BRASIL , Sudeste , Homem , de 26 a 35 anos , Portuguese , English , Música , Esportes , Amor
Outro -
Magia Gifs - O melhor site de GIFs!

Meu Humor



PERFIL
Nome:Nilceu Francisco

Aniversário:11 de julho

Cidade:Campinas-SP

Gosto:Boas amizades, Viver, Conquistar, Amar

Hobby:Compor

Filmes:Aprecio a todos os gêneros

Músicas:Dance, Românticas... Preferidas :Folhas de outono; As rosas não falam, Palavras lindas...

GREVE DOS PROFESSORES EM SP

SOM
Tema do filme " Ao mestre com carinho"


ALUNOS, EX-ALUNOS DE DIVERSAS ESCOLAS ONDE TRABALHO OU TRABALHEI.

MEUS OUTROS BLOGS

PAPAIS


FOLCLORE


OLIMPÍADAS BRASIL LÁ


CÂMERA OCULTA


O UÓ DO BOROGODÓ


MAMÃES


PAIXÃO POR CRISTO


BIG & BLOG


TÔ COM A MACACA


ENVIE CARINHOS


LOVE STORIESS


BLOG NILCEU


GARGALHADAS


RECANTO SANTISTA


BLOG POLÍTICA


PROSAMOROSA


BLOG ADULTO


FOTOLOG DA FAMA


FOTOBLOG SENSUAL


NATAL DOS SONHOS-Pesquisa


BLOG NEWCEU- Pesquisa


BLOG PAN-PAN - Pesquisa


BLOG FOLCLORE - Pesquisa


CAUSOS & FOLIAS - Pesquisa


BYE, BYE, tristeza - Pesquisa


ESPORTES & SPORTS - Pesquisa


HOME

LINKS

Aulas
ANPED
APEOESP
APRENDIZ UOL
Banco Brasil
BANCO ITAÚ
BANESPA
BLOGGER
BOL
BRADESCO
CAIXA FEDERAL
CENP - EDUNET
Como estudar
CONCURSOS
CPP
CURIOSIDADES
D.E. Leste
D.E. Oeste
Downloads Livros
ENEM
FATOS
Folclore
G1 Notícias
Gifs Best
GLOBO
Imprensa Oficial
Lição Casa
Ling Estrangeira
Literat e Gramát
Livros-Downloads
Ministério Fazenda
MEC
Nossa Caixa
PEGADINHAS
Portal MEC
Prefeitura Cps
PUCCAMP
Revista Profs
Secretaria Educação
TERRA
UNICAMP
UOL
USP
YAHOO
Manual Profs
Sonhos
Extra/Globo
EducarCrescer
EAD


Votação

Dê uma nota para meu blog OBRAS DE ARTE ALEIJADINHO, ANITA MALFATI, PORTINARI, MICHELANGÊLO, TARSILA DO AMARAL


INDIQUE

Indique esse Blog PESQUISE ARQUIVOS

25/08/2013 a 31/08/2013

11/08/2013 a 17/08/2013

21/07/2013 a 27/07/2013

23/06/2013 a 29/06/2013

21/04/2013 a 27/04/2013

14/04/2013 a 20/04/2013

07/04/2013 a 13/04/2013

11/11/2012 a 17/11/2012

04/11/2012 a 10/11/2012

14/10/2012 a 20/10/2012

01/07/2012 a 07/07/2012

29/04/2012 a 05/05/2012

22/04/2012 a 28/04/2012

26/02/2012 a 03/03/2012

29/01/2012 a 04/02/2012

08/01/2012 a 14/01/2012

01/01/2012 a 07/01/2012

18/12/2011 a 24/12/2011

27/11/2011 a 03/12/2011

20/11/2011 a 26/11/2011

13/11/2011 a 19/11/2011

23/10/2011 a 29/10/2011

09/10/2011 a 15/10/2011

18/09/2011 a 24/09/2011

11/09/2011 a 17/09/2011

04/09/2011 a 10/09/2011

14/08/2011 a 20/08/2011

07/08/2011 a 13/08/2011

10/07/2011 a 16/07/2011

26/06/2011 a 02/07/2011

05/06/2011 a 11/06/2011

29/05/2011 a 04/06/2011

08/05/2011 a 14/05/2011

24/04/2011 a 30/04/2011

10/04/2011 a 16/04/2011

13/03/2011 a 19/03/2011

27/02/2011 a 05/03/2011

20/02/2011 a 26/02/2011

06/02/2011 a 12/02/2011

16/01/2011 a 22/01/2011

26/12/2010 a 01/01/2011

19/12/2010 a 25/12/2010

05/12/2010 a 11/12/2010

07/11/2010 a 13/11/2010

17/10/2010 a 23/10/2010

10/10/2010 a 16/10/2010

03/10/2010 a 09/10/2010

12/09/2010 a 18/09/2010

05/09/2010 a 11/09/2010

29/08/2010 a 04/09/2010

22/08/2010 a 28/08/2010

15/08/2010 a 21/08/2010

08/08/2010 a 14/08/2010

04/07/2010 a 10/07/2010

20/06/2010 a 26/06/2010

13/06/2010 a 19/06/2010

23/05/2010 a 29/05/2010

16/05/2010 a 22/05/2010

02/05/2010 a 08/05/2010

25/04/2010 a 01/05/2010

11/04/2010 a 17/04/2010

04/04/2010 a 10/04/2010

28/03/2010 a 03/04/2010

21/03/2010 a 27/03/2010

14/03/2010 a 20/03/2010

07/03/2010 a 13/03/2010

28/02/2010 a 06/03/2010

21/02/2010 a 27/02/2010

07/02/2010 a 13/02/2010

31/01/2010 a 06/02/2010

24/01/2010 a 30/01/2010

17/01/2010 a 23/01/2010

10/01/2010 a 16/01/2010

27/12/2009 a 02/01/2010

20/12/2009 a 26/12/2009

13/12/2009 a 19/12/2009

29/11/2009 a 05/12/2009

22/11/2009 a 28/11/2009

15/11/2009 a 21/11/2009

08/11/2009 a 14/11/2009

01/11/2009 a 07/11/2009

25/10/2009 a 31/10/2009

18/10/2009 a 24/10/2009

11/10/2009 a 17/10/2009

04/10/2009 a 10/10/2009

27/09/2009 a 03/10/2009

20/09/2009 a 26/09/2009

13/09/2009 a 19/09/2009

06/09/2009 a 12/09/2009

23/08/2009 a 29/08/2009

09/08/2009 a 15/08/2009

02/08/2009 a 08/08/2009

26/07/2009 a 01/08/2009

19/07/2009 a 25/07/2009

12/07/2009 a 18/07/2009

05/07/2009 a 11/07/2009

28/06/2009 a 04/07/2009

21/06/2009 a 27/06/2009

14/06/2009 a 20/06/2009

07/06/2009 a 13/06/2009

31/05/2009 a 06/06/2009

24/05/2009 a 30/05/2009

17/05/2009 a 23/05/2009

10/05/2009 a 16/05/2009

03/05/2009 a 09/05/2009

26/04/2009 a 02/05/2009

19/04/2009 a 25/04/2009

12/04/2009 a 18/04/2009

05/04/2009 a 11/04/2009

29/03/2009 a 04/04/2009

22/03/2009 a 28/03/2009

15/03/2009 a 21/03/2009

08/03/2009 a 14/03/2009

01/03/2009 a 07/03/2009

22/02/2009 a 28/02/2009

08/02/2009 a 14/02/2009

01/02/2009 a 07/02/2009

25/01/2009 a 31/01/2009

18/01/2009 a 24/01/2009

11/01/2009 a 17/01/2009

04/01/2009 a 10/01/2009

28/12/2008 a 03/01/2009

21/12/2008 a 27/12/2008

14/12/2008 a 20/12/2008

07/12/2008 a 13/12/2008

30/11/2008 a 06/12/2008

23/11/2008 a 29/11/2008

16/11/2008 a 22/11/2008

09/11/2008 a 15/11/2008

02/11/2008 a 08/11/2008

26/10/2008 a 01/11/2008

19/10/2008 a 25/10/2008

12/10/2008 a 18/10/2008

05/10/2008 a 11/10/2008

28/09/2008 a 04/10/2008

14/09/2008 a 20/09/2008

07/09/2008 a 13/09/2008

31/08/2008 a 06/09/2008

24/08/2008 a 30/08/2008

17/08/2008 a 23/08/2008

10/08/2008 a 16/08/2008

03/08/2008 a 09/08/2008

27/07/2008 a 02/08/2008

20/07/2008 a 26/07/2008

13/07/2008 a 19/07/2008

06/07/2008 a 12/07/2008

29/06/2008 a 05/07/2008

22/06/2008 a 28/06/2008

15/06/2008 a 21/06/2008

08/06/2008 a 14/06/2008

01/06/2008 a 07/06/2008

25/05/2008 a 31/05/2008

18/05/2008 a 24/05/2008

11/05/2008 a 17/05/2008

04/05/2008 a 10/05/2008

27/04/2008 a 03/05/2008

20/04/2008 a 26/04/2008

13/04/2008 a 19/04/2008

06/04/2008 a 12/04/2008

30/03/2008 a 05/04/2008

23/03/2008 a 29/03/2008

16/03/2008 a 22/03/2008

09/03/2008 a 15/03/2008

02/03/2008 a 08/03/2008

24/02/2008 a 01/03/2008

17/02/2008 a 23/02/2008

10/02/2008 a 16/02/2008

03/02/2008 a 09/02/2008

27/01/2008 a 02/02/2008

20/01/2008 a 26/01/2008

13/01/2008 a 19/01/2008

06/01/2008 a 12/01/2008

30/12/2007 a 05/01/2008

23/12/2007 a 29/12/2007

16/12/2007 a 22/12/2007

09/12/2007 a 15/12/2007

02/12/2007 a 08/12/2007

25/11/2007 a 01/12/2007

18/11/2007 a 24/11/2007

11/11/2007 a 17/11/2007

04/11/2007 a 10/11/2007

28/10/2007 a 03/11/2007

21/10/2007 a 27/10/2007

14/10/2007 a 20/10/2007

07/10/2007 a 13/10/2007

30/09/2007 a 06/10/2007

23/09/2007 a 29/09/2007

16/09/2007 a 22/09/2007

09/09/2007 a 15/09/2007

02/09/2007 a 08/09/2007

26/08/2007 a 01/09/2007

19/08/2007 a 25/08/2007

12/08/2007 a 18/08/2007

05/08/2007 a 11/08/2007

29/07/2007 a 04/08/2007

22/07/2007 a 28/07/2007

15/07/2007 a 21/07/2007

08/07/2007 a 14/07/2007

01/07/2007 a 07/07/2007

24/06/2007 a 30/06/2007

17/06/2007 a 23/06/2007

10/06/2007 a 16/06/2007

03/06/2007 a 09/06/2007

27/05/2007 a 02/06/2007

20/05/2007 a 26/05/2007

13/05/2007 a 19/05/2007

06/05/2007 a 12/05/2007

29/04/2007 a 05/05/2007

22/04/2007 a 28/04/2007

15/04/2007 a 21/04/2007

08/04/2007 a 14/04/2007

01/04/2007 a 07/04/2007

25/03/2007 a 31/03/2007

18/03/2007 a 24/03/2007

11/03/2007 a 17/03/2007

04/03/2007 a 10/03/2007

25/02/2007 a 03/03/2007

18/02/2007 a 24/02/2007

11/02/2007 a 17/02/2007

04/02/2007 a 10/02/2007

28/01/2007 a 03/02/2007

21/01/2007 a 27/01/2007

07/01/2007 a 13/01/2007

31/12/2006 a 06/01/2007

24/12/2006 a 30/12/2006

17/12/2006 a 23/12/2006

10/12/2006 a 16/12/2006

03/12/2006 a 09/12/2006

26/11/2006 a 02/12/2006

19/11/2006 a 25/11/2006

12/11/2006 a 18/11/2006

05/11/2006 a 11/11/2006

29/10/2006 a 04/11/2006

22/10/2006 a 28/10/2006

15/10/2006 a 21/10/2006

08/10/2006 a 14/10/2006

01/10/2006 a 07/10/2006

24/09/2006 a 30/09/2006

10/09/2006 a 16/09/2006

03/09/2006 a 09/09/2006

27/08/2006 a 02/09/2006

20/08/2006 a 26/08/2006

13/08/2006 a 19/08/2006

06/08/2006 a 12/08/2006

30/07/2006 a 05/08/2006

16/07/2006 a 22/07/2006

09/07/2006 a 15/07/2006

02/07/2006 a 08/07/2006

25/06/2006 a 01/07/2006

18/06/2006 a 24/06/2006

04/06/2006 a 10/06/2006

28/05/2006 a 03/06/2006

21/05/2006 a 27/05/2006

14/05/2006 a 20/05/2006

30/04/2006 a 06/05/2006

23/04/2006 a 29/04/2006

16/04/2006 a 22/04/2006

02/04/2006 a 08/04/2006

19/03/2006 a 25/03/2006

12/03/2006 a 18/03/2006

05/03/2006 a 11/03/2006

19/02/2006 a 25/02/2006

12/02/2006 a 18/02/2006

05/02/2006 a 11/02/2006

29/01/2006 a 04/02/2006

22/01/2006 a 28/01/2006

15/01/2006 a 21/01/2006

08/01/2006 a 14/01/2006

01/01/2006 a 07/01/2006

25/12/2005 a 31/12/2005

18/12/2005 a 24/12/2005

11/12/2005 a 17/12/2005

04/12/2005 a 10/12/2005

27/11/2005 a 03/12/2005

20/11/2005 a 26/11/2005

13/11/2005 a 19/11/2005

06/11/2005 a 12/11/2005

30/10/2005 a 05/11/2005

23/10/2005 a 29/10/2005

16/10/2005 a 22/10/2005

09/10/2005 a 15/10/2005

02/10/2005 a 08/10/2005

25/09/2005 a 01/10/2005

18/09/2005 a 24/09/2005

11/09/2005 a 17/09/2005

04/09/2005 a 10/09/2005

28/08/2005 a 03/09/2005

21/08/2005 a 27/08/2005

14/08/2005 a 20/08/2005

07/08/2005 a 13/08/2005


Créditos




 

 

 

Recebi esse  Destaque da amiga, mãe, Evanir

e devo repassá-lo a 10 amigos. Quem  for

contemplado com essa graça, deve fazer o mes

mo, ou seja, repassá-lo a mais  10; e  assim, su

cessivamente.

 

Observe a lista dos 10, independente

da ordem dos nomes,ok?  

 

 

VOCÊ  MERECE RECEBER  ESTE

E VÁRIOS   DESTAQUES :

 

http://momkakau.zip.net/index.html  ( Mom Kakau) 

http://luavazia.zip.net ( Zeca Pestana)

http://casinha_dos_gemeos.blogger.com.br (Sônia Alves) 

http://amizadeseflores.zip.net/index.html   (Luíza)

http://sudengosa.bigblogger.com.br/  (Su Dengosa)

http://momentos.de.amor.zip.net   (Hera)

http://odaliscadosdesejos.blogspot.com (Estrela da noite)

http://eimy.zip.net (Eimy)

http://navegantesdodesejo.blig.ig.com.br/ (Femme)

http://odomdapaixao.zip.net (Fire & Life)   

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem




Universidades públicas ganham das particulares no Enade 2006


Nas 15 áreas de conhecimento avaliadas pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho) 2006, as universidades públicas são melhores que as particulares. Os resultados foram divulgados nesta quinta (31) pelo Ministério da Educação.

Segundo Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), que organiza o exame, o bom desempenho das instituições públicas já é observado há algum tempo, desde a época do antigo Provão. "O que nós estamos mostrando agora, com o IDD, é que além de terem melhores alunos formados, as instituições públicas também agregam mais [conhecimento] que as privadas", disse à Agência Brasil.

O IDD (Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e o Esperado) mostra a diferença entre o desempenho esperado e o alcançado na prova pelos formandos, revelando assim quanto conhecimento foi agregado. Varia de 1 a 5.

Nesse índice, o Enade aponta que 10,2% das públicas tiveram nota máxima (5) -- contra 5,6% das particulares -- e 28,9% conseguiram 4 -- contra 23,7% das particulares.

No Conceito Enade, que varia de 1 a 5 e avalia de forma conjunta o desempenho dos alunos ingressantes e concluintes, 21,2% dos cursos da instituições públicas alcançam nota máxima -- contra 1,6% das privadas -- e 33,1% tiveram 4 -- contra 14,6% das privadas.

O Enad avaliou mais de 386 mil alunos de 5.071 cursos que englobam 15 áreas de conhecimento em 1.600 instituiçõe -- em 871 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Agência Brasil

 

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem




Enade 2006 avalia menos de 1% dos cursos com a nota máxima



Na edição 2006 do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), um dos sistemas de avaliação da qualidade do ensino superior, apenas 0,79% dos 5.701 cursos avaliados (exatos 45) tiveram nota máxima nos dois conceitos empregados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Em ambos os indicadores, essa reduzida seleção de cursos obteve nota cinco, topo da escala que começa com a nota um.

Os conceitos são o do Enade, que considera o desempenho de ingressantes e concluintes nos cursos, e o IDD (Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado), que avalia o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos. Leia mais sobre os conceitos aqui.



O Enade aplica provas, por amostragem, a ingressantes e concluintes de cerca de 15 cursos superiores: diferentes áreas são avaliadas anualmente, formando um ciclo. A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) não participam do exame, pois alegam que têm seus próprios métodos de avaliação e não concordam com a metodologia do exame.

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem




COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM

 

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é muito parecida com as de vestibulares, mas com alguns traços característicos. A temática mais voltada para o social e a aplicação dos cinco conceitos explorados na prova objetiva são os principais pontos que a diferencia das demais. O texto deve ser estruturado na forma de prosa do tipo dissertativo-argumentativo, uma preocupação com a reflexão.

 

"O Enem quer formar cidadãos, pessoas com uma visão global do que acontece ao seu redor e capazes de opinar sobre isso", explica Osmar Junqueira Lima, professor de português e literatura do Instituto Henfil, ONG paulista que oferece cursos de preparação para a prova.

Apesar de ter uma estrutura semelhante às redações dos vestibulares comuns, o texto a ser redigido na prova do Enem exige do aluno um raciocínio mais homogêneo e completo. Para Lima, a palavra que define a redação é "interdisciplinaridade". Ou seja, "o aluno deve saber enxergar os acontecimentos como um todo, não em quadros isolados".

Em termos práticos, um tema será apresentado, e o candidato deverá desenvolver suas idéias sobre este assunto de forma coerente e organizada. "Isso significa levantar uma tese nas primeiras linhas, desenvolvê-la e defendê-la nos parágrafos seguintes", diz a professora de português do Cursinho da Poli, Cássia Diniz Moraes.

Isso fica claro nas competências de avaliação da prova objetiva, cobradas de uma forma um pouco diferente na questão da redação.

A competência I, referente ao domínio da linguagem, aplicada à redação, significa fazer uso da norma culta da língua portuguesa. Serão examinados aspectos como a concordância verbal e nominal, pontuação, ortografia e acentuação. Cássia confirma a importância deste aspecto na prova. "Não adianta o aluno ter uma boa proposta para o tema, se não domina o conteúdo gramatical".

A competência II consiste em saber construir e aplicar conceitos e compreender fenômenos. Na redação, isso significa compreender a proposta e aplicar os conceitos conhecidos para desenvolver este assunto. Feito isso, o candidato deve saber selecionar e hierarquizar o seu conhecimento para responder a questão apresentada pelo tema, exigência que caracteriza a competência III. "A prioridade no Enem é saber inter-relacionar os conteúdos", explica Cássia.

A temática, talvez o aspecto mais peculiar do Enem, geralmente propõe abordagens sociais, como violência, política e educação. Segundo Cássia, temas mais polêmicos implicam em um bom conhecimento do assunto. É aí que entra a competência IV. Ela exige do candidato saber construir um argumento consistente, ou seja, por meio dos conceitos selecionados e hierarquizados, defender um ponto de vista. Fazer isso, afirma Lima, obriga o aluno a saber o que está falando.

Ao desenvolver a questão apresentada, o candidato deve incluí-las em um contexto de diversidade cultural e respeito aos valores humanos e apresentar propostas de intervenção solidária na realidade, que é a competência V. Isso significa pensar em cidadania. E ser cidadão é refletir sobre os problemas que afetam a sociedade, desenvolver uma opinião e procurar soluções. Fazendo isso, o candidato alcança os cinco tópicos propostos pelo Enem e, segundo Lima, "dá um passo para participar da sociedade do futuro".

Terra

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem




O QUE ESPERAR  DAS  PROVAS  DO ENEM

 

A edição 2007 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está marcada para o dia 26 de agosto, em todo o País. Até lá, aproveite para estudar e conhecer um pouco mais da natureza interdisciplinar da prova. Confira abaixo algumas dicas fornecidas pelos professores do Cursinho da Poli para cada uma das disciplinas.

 

Português

"Há muitos anos, o Enem tem priorizado a habilidade de leitura e interpretação na prova de Português. O importante é o aluno ter muita atenção à leitura dos textos dados e, em especial, ao enunciado que, por vezes, chega a direcionar o aluno à resposta."

Prof. Cássia Diniz Moraes

Matemática

"Quando utilizada como ferramenta, ela pode ser uma peça fundamental na resolução de problemas de física, química, biologia e até geografia utilizando-se apenas as operações básicas matemáticas, conceitos de porcentagem, regra de três simples e um pouco de raciocínio lógico."

Prof. Willian Tama

História

"A proposta do Enem é avaliar competências e habilidades dos estudantes ao invés de informações do conteúdo programático. A leitura, interpretação de texto, análise de imagens ou comparação de imagens e texto podem ser abordados, tendo como referência algum período da História."

Prof. Elias Amorim

Geografia


"O Enem vem mantendo sua característica de interdisciplinaridade, apesar de que a versão 2006 aproximou-se muito de uma prova típica de vestibular. A recomendação de geografia vale para todas as disciplinas, pois, trata-se de uma prova que privilegia o senso crítico, interpretativo e atualizado do aluno."

Prof. Edilson Adão

Biologia

"Para biologia, podemos destacar a questão do aquecimento global e efeito estufa, muito discutidas na mídia atualmente; ressaltando os ciclos da matéria - especialmente do elemento carbono - e como os seres vivos participam de tal dinâmica. A importância da fotossíntese na produção do álcool e biodiesel a partir de cana, milho, mamona e soja."

Prof. Tiago Gomo

Química

"Mos últimos anos, as questões de química estão parecidas com as dos vestibulares convencionais - questões mais técnicas, ainda que contextualizadas. Desse modo, o estudante pode esperar por questões que cobrem assuntos típicos em química - como transformações da matéria e as quantidades de matéria envolvidas."

Prof. Rubens Faria

Física

"Questões que abordem situações clássicas da física não devem ser esperadas. Porém, os conceitos físicos constituem-se ferramenta de interpretação e compreensão da realidade, num contexto amplo. Cálculos específicos de grandezas físicas sem ligação direta com o cotidiano não devem ser encontrados. Mas aqueles que se aplicam ao dia-a-dia, como potência elétrica e consumo de energia, taxas de variação temporal como velocidade e aceleração, por exemplo, são sempre necessários."

Prof. Venerando de Oliveira

Literatura


"As questões de literatura deverão cobrar conhecimentos gerais sobre tendências e 'escolas' artísticas e literárias. Em resumo, estilos de época e suas caracterizações, seus autores e uma visão cronologicamente organizada de suas manifestações artísticas. Além disso, é importante relacionar os textos com o contexto histórico e social da sua concepção."

Prof. Roberto Juliano

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem




UNE promete onda de invasões de reitorias na próxima quarta (6)




Minutos após ser recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta, anunciou nesta quarta (30) uma série de invasões de prédios de reitorias de universidades públicas a serem realizadas na próxima quarta-feira (6). A UNE reivindica do governo R$ 200 milhões por ano para assistência de estudantes pobres das instituições federais de ensino superior. "Muitos estudantes estão chegando às universidades, mas não conseguem concluir o curso por falta de alimentação, transporte e uma política estudantil", disse Petta.

Chamado de "Pettinha" por Lula, o presidente da UNE disse que quer uma solução rápida do governo para garantir os estudos dos estudantes pobres. "Hoje o Brasil não tem verba específica para isso", afirmou. "Trouxemos uma reivindicação e exigimos que o governo adote uma medida voltada para esses estudantes que têm dificuldades para continuar os estudos", completou.

 

O presidente da UNE relatou que, na audiência desta quarta, Lula disse que iria conversar sobre assistência estudantil com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Na avaliação de Lula, o governo pode resolver a questão sem precisar enviar proposta para o Congresso, segundo relato de Petta.

Mesmo com a cordialidade da audiência, a UNE mantém a decisão de invadir as reitorias na próxima quarta-feira. As invasões não devem passar de um dia. A princípio, a entidade não quer repetir o que ocorre na Universidade de São Paulo, onde estudantes ocupam há 28 dias o prédio da reitoria.

Ao contrário do que ocorre na USP, onde os manifestantes mantêm uma relação difícil com o governador José Serra (PSDB), a direção da UNE é aliada do Palácio do Planalto. A UNE é uma das entidades que sempre apoiaram o governo petista. A entidade chegou a organizar manifestações, durante as crises políticas de 2005, para defender o presidente Lula. Em troca, o governo atendeu a uma série de pedidos de liberação de recursos feitos pela entidade.

A onda de protestos na quarta-feira é uma forma de a UNE marcar posição no jogo político. "Na semana que vem, haverá dia nacional de mobilização em torno da questão da assistência estudantil, muitas reitorias vão ser ocupadas, muitas manifestações vão acontecer, para exatamente pressionar o governo a adotar uma medida para ajudar os estudantes", disse Petta. "O índice de evasão nas universidades vem subindo muito por falta de uma política para o setor."

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem




Governo britânico oferece bolsas de estudo

 

O governo britânico abriu inscrições para o programa Chevening de bolsas de estudos no Reino Unido. O formulário de inscrição para o ano acadêmico de 2008/2009 pode ser obtido no endereço eletrônico www.chevening.org.br e deve ser enviado até o dia 31 de julho de 2007.

O formulário deve ser preenchido em inglês e encaminhado com a documentação de apoio, indicada no site, ao escritório do British Council mais próximo (Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo). O British Council, organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais, é O responsável pela administração do Chevening.

Para concorrer a uma das bolsas de estudo oferecida pelo programa, o candidato deve ser brasileiro, ter curso superior, bom domínio da língua inglesa, pelo menos dois anos de experiência profissional na área em que pretende se candidatar e, no momento da inscrição, estar residindo e trabalhando no Brasil. Cada candidato é avaliado conforme sua experiência e potencial.

Áreas do programa

* Desenvolvimento econômico e social
* Combate ao crime internacional
* Desenvolvimento sustentável, mudança climática e meio ambiente
* Finanças e Negócios Bancários, com prioridade para regulação e finanças públicas
* Governo e Políticas Públicas
* Direitos Humanos
* Jornalismo
* Comércio e Indústria, com prioridade para: tecnologia aeroespacial, aqüicultura, telecomunicações, desenho industrial e indústria cultural e de criação, energia, tecnologia ambiental e de construção civil, mineração e transportes
* Áreas do Direito relacionadas aos setores mencionados acima
* Esportes, especificamente voltado para a liderança esportiva

O programa Chevening é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido - FCO (Foreign and Commonwealth Office) e administrado pelo British Council e representa, para jovens promissores, uma excelente oportunidade de estudar em conceituadas universidades britânicas.

Mais informações podem ser obtidas no site www.chevening.org.br

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem




Movimento na USP reúne estudantes com perfis opostos

 

Filhos da classe alta ao lado de filhos da periferia. Jovens tipicamente paulistanos ao lado de migrantes nordestinos. Alunos do sucateado curso de história ao lado de alunos do rico curso de economia. Atuantes de centros acadêmicos ao lado de curiosos que só agora sabem o que significa autonomia universitária. Estão todos lá.

O movimento que desde o dia 3 invadiu a reitoria da USP agrega perfis tão diferentes quanto o de Adriana de Cássia Moreira, 24, negra, que saiu de Guarulhos (Grande São Paulo) para morar no Crusp (a moradia para estudantes da USP) e Diogo Campanhã, 21, branco, que mora com os pais em um bairro de classe média alta na zona oeste da capital.

A Folha conversou com quatro estudantes que, de alguma forma, têm participação ativa no movimento. Nenhum dos entrevistados é líder, porque o grupo se nega a indicar lideranças e resolve tudo na base das assembléias. Muitos participam de comissões; outros se incumbem de disseminar os propósitos do movimento em cursos alheios à manifestação.

É o caso de Adriana, que ajuda a explicar o que está acontecendo para alunos que não vão até a reitoria. Já Diogo faz parte das comissões de negociação e de comunicação. Há mais de duas semanas, ele passa as noites na reitoria. Adriana não dorme lá. "Não me envolvo mais porque tenho medo de represálias. Quero ser professora universitária", diz.

Em dias normais, ela se dedica ao mestrado de estudos comparados de literatura e língua portuguesa. Formada em português/lingüística, está desempregada e não conseguiu bolsa de mestrado. Para pagar as contas, corrige textos alheios. Diogo vai para o curso de administração pública que há dois anos freqüenta na Fundação Getúlio Vargas. De lá, segue para o curso de história, que faz na USP há quatro anos.

Ambos são da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), não participam de centros acadêmicos nem são filiados a partidos políticos. Também não namoram.

As coincidências param por aí. Ele é filho de mãe bioquímica que trabalha como professora em faculdade particular, e de pai engenheiro, que atua como administrador. Tem um irmão. Ela é filha única de pai professor da rede municipal de Guarulhos e de mãe aposentada que fez apenas ensino médio.

Diogo estudou em colégios tradicionais de São Paulo: Rio Branco e Palmares. Adriana freqüentou escola pública e só no ensino médio foi para uma particular porque conseguiu bolsa. Ele não fez cursinho. Ela passou um ano no cursinho.

Ele, já sabendo da luta estudantil, aderiu no primeiro dia. Em sua visão, não há nada de errado ao descumprir a decisão de reintegração de posse da reitoria. "É um direito da população pedir mudanças e ocupar um espaço público."

Ela, que é do grupo OcupAção Afirmativa (que luta por melhores condições de acesso e permanência para alunos carentes), diz que não tinha entendido bem o movimento. "Fui me informar e vi a necessidade de participar." Para Adriana, o ponto principal das reivindicações é a construção de moradias e a flexibilização do acesso para pobres e negros. Para Diogo, é a contratação de docentes e a melhora na estrutura e na qualidade do ensino.

Se divergem neste ponto, estão convencidos de que a mobilização é necessária para pressionar o governo e a reitoria. Têm, ainda, outra certeza em comum: a de que sua mães estão apreensivas. "Minha mãe está em pânico. Ela tem medo da polícia", diz Diogo. "Minha mãe tem medo da polícia porque não temos como pagar advogado", finaliza Adriana.

Folha de SP

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem




VOTAÇÃO NO CLUBE  DA MELHOR IDADE

 

Amigo(a) , meu outro espaço, o  poético 

"Love Stories" está concorrendo para des

taque no Clube da Melhor Idade . Caso con

sidere merecedor  , peço seu voto  . Basta 

clicar  no link   abaixo e já  estará  na 

sala  de  votos . Desde já, agradeço a sua

atenção e conte  comigo!

 

       

 

http://amigosdoclube.zip.net/salavotos.html 

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem




SÃO PAULO: universitários podem concorrer a 692 bolsas

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo abriu hoje as inscrições para universitários que desejem trabalhar em 41 hospitais e centros de saúde estaduais. São 692 vagas para estudantes que receberão uma bolsa para atuar como Jovens Acolhedores, dentro de um programa de humanização de atendimento de pacientes e acompanhantes.

As inscrições precisam ser feitas pelo site www.saude.sp.gov.br, no destaque Jovens Acolhedores, até 6 de junho. Para participar é preciso estudar em instituições que já se interessaram e se cadastraram na secretaria. Não é necessário que o aluno esteja matriculado em um curso da área da saúde. Após o processo de inscrição, haverá sorteio para preenchimento das vagas.

Cada aluno receberá uma bolsa de R$ 350 da Secretaria. As faculdades se comprometem

a complementar os valores das mensalidades escolares. O contrato é de um ano, com uma carga horária de trabalho de 20 horas semanais. No momento da inscrição, o estudante escolhe a unidade em que deseja trabalhar, sem a necessidade de ser na cidade onde mora.

Editado por NilceuProf

Haloscan

Zip Net


Enviar esta mensagem