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Aniversário:11 de julho

Cidade:Campinas-SP

Gosto:Boas amizades, Viver, Conquistar, Amar

Hobby:Compor

Filmes:Aprecio a todos os gêneros

Músicas:Dance, Românticas... Preferidas :Folhas de outono; As rosas não falam, Palavras lindas...

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O perfil do bom diretor

 

 


Essa figura não representa apenas a “autoridade” da escola, nem o administrador eficaz, como se deseja para o sucesso de uma empresa. O diretor tem de dar conta da qualidade de ensino em sua escola e tudo o que for condição para alcançá-la. “Manter um diálogo aberto com professores, funcionários, alunos e pais, garantir o direcionamento do projeto pedagógico na escola, a homogeneidade de conteúdos programáticos entre as turmas, ter bom trânsito nas diretorias de ensino e na secretaria da Educação. Tudo isso deve fazer parte do cotidiano do bom gestor”, diz José Roberto Mendes, especialista em gestão escolar e diretor do departamento de Educação da Uninove (SP). “Há também a parte administrativa da escola: a gestão de recursos, a atribuição de aulas etc.” Ou seja, para desempenhar todas essas funções com competência é preciso saber articular capacidade administrativa, pedagógica, de recursos humanos e política. “A sensibilidade do profissional às demandas de sua comunidade escolar e a permanente abertura à discussão também são pontos fundamentais”, diz Mendes.

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MEC vai fornecer conteúdos digitais para a escola pública



O Ministério da Educação deverá publicar até o final de junho um edital de produção de conteúdos educacionais digitais multimídia para atender aos alunos de escolas públicas de todo o país.

O objetivo é oferecer aos alunos de ensino médio aulas diferentes nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, química e biologia, a partir de 2008.

Podem apresentar propostas de projetos, até o dia 31 de setembro, universidades, faculdades, centros tecnológicos, centros e museus de ciências, instituições de ensino superior ou institutos, organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), ONGs, fundações e centros de pesquisa e desenvolvimento sediados no Brasil, públicos ou privados que não tenham fins lucrativos.

O edital vai permitir aos professores trabalhar os conteúdos das cinco disciplinas de forma criativa e diversificada, com produtos de rádio, tevê, softwares e experimentos educacionais.

De acordo com o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, a produção dos conteúdos digitais pedagógicos integra o conjunto de ações do MEC que visa à utilização das tecnologias de informação e comunicação nas escolas.

"Esse edital vai criar mecanismos que vão auxiliar e incentivar a criatividade do professor em sala de aula, melhorando e modernizando os processos de ensino e aprendizagem", conclui Bielschowsky.

O programa contará com o aporte de R$ 75 milhões e vai estimular a realização de iniciativas que promovam a produção de materiais para diversas plataformas.

Os projetos devem contemplar 100% dos conteúdos das disciplinas escolhidas, atendendo à carga horária mínima indicada para cada área de conhecimento. Cada instituição poderá apresentar projetos para a produção de conteúdos em, no máximo, três disciplinas, sozinhas ou em regime de parceria.

MEC

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USP: ALUNOS ACEITAM DESOCUPAÇÃO

 

Em uma assembléia realizada na noite desta quinta-feira (21) e que durou mais de cinco horas, estudantes da Universidade de São Paulo (USP) aceitaram deixar do prédio da reitoria da universidade nesta sexta-feira (22).  A decisão ocorreu após uma comissão com cinco professores da USP apresentar uma proposta de acordo entre reitoria e movimento estudantil.

O documento, endossado pela reitora Suely Vilela, foi formulado a partir da carta de reivindicações enviada pelos estudantes que ocupam o local desde o dia 3 de maio. A proposta prevê a saída do prédio até as 16h de sexta.

 

Para que o prédio seja desocupado, no entanto, os alunos aguardam que a reitora assine o termo de compromisso apresentado pelos docentes e que o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) também aprove, em assembléia prevista para as 12h desta sexta-feira (22), o acordo que os professores tentam intermediar com a reitoria.

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Alunos da unicamp são comunicados da ordem  de reintegração de posse

 

 

A reitoria da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) conseguiu na tarde desta quarta (20) uma liminar de reintegração de posse do prédio da Diretoria Acadêmica. A ordem foi expedida pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas.

A Diretoria está ocupada por estudantes desde a última segunda-feira (18). A universidade havia entrado com o pedido de reintegração na manhã desta quarta-feira. A assessoria de imprensa da Unicamp, em nota, informa que "o grupo de invasores já foi notificado". Por volta das 12h desta quarta, os estudantes realizaram uma assembléia, na qual decidiram permanecer no prédio.

O comunicado da reitoria diz ainda que o reitor, José Tadeu Jorge, reiterou nesta quarta que não negociará com os estudantes, após uma comissão dos alunos ter procurado a Pró-Reitoria de Graduação.

Segunda a assessoria de imprensa da Unicamp, a comissão de professores formada para apurar a responsabilidade sobre a invasão já começou as investigações. A reitoria prometeu, na terça (19), que irá aplicar aos invasores as penalidades previstas no Regimento Geral da Universidade, que podem ir da advertência à expulsão.

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Aquecimento global: saiba  mais

 

Até pouco tempo atrás restrito a círculos científicos, o termo  aquecimento global passou a ser usado por muita gente - mesmo por quem não entende plenamente o que ele significa. O inverno foi quente? Culpa do aquecimento global. Caiu uma tempestade? É o aquecimento global. O calor está de rachar? Aquecimento global. Mas o que é o aquecimento global? É um aumento significativo da temperatura média da Terra em período relativamente curto, em razão da atividade humana.

 

Tempo e clima

Tempo é local e acontece a curto prazo. Se chover na sua cidade na próxima quinta-feira, isto é o tempo. Clima acontece a longo prazo e não tem relação com uma localidade pequena. O clima de uma área é a média das condições de tempo em uma região ao longo de um grande período. Se onde você vive há ventos frios e garoa, isso faz parte do clima desta região. Os invernos têm sido frios desde quando se começou a registrar o tempo, então geralmente sabemos o que esperar dele.

 

O efeito estufa

O aquecimento global é causado pelo aumento do chamado efeito estufa. Ele sozinho não é ruim, já que permite que a Terra fique aquecida o suficiente para que a vida continue.

É possível imaginar a Terra como um carro estacionado sob o Sol. O carro fica sempre muito mais quente por dentro do que por fora se permanecer exposto ao Sol por um tempo. Os raios do Sol entram pelas janelas do carro, e uma parte de seu calor é absorvida pelos assentos, painel, carpete e tapetes. Quando esses objetos liberam o calor, ele não sai pelas janelas por completo. Uma parte é refletida de volta para o interior do carro. O calor irradiado pelos assentos é de um comprimento de onda diferente da luz do Sol que entrou pelas janelas. Então, uma certa quantidade de energia entra, e menos quantidade de energia sai. O resultado é um aumento gradual na temperatura interna do carro

Quando os raios de Sol chegam à atmosfera e à superfície da Terra, aproximadamente 70% da energia fica no planeta, absorvida pelo solo, pelos oceanos, pelas plantas e outros. Os 30% restantes são refletidos no espaço pelas nuvens e outras superfícies refletivas [referência - em inglês]. Mas mesmo os 70% que passam não ficam na Terra para sempre (se isso acontecesse ela se tornaria uma bola de fogo). As coisas em torno do planeta que absorvem o calor do Sol eventualmente irradiam este calor. Um pouco vai para o espaço, e o resto acaba sendo refletido para a Terra ao atingir certas coisas que ficam na atmosfera, tais como dióxido de carbono, gás metano e vapor de água. O calor que não sai pela atmosfera terrestre mantém o planeta mais quente do que o espaço sideral, porque mais energia está entrando pela atmosfera do que saindo. Isso tudo faz parte do efeito estufa que mantém a Terra quente.

 

Fonte : UOL

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Estudantes invadem diretoria acadêmica da Unicamp

 

 

Cerca de 400 alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) invadiram a diretoria acadêmica na tarde desta segunda-feira. A ação é mais um protesto dos estudantes, em greve há 1 mês. Pela manhã, os manifestantes já haviam impedido a entrada de professores em salas de aula do Instituto de Filosoifa e Ciências Humanas.

Antes de invadirem a diretoria, os alunos tentaram entrar na reitoria, onde ocorria uma reunião entre o Conselho de Reitores (Cruesp) e o Fórum das Seis, grupo que representa professores e funcionários das três universidades paulistas, que teve que ser suspensa. O Cruesp e o Fórum discutiam reajuste salarial - os professores também estavam em greve, mas decidiram encerrar o movimento na semana passada.

Segundo os alunos, será feita uma carta de reivindicações explicando os motivos da invasão.

Segundo divulgou a assessoria de imprensa da universidade, os protestos comprometeram 8% das aulas nesta segunda.

Já no prédio da diretoria acadêmica trabalham 58 funcionários que cuidam de serviços como emissão de histórico escolar e de conclusão de curso e registro de matrículas para o segundo semestre.

Nesta terça (19) é a vez dos funcionários da universidade fazerem assembléia para discutir sobre greve.

Bloqueios
Após o fim da greve dos professores, as aulas seriam retomadas nesta segunda. Os alunos impediram a entrada de professores nas salas colocando cadeiras nos corredores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. No de Geociências, a passagem está bloqueada há 1 mês, desde que os alunos decretaram greve – os professores que querem dar aulas são obrigados a procurarem outras salas.

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Concurso de tecnologia dá prêmios de até R$ 60 mil

 

Estudantes e profissionais da área de tecnologia podem se inscrever no concurso Desafio Empreendedor Telefônica. Os prêmios para os vencedores variam entre R$ 4 mil e R$ 60 mil. As inscrições podem ser feitas no site www.desafiotelefonica.com.br até o dia 15 de julho. O concurso é promovido pela empresa Telefônica.

O concurso é dividido em duas categorias: Estudante e Profissional. Na primeira, os projetos deverão ser apresentados em formato de um plano preliminar de negócios. Podem participar estudantes de graduação e superior em tecnologia.

Na outra categoria, podem participar profissionais, estudantes de MBA, pós-graduação e empresas incubadas. A proposta deverá ser estruturada de forma que demonstre como o projeto tem potencial para impulsionar o negócio da Telefônica.

A seleção dos vencedores será feita por uma comissão julgadora formada por especialistas de reconhecimento público. Os critérios para escolha são grau de inovação, viabilidade do projeto, identificação e avaliação dos benefícios propostos e compatibilidade com o segmento de atuação da Telefônica.

Os prêmios da categoria Profissional são de R$ 60 mil para o primeiro colocado, R$ 25 mil para o segundo e R$ 15 mil para o terceiro. O vencedor da categoria Profissional ainda terá a possibilidade de participar no desenvolvimento do plano de negócios e na implementação da idéia de forma remunerada.

Já para a modalidade Estudante, os valores são de R$ 15 mil, R$ 7,5 mil e R$ 4 mil, respectivamente. O ganhador da primeira colocação terá direito a uma experiência internacional de 15 dias, em Madri.

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MEC veta abertura de 43 cursos de direito e medicina

 

O Ministério da Educação (MEC) vetou a autorização para funcionamento de 43 cursos de direito e medicina no país. A medida foi anunciada hoje. Foras suspensas autorizações para dez cursos de medicina e 33, de direito, todos em instituições particulares.

Na região Sul, oito autorizações foram suspensas; no Sudeste, 12; no Centro-Oeste, 7; no Nordeste, dez; e na região Norte, seis. Segundo o MEC, trata-se de cursos que ainda não foram abertos e tiveram seus pedidos de autorização deferidos entre 2002 e 2005. O ministério não quis divulgar o nome das instituições de ensino.

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Escola  pergunta se aluno é  homo  ou heterossexual

 

Perguntas como "Dorme com algum adulto?", "Já viu alguém pelado?" ou "Beija na boca de alguém?", dirigidas a crianças que estudam em escolas municipais ou estaduais de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, chocaram os pais da cidade.

Diante de inúmeras queixas, a prefeitura decidiu suspender a aplicação dos questionários, que tinham o objetivo de descobrir se as crianças são vítimas de agressões físicas ou sexuais, de bullying (brincadeiras maldosas praticadas pelos colegas) ou são usuárias de drogas.

Preparado em quatro versões (para a educação infantil, para turmas de 1ª a 4ª séries, para as de 5ª a 8ª e para o ensino médio) por uma rede de entidades, entre elas o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade e a Vara da Infância, os questionários têm perguntas que vão desde "Com quem você toma banho?" ou "Que brincadeiras faz com seu irmão?", no caso das crianças menores, até "Você é heterossexual ou homossexual?", para as maiores.

A dona-de-casa Débora Inácia Alfano, 37, tem uma filha de 4 anos na Emei Octávio Pegão e não gostou das perguntas feitas. Seu marido respondeu ao questionário com a menina e entregou ontem à escola.

"Eu achei que havia muita pergunta a respeito de sexo. Para crianças dessa idade, achei muito complexo. Eles não entendem direito, é um assunto delicado", afirmou.

O psicoterapeuta José Thomé, da Associação Brasileira de Psiquiatria, afirma que não é possível fazer uma pesquisa deste tipo pedindo que alguém responda por protocolo.

"É uma questão muito íntima, que precisa ser abordada por pessoas treinadas. Não é função do professor fazer esse trabalho", diz. "Além disso, o limite entre o patrulhamento ideológico-afetivo e uma pesquisa é muito estreito. O cuidado tem de ser redobrado."

Folha de SP

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