com o lema "A redução dos riscos de desastres começa na escola", a semana vai até sábado, em todo o País. A distribuição dos kits tem o objetivo de desenvolver nas escolas a cultura de prevenção de desastres, para minimizar os danos causados por deslizamentos, estiagens e inundações, por exemplo. De acordo com a assessoria de imprensa da Sedec, de janeiro a setembro deste ano foram registrados 730 desastres naturais em todo o País.

Segundo o coordenador-geral do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec, Sérgio José Bezerra, o Norte e o Nordeste são as regiões mais atingidas por desastres naturais. Em entrevista à  Rádio Nacional, Bezerra afirmou que a idéia é que as escolas desenvolvam atividades educativas e informativas relacionadas relacionadas ao tema.

O objetivo, de acordo com o coordenador, é promover a interação de professores e alunos com as ações de defesa civil "para que a criança no futuro tenha uma melhor percepção de risco".

Cada kit distribuído nas escolas é formado por cartilha, que informa sobre fenômenos naturais comuns no Brasil, livros para colorir, lápis de cera, mapa de risco, camiseta e cartaz promocional. A próxima quarta-feira é o Dia Internacional de Redução de Desastres.

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