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Cidade:Campinas-SP

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Filmes:Aprecio a todos os gêneros

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Governo quer oferecer prêmio em dinheiro para alunos do Bolsa Família



Jovens de famílias atendidas pelo Bolsa Família que passarem de ano podem receber um prêmio em dinheiro. O projeto está sendo estudado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Os jovens que freqüentam da 5ª à 8ª série receberiam, ao final de cada ano, um valor em dinheiro. O montante ainda não foi definido, mas a expectativa é a de que seja R$ 204. A quantia equivale a um ano de benefício variável do Bolsa Família, que hoje é de R$ 15, mas em breve deve ser reajustado para R$ 17.

Chamada de Prêmio Aprovação, a medida substituiria a idéia de formar uma poupança para o aluno, que poderia ser sacada ao final do segundo grau. Segundo o ministério, a experiência internacional mostra que é mais eficaz que o prêmio seja concedido ano a ano. A poupança para premiar os alunos chegou a ser estudada no PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), mas ficou de fora do plano para ser incluído no PAC Social, que é um pacote de medidas a serem lançadas pelo governo federal. 

Agência Brasil

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ENEM: MAIS DE 74 MIL JÁ SE INSCREVERAM

 

O número de inscritos via Internet para a edição 2007 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já passa de 74 mil, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A estimativa do é que até o 15 de junho esse número chegue a 4 milhões.

 

As inscrições, que estão abertas desde o dia 14, podem ser feitas no novo site do Enem (www.enem.inep.gov.br) ou em qualquer agência dos Correios. A taxa é de R$ 35. Alunos do ensino público estão isentos do pagamento. A prova do Enem será realizada no dia 26 de agosto.

Inep

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Alunos decidem manter ocupação na USP mesmo após reintegração de posse

 

Os alunos da USP (Universidade de São Paulo), que ocupam o prédio da reitoria desde o último dia 3, decidiram continuar no local mesmo após a Justiça ter determinado na tarde desta quarta-feira a reintegração de posse imediata.

A reitoria da universidade entrou com o pedido de reintegração na manhã de hoje e, por volta das 18h, a Justiça enviou aos alunos um ofício determinando a saída.

Os ocupantes da reitoria decidiram que vão manter-se no prédio após a realização de uma assembléia na noite desta quarta.

Os universitários também decidiram pela greve estudantil na quinta-feira (17) e a realização de um ato, juntamente com sindicatos de servidores de universidades de São Paulo, do vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo) até a Assembléia Legislativa.

Os alunos ocuparam o local por não terem sido recebidos pela direção da universidade para entregar uma carta com várias reivindicações, entre elas mais moradias estudantis, reformas em prédios da universidade e um posicionamento oficial da reitoria a respeito dos decretos do governador José Serra (PSDB), entre eles o que criou a Secretaria de Ensino Superior.

Na terça-feira (15), a USP informou que entraria com medidas judiciais contra o grupo de alunos que invadiu o prédio da reitoria.

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USP vai contratar 1.900 professores

 

A USP (Universidade de São Paulo) divulgou nesta quarta (16) que foi aprovado, pela Assembléia Legislativa de São Paulo, o Projeto de Lei Complementar 32/2006, que prevê a criação de 1.900 cargos de professor doutor para a universidade. O projeto, encaminhado em 2006 pelo então governador do Estado, Cláudio Lembo, foi votado e aprovado na terça-feira (15).

A contratação de docentes é uma das reivindicações dos
estudantes que ocupam
o prédio da Reitoria da universidade desde o último dia 3.

O projeto extingue também 1.567 cargos de professor-assistente não preenchidos -- antigo nível inicial da carreira docente na USP. Os postos não estão ocupados porque não houve a realização de concursos públicos para isso, ou os antigos professores que estavam no cargo se aposentaram ou progrediram na carreira. Os recursos para as contratações virão do orçamento da USP.

Em nota, a assessoria de imprensa da USP informa que essas contratações "serão operacionalizadas a partir do retorno à normalidade das atividades da Reitoria".

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Para Serra, arredondar nota é "um detalhe"


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse nesta terça-feira (14) que sua administração vem fazendo "avanços imensos" na área da educação, e que o novo sistema de avaliação de médias bimestrais e anual dos alunos da rede pública estadual, de arredondar os valores decimais das notas escolares para mais, não tem nenhuma relevância.

Na sua avaliação, a questão do arredondamento é "um detalhe". "Se arredonda (a nota) para baixo ou para cima, não tem nenhuma relevância", reiterou, após participar da homenagem ao 3º Batalhão do Gate, na Capital, que atuou no mais longo seqüestro do Estado, ocorrido em Campinas.

Ao falar dos avanços que sua gestão vem fazendo na área educacional, o governador citou a mudança na avaliação da progressão continuada, cuja avaliação vai ser feita a cada dois anos e não mais em quatro, como ocorre hoje.

E destacou: "Não tem repetência, mas os alunos que não puderem prosseguir pertencerão a classes especiais de recuperação. Este é um avanço imenso."

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Escolas de São Paulo arredondarão notas para cima



Um novo sistema de avaliação para todos os alunos da rede pública estadual entrou em vigor na sexta-feira, com a publicação de uma resolução no "Diário Oficial". Todas as escolas vão adotar um mesmo padrão de médias bimestrais, com notas em números inteiros de 0 a 10 - valores decimais devem ser arredondados para mais. Assim, um aluno que obtiver nota 4,2 na média anual terá sua nota arredondada para cima e será aprovado com 5.

A medida é o primeiro passo para a mudança na avaliação da progressão continuada, cuja avaliação passa a ser a cada dois anos, e não quatro, como ocorre hoje. Já neste ano os alunos da 2ª série do ensino fundamental serão avaliados e, em 2008, o mesmo ocorrerá com os estudantes da 6ª série.

A resolução publicada prevê que deve haver o "arredondamento para o número inteiro imediatamente superior" na nota bimestral, mas a secretária de Educação do Estado, Maria Lúcia Vasconcelos, não acredita que isso possa beneficiar o aluno "preguiçoso". "Isso acaba sendo até um estímulo. A diferença não está em meio ponto. O importante é o aluno saber o que se espera dele", afirma. A mudança também foi necessária para que os alunos possam ter acesso aos seus boletins também pela internet, a partir de agosto. As informações são de "O Estado de S.Paulo".
  

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Para Serra, arredondar nota é "um detalhe"


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse nesta terça-feira (14) que sua administração vem fazendo "avanços imensos" na área da educação, e que o novo sistema de avaliação de médias bimestrais e anual dos alunos da rede pública estadual, de arredondar os valores decimais das notas escolares para mais, não tem nenhuma relevância.

Na sua avaliação, a questão do arredondamento é "um detalhe". "Se arredonda (a nota) para baixo ou para cima, não tem nenhuma relevância", reiterou, após participar da homenagem ao 3º Batalhão do Gate, na Capital, que atuou no mais longo seqüestro do Estado, ocorrido em Campinas.

Ao falar dos avanços que sua gestão vem fazendo na área educacional, o governador citou a mudança na avaliação da progressão continuada, cuja avaliação vai ser feita a cada dois anos e não mais em quatro, como ocorre hoje.

E destacou: "Não tem repetência, mas os alunos que não puderem prosseguir pertencerão a classes especiais de recuperação. Este é um avanço imenso."

 

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PERMANÊNCIA NA ESCOLA REDUZ  HOMICÍDOS, SEGUNDO ESTUDO

 

Jovens nascidos na periferia estão mais sujeitos à violência urbana, à maternidade precoce e à evasão escolar. Segundo a pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) de São Paulo, há uma estreita relação entre a criminalidade e a falta de estudo. Nas áreas pobres, há o dobro de adolescentes entre 15 e 17 anos fora dos bancos escolares do que aqueles que moram em bairros nobres da cidade e que têm acesso a boas escolas.

De acordo com a pesquisa, o aumento no número de matrículas, principalmente no Ensino Médio, traduziu-se em menos assassinatos e gravidez de adolescentes. A redução da mortalidade na juventude (de 70%) foi assinalada principalmente nas áreas mais pobres.

O dobro de jovens de 14 a 17 anos dessas áreas teve filhos em relação aos bairros ricos; além disso, os jovens de 15 a 19 anos morreram por homicídio três vezes mais que nos bairros ricos. A evasão escolar em bairros periféricos é o dobro da registrada em localidades mais nobres: 14,9% e 7,6%, respectivamente.

Na disputa por um lugar no mercado de trabalho, jovens de baixa renda também saem em desvantagem com aqueles nascidos nas famílias de melhor poder aquisitivo. Para o economista e diretor do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) e ex-secretário municipal de Trabalho, André Urani, quem antes conseguia uma vaga apenas com o diploma do Ensino Médio hoje precisa passar muito mais tempo nos bancos escolares para se destacar. "A falta de perspectivas e a desmotivação nas escolas da rede pública leva o jovem para a marginalidade, porque quer consumir e não está no mercado de trabalho, que se retraiu", explica o economista.

Segundo ele, hoje mais da metade dos jovens no Estado do Rio entre 15 e 17 anos está fora da escola. "Eles têm consciência de que a escola é ruim e que dificilmente levará a algum lugar", avalia André Urani.

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Enem abre inscrições hoje

 

Iniciam-se nesta segunda-feira, dia 14 de maio, as inscrições para a edição 2007 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo segue até o dia 15 de junho. Quem quiser participar poderá se inscrever nas agências dos Correios de todo o País ou no site Enem (www.enem.inep.gov.br). A taxa é de R$ 35. Alunos do ensino público estão isentos.

 

Os estudantes não são obrigados a fazer o Enem. Poderá realizar a prova qualquer pessoa que já tenha concluído o Ensino Médio e os estudantes que vão conclui-lo ainda em 2007.

O Enem será realizado no dia 26 de agosto. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional do Ensino Médio tem como principal objetivo avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica.

A prova tem 63 questões objetivas de múltipla escolha sobre várias áreas de conhecimento, além de prova discursiva. A participação no Enem é uma das formas de qualificar o aluno para participação no programa Universidade para Todos (ProUni), que tem como objetivo facilitar o acesso ao Ensino Superior.

No primeiro semestre de 2007, só se inscreveu no ProUni o estudante que obteve nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais) no exame.

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SOBRE  O  'DIA  DAS  MÃES '

ORIGEM

 

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".

Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.

"Não criei o dia das mães para ter lucro"

O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.

Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.

Cravos: símbolo da maternidade

Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados. 

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