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Livros didáticos:  40% dos  alunos do Ensino Fundamental, rede pública, não devolve

 

 

Os alunos da rede pública de ensino fundamental deixam de devolver cerca de 40% dos livros didáticos que recebem gratuitamente no início das aulas. São títulos de português, ciências, geografia, história e matemática que devem ser entregues à escola no final do ano letivo, para que outros estudantes usem. Os livros são previstos para durar três anos.

O número está no levantamento feito neste ano pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), responsável pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). O estudo revelou que, dos livros não devolvidos, 46,5% estão no Nordeste, 41% no Centro-Oeste e Norte, 32,2% no Sudeste e 27,2% no Sul.

O estudo foi baseado no Sistema de Controle de Reserva Técnica e Remanejamento, do FNDE, que envolveu 5.613 escolas públicas do país -- o que representa 12,2% das escolas contempladas com livros de 5ª a 8ª série do ensino fundamental no PNLD, em 2005.

Agência Brasil

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PUC-RS recebe inscrições só até sexta
 
 
A PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, finaliza nesta sexta (8) as inscrições para o vestibular de inverno 2007. São oferecidas 2.505 vagas em 36 opções de curso, somente no campus Central.

Os candidatos podem se inscrever pela
Internet; no saguão do prédio 11, no campus central da PUC-RS (avenida Ipiranga, 6.681), das 8h às 21h; no campus Viamão (avenida Senador Salgado Filho, 7.000), das 8h às 21h; no campus Uruguaiana (BR 472, km 7), das 8h às 11h30 e das 14h às 21h45.

A taxa, de R$ 70, pode ser paga até segunda (11). O "Manual do Candidato" está disponível na
Internet ou pode ser comprado por R$ 5 nos postos de inscrição.

As provas serão realizadas em 23 e 24 de junho (sábado e domingo) à tarde. Haverá uma redação e exames com questões objetivas (dez para cada disciplina).

Mais informações pelo telefone 0/xx/51/3320-3557.

As informações foram fornecidas pela PUC-RS e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site da instituição.

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CORPUS CHRISTI : ORIGEM   E MAIS INFORMAÇÕES

 

O governo brasileiro extinguiu a proibição do trabalho em grande parte dos dias considerados santos pelos católicos. Entretanto, um dos feriados religiosos que ainda permanecem de pé é o dia em que se comemora a festa de Corpus Christi (expressão latina que significa “Corpo de Cristo”).

A festa é celebrada anualmente, mas não tem um dia fixo, ou seja, sua data é móvel e deve sempre ocorrer numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste ano, será comemorada em 10 de junho.

Na realidade, a observação da festa deveria ocorrer na quinta-feira da semana santa, o dia da última Ceia, mas foi transferida para outra data para que não fosse prejudicada por causa das celebrações em torno da cruz e da morte de Jesus Cristo, na sexta-feira santa.

Origem das comemorações

Tudo começou com a religiosa Juliana de Cornellon, nascida na Bélgica, em 1193. Segundo alegou, teve insistentes visões da Virgem Maria ordenando-lhe a realização de uma grandiosa festa. Juliana (mais tarde Santa Juliana) afirmava que a festa seria instituída para honrar a presença real de Jesus na hóstia, ou seja, o corpo místico de Jesus na Santíssima Eucaristia. Ainda quando era bispo, o papa Urbano IV teve conhecimento dessas visões e resolveu estendê-la à Igreja Universal, o que então já era uma verdadeira festa. Pela bula “Transituru do Mundo”, publicada em 11 de agosto de 1264, Urbano IV a consagrou em todo o mundo, com uma finalidade tríplice:

  1. Prestar as mais excelsas honras a Jesus Cristo
  2. Pedir perdão a Jesus Cristo pelos ultrajes cometidos pelos ateus
  3. Protestar contra as heresias dos que negavam a presença de Deus na hóstia consagrada

No Brasil

No Brasil, a festa de Corpus Christi chegou com os colonizadores portugueses e espanhóis. Na época colonial, a festa tinha uma conotação político-religiosa. É que dias antes das procissões, as câmaras municipais exigiam que as casas de moradia e de comércio fossem enfeitadas com folhas e flores. Na época, quando o Brasil ainda era uma colônia, participavam da procissão membros de todas as classes, incluindo os escravos, os leigos das ordens terceiras e os militares. Durante muitos anos, o entrosamento do povo com o governo, e vice-versa, foi praticamente completo. Um exemplo que comprova esse fato ocorreu em 16 de junho de 1808, quando D. João VI acompanhou a primeira procissão de Corpus Christi, realizada no Rio de Janeiro.

As procissões

O que marca a festa de Corpus Christi são as procissões, quando ocorrem as ornamentações das ruas com tapetes feitos de vários tipos de materiais, como papel, papelão, latinhas de bebidas, serragem colorida, isopor, etc. Desenhos são elaborados nessa ornamentação com as figuras de Jesus, do cálice da Ceia e da Virgem Maria. Utilizam-se toneladas de materiais para formar os tapetes vistosos e admirados pelos que acompanham as procissões.

 

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SEGUE....O mais importante

 

O momento mais solene da festividade de Corpus Christi é quando o hostiário, onde estão depositadas as hóstias ainda não consagradas, é conduzido nas procissões por um líder da alta hierarquia católica. No momento em que o hostiário passa, um silêncio profundo é observado por todos os presentes e, de uma extremidade a outra, toca-se a sineta que anuncia a passagem do cortejo. As reações das pessoas são as mais variadas. Algumas se comovem ao extremo e choram, outras se ajoelham diante do hostiário. De ponto em ponto, há uma parada, quando, então, se entoam cânticos tradicionais. Segundo a liderança romana, as ornamentações são feitas para que o Corpo de Cristo possa passar por um local digno, para ser visto por todas as pessoas. Representa uma manifestação pública da fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

Eucaristia

Ensinando sobre a Eucaristia, diz a Igreja Católica: “A Eucaristia é um Sacramento que, pela admirável conversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a substância do vinho no seu precioso sangue, contém verdadeira, real e substancialmente o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, debaixo das espécies de pão e de vinho, para ser nosso alimento espiritual”.

Ensina, ainda, que na Eucaristia está o mesmo Jesus Cristo que se encontra no céu. Esclarece também que essa mudança, conhecida como transubstanciação, “ocorre no ato em que o sacerdote, na santa missa, pronuncia as palavras de consagração: ‘Isto é o meu Corpo; este é o meu sangue’”.
O catecismo católico traz uma pergunta com relação ao Sacramento da Eucaristia nos seguintes termos: “Deve-se adorar a Eucaristia?”. E responde: “A Eucaristia deve ser adorada por todos, porque ela contém verdadeira, real e substancialmente o mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor”.

O que diz a Bíblia?

Os católicos procuram justificar a festa de Corpus Christi com a Bíblia citando partes dela que supostamente dão base para o dogma da Eucaristia. Os textos mais freqüentemente são os de Mateus 26.26-29; Lucas 22.14-20 e João 6.53-56.
Essa doutrina é contrária ao bom senso e ao testemunho dos sentidos: o bom senso não pode admitir que o pão e o vinho oferecidos pelo Senhor aos seus discípulos na Ceia fossem a sua própria carne e o seu próprio sangue, ao mesmo tempo em que permanecia em pé diante deles vivo, em carne e osso. É manifesto que Jesus, segundo seu costume, empregou uma linguagem simbólica, que queria dizer: “Este pão que parto representa o meu corpo que vai ser partido por vossos pecados; o vinho neste cálice representa o meu sangue, que vai ser derramado para apagar os vossos pecados”. Não há ninguém, de mediano bom senso, que compreenda no sentido literal estas expressões simbólicas do Salvador. A razão humana não pode admitir tampouco o pensamento de que o corpo de Jesus, tal qual se encontra no céu (Lc 24.39-43; Fp 3.20-21), esteja nos elementos da Ceia.

Biblicamente, a Ceia é uma ordenança e não uma Eucaristia; era empregado o pão e não a hóstia; é um memorial, como se lê em 1Coríntios 11.25,26, e sua simbologia está em conformidade com o método de ensinamento do Senhor Jesus, que usou muitas palavras de forma figurada: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8.12); “Eu sou a porta” (Jo 10.9); “Eu sou a videira verdadeira” (Jo 15.1). Quando Jesus mencionou na última Ceia os elementos “pão” e “vinho”, não deu qualquer motivo para se crer na transubstanciação.
Não se engane, adorar a Eucaristia também é um ato de idolatria!

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UnB aceita gêmeo barrado em sistema de cotas

 

 

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília (UnB) aceitou o recurso do estudante Alex Teixeira da Cunha, 18 anos, e ele poderá participar do vestibular de inverno da instituição pelo sistema de cotas. A UnB havia negado a inscrição de Alex, mas aceitou a de seu irmão gêmeo idêntico, Alan Teixeira da Cunha.

 

Segundo o coordenador do Cespe, professor Mauro Rabelo, a UnB pretende rever os critérios para a seleção de alunos cotistas, que analisa a cor do vestibulando. Os candidatos tiram fotos, que são anexadas à ficha de inscrição e passam pela avaliação de uma banca. A banca decide quem é ou não negro.

A prova do vestibular do meio do ano da UnB ocorre nos dias 16 e 17 de junho. Esta foi a terceira vez que os irmãos Alan e Alex, filhos de pai negro e mãe branca, se inscreveram para o vestibular da UnB, mas foi a primeira vez que eles optaram pelo sistema de cotas. Alan pretende estudar educação física e Alex, nutrição.

Terra

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MEC   almeja parcerias com o México

 

O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu nesta terça-feira (5) o embaixador do México, Andrés Valencia. Foi a segunda reunião binacional para discutir parcerias educacionais entre Brasil e México. A primeira ocorreu em 28 de março.

"Com o intuito de preparar a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao México, os ministros da Educação do Brasil e do México, representado pelo embaixador, estão elaborando uma agenda de cooperação educacional que abrange avaliação, educação profissional e tecnológica, educação a distância e ensino superior", destacou o chefe da assessoria internacional do MEC, Alessandro Candeias, que participou do encontro.

Lula pretende visitar países da América Central e o México em agosto. Antes da visita, o MEC deve enviar uma missão ao país para acertar detalhes da parceria bilateral.

Entre as ações de cooperação definidas nas duas reuniões, ficou acordado o envio de especialistas brasileiros à Cidade do México para conhecer a experiência mexicana de certificação profissional/escolar. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) propôs a realização de capacitação de curta duração de professores mexicanos no Brasil.

O curso enfocará disciplinas como gestão escolar e desenho curricular para que os professores qualificados possam exercer cargos de direção em suas instituições.

Jovens e adultos


Como o México tem experiência na educação de jovens e adultos, o Brasil manifestou interesse em conhecer as ações mexicanas na área e convidará representantes do país para participarem do 9º Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, marcado para setembro, em Curitiba (PR). O Brasil também busca o apoio mexicano para a realização da 6ª Conferência Internacional de Educação de Adultos, que será em 2009.

Os dois países também têm interesse em fortalecer o intercâmbio na área de ensino superior. Um programa-piloto de mobilidade de docentes de curta duração, para o conhecimento recíproco dos sistemas de ensino nas universidades, será implementado a partir de setembro.

E a Universidade Nacional Autônoma do México poderá se tornar posto aplicador do Certificado de Proficiência de Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), devido a elevada quantidade de interessados em fazer o exame na instituição.

 

MEC

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USP: CONTINUA  A OCUPAÇÃO  E DESTA  FORMA, REITORIA NÃO DIALOGA MAIS COM ALUNOS

 

Em reunião nesta segunda (4) com uma comissão dos estudantes e funcionários que ocupam a reitoria USP (Universidade de São Paulo) desde o dia 3/5, a reitora da universidade, Suely Vilela, disse que só irá cumprir as medidas já prometidas se os universitários desocuparem o prédio.

Segundo a assessoria de imprensa da reitoria, Suely disse que já ofereceu tudo o que podia aos estudantes. Agora, a reitora quer que os alunos, em assembléia, decidam se aceitam ou não cada uma das propostas já feitas. A partir daí, se o prédio for desocupado, as medidas prometidas -- e aceitas pelos alunos -- serão cumpridas.

Na reunião, a comissão dos estudantes pediu que a reitora se posicione formalmente sobre todas as reivindicações dos manifestantes. Os estudantes querem que Suely explique, por escrito, por que não pode cumprir todos os pontos da pauta.

 

A   reitora, por sua vez, se negou a redigir o documento exigido pelos alunos. Segundo ela, todos os pontos que não podem ser atendidos no momento serão avaliados por uma comissão de Gestão Pós-Ocupação, a ser formada por 16 membros (oito professores e oito alunos e/ou funcionários).

De acordo com a assessoria da reitoria, não foi discutida no encontro a ordem de reintegração de posse, expedida em favor da USP no dia 16/5 e ainda não cumprida pela Polícia Militar.

Os estudantes se reúnem em assembléia nesta terça (5), às 18h, para discutir o novo posicionamento da reitora.

'Ninguém agüenta mais'


Nesta segunda, durante evento em São Paulo, o governador José Serra (PSDB) disse que "ninguém agüenta mais [a ocupação da USP]. Nem os estudantes. Está claro que é uma minoria concentrada procurando alguma encrenca".

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DECRETO DO   GOVERNO   PARANAENSE GERA DESCONFORTO  NAS  UNIVERSIDADES 

 

Tal decreto abriu polêmica com professores das sete universidades estaduais do Estado, que viram uma tentativa de reduzir a autonomia das instituições.

Sob a justificativa de contenção de despesas, o decreto 848, publicado no dia 21, proibiu o afastamento de servidores -inclusive professores- para estudos ou trabalhos fora do país, mesmo com recursos próprios. Também vetou o afastamento de servidores para estudos no país, se houver custo.

Ontem, após reação dos acadêmicos, o governo do Paraná informou, por meio da assessoria de imprensa, que a inclusão das universidades no decreto foi um ""lapso" e que um novo texto corrigirá o erro.

No início da semana, o secretário da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) no Estado e professor da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Marcos Cesar Neves, divulgou carta aberta contra o decreto de Requião. "O objetivo desse decreto é inibir o deslocamento de professores e pesquisadores, destruindo a produção científica e cultural das universidades públicas", disse Neves na carta.

Neves disse não acreditar que o governo tenha incluído as universidades no decreto por erro. Afirmou que o recuo ocorreu pela pressão feita pela comunidade acadêmica.

"Sabemos que aos poucos estamos perdendo a autonomia", disse a presidente do Sindicato dos Professores de Londrina e professora da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Inês Almeida. Segundo ela, que falou à Folha antes do recuo do governo, o decreto "atropela" o artigo 207 da Constituição, que garante independência às instituições de ensino superior.

As instituições de ensino superior no Estado, vinculadas à Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, são formadas por cerca de 5.950 professores e 72.250 alunos.

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Nova lei chinesa defende direito de dormir e brincar para crianças

 

As crianças chinesas têm a partir de hoje garantido por lei o seu direito de dormir e de brincar, uma conquista importante, levando-se em conta que metade dos 300 milhões de menores chineses vivem sob uma pressão acadêmica tão forte que chega a tirar o sono.

A norma que entra em vigor é uma revisão da Lei de Proteção de Menores de 1991, promulgada pela China um ano após sua adesão à Convenção de Direitos das Crianças da ONU.

A lei garante a educação básica, com pais e tutores como responsáveis pelo pagamento deste direito, que é caro na China. Também impõe severas sanções para crimes como o trabalho infantil e maus-tratos a menores.

Além disso, dá uma atenção sem precedentes ao cuidado com a saúde mental.

"As crianças devem ter tempo para dormir, se divertir e praticar esportes", diz a nova norma, que representa uma mudança radical em relação à tradição chinesa e à situação atual.

Segundo um recente estudo da empresa de consultoria Horizon Research, as crianças chinesas sofrem com a feroz competição que vive o país mais povoado do mundo.

A sua carga média de aulas extras chega a 3,7 horas semanais.

As aulas de inglês ocupam o tempo de 64% dos entrevistados; 29% estudam dança, piano e violino; 25%, artes plásticas. São atividades que eles não escolheram, assim como o tae-kwon-do e outras artes marciais, esportes preferidos pelos pais, que consideram que a preparação escolar não é suficiente.

Em conseqüência, mais da metade das crianças chinesas afirma que o que mais deseja fazer no seu tempo livre é dormir.

A nova lei também rompe tradições como a de que os avós devem se ocupar dos netos nas zonas rurais, quando os pais vão à cidade em busca de trabalho. Será obrigatório escolher tutores para cuidar das crianças.

O governo fornecerá centros de abrigo para as crianças sem lar, que terão pela primeira vez proteção legal em interrogatórios policiais, nos quais será exigida a presença de um tutor.

Mas a nova lei tem também algumas lacunas. Não há exigência do registro de nascimento nem de uma instituição que comprove o bem-estar das crianças, segundo Tong Lihua, advogado especializado na infância, ativista e co-redator do projeto.

Folha On-line

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