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Estado do RJ recruta três mil jovens para os jogos do Pan




Três mil jovens das escolas estaduais do Rio de Janeiro serão chamados para ajudar na festa de abertura e de encerramento dos Jogos Pan-Americanos 2007. O projeto faz parte de uma Parceria entre as secretarias de Trabalho e Renda e de Educação.

Segundo o assessor especial da Secretaria de Trabalho e Renda, o ex-nadador Raphael Thuin, responsável pelo recrutamento de recursos humanos para a realização do evento, afirmou que nas próximas semanas, será formado um núcleo de trabalho, com integrantes das secretarias de Trabalho e Renda, Educação e Turismo, Esporte e Lazer e do Comitê Olímpico, para a coordenação e instrução dos jovens na programação do evento. Os alunos integrarão a seleção de voluntários que irão trabalhar nos jogos.

O secretário de Trabalho e Renda, Alcebíades Sabino, afirmou que a parceria é mais uma ação da força-tarefa estadual para o Rio 2007.

Criada pelo governador Sérgio Cabral, a força-tarefa é responsável por coordenar as atividades dos órgãos e entidades da administração direta e indireta envolvidos na organização dos Jogos.


Assessoria de imprensa do Estado do RJ

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Comissão da Câmara aprova validação de diplomas estrangeiros



A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta (18) o Projeto de Lei 4647/04, do Senado, que estabelece prazo de quatro meses para as universidades brasileiras pronunciarem-se sobre os pedidos de validação de diplomas de graduação obtidos em universidades estrangeiras. O projeto será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A proposta, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, também fixa critérios para as exigências e obriga explicações sobre os motivos de recusa da validação.

A proposta aprovada, que mantém as universidades públicas como as únicas habilitadas a validar os diplomas, estabelece os prazos de quatro meses para diplomas de graduação e seis para os de pós-graduação.

Para os casos de divergência de currículos entre os nacionais e estrangeiros, a proposta estabelece três critérios: para 95% de correspondência, os currículos serão reconhecidos como equivalentes; entre 95% e 75%, caberá a realização de provas pelo candidato na própria universidade; e abaixo de 75% de correspondência, será indicada a realização de estudos complementares na própria universidade ou outra instituição que realize curso correspondente, ressalvada, em qualquer caso, a classificação em processo seletivo.


Agência Câmara

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Oito capitais podem perder verba mensal para merenda escolar

 

Oito capitais, Boa Vista, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Palmas, Recife, Rio Branco e Teresina, e 1.033 municípios correm o risco de não receber os recursos da merenda escolar neste mês por estarem sem Conselho de Alimentação Escolar.

Os Estados de Alagoas e do Paraná e 694 prefeituras também podem ficar sem receber porque ainda não apresentaram a prestação de contas do dinheiro recebido em 2006 do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O prazo para entrega da prestação de contas acabou no dia 28 de fevereiro.

Os Estados e prefeituras inadimplentes, no entanto, ainda podem regular sua situação antes da suspensão do recurso. Para isso, basta encaminhar a prestação de contas e constituir um novo CAE ou prorrogar o mandato do atual.

Com vigência de dois anos, prorrogáveis por mais dois, o CAE é o instrumento de controle social do Pnae. Os conselhos são formados por representantes do Executivo, Legislativo, professores, pais de alunos e representantes da sociedade e têm como atribuição fiscalizar as escolas para identificar se os cardápios estão sendo cumpridos, em qualidade e quantidade, e zelar pela aquisição, pelo armazenamento e pela distribuição dos produtos alimentícios.

Além disso, devem analisar a prestação de contas dos recursos transferidos pela União, encaminhando a prestação de contas ao governo até o dia 28 de fevereiro do ano posterior ao do repasse.

MEC

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Déficit de atenção e hiperatividade precisam de tratamento

 

O TDAH ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um problema que deve ser diagnosticado por um médico ou psicólogo e tratado preferencialmente por uma equipe de vários profissionais (psiquiatra e neurologista, psicólogo e psicopedagogo, quando necessário).


As pessoas que possuem TDAH têm os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade que podem se expressar de formas diferentes. Em se tratando de crianças, é indicado que ela possa ser avaliada em relação ao transtorno de déficit de atenção/hiperatividade quando possuir sintomas como distração por qualquer interferência, dificuldade para se concentrar tanto em tarefas escolares quanto em jogos, estar em constante movimento e não conseguir aguardar a sua vez.

Mas tenha cuidado e muita calma. Às vezes, as crianças são mal diagnosticadas com TDAH, quando na realidade estão com comportamento agitado e desatento, mas esperado quando vive um momento estressante na vida, como, por exemplo, a perda de um familiar que gostava muito. É fundamental que você confie no especialista ou na equipe que está avaliando seu filho, procurando sanar todas as suas dúvidas sobre o que está ocorrendo.

Há estudos que mostram que as crianças com TDAH são hipersensíveis a estímulos auditivos, táteis e visuais e desta forma ficam sobrecarregadas diante de estímulos que não conseguem peneirar. Quando a criança é avaliada por especialista e o diagnóstico de TDAH é confirmado, algumas atitudes dos pais são fundamentais para ajudar no tratamento.

Em primeiro lugar, é fundamental que busquem conhecer o que é o TDAH, suas causas e como se manifesta nas diferentes situações que envolvem o dia-a-dia da criança.

A criança não deve ser culpada pela TDAH, pois ele é um problema que merece cuidados especiais. Por questões alheias à vontade da criança, ela pode ter dificuldade para lidar com mudanças, ter problemas de sono, alimentares e de disciplina. Puni-la ou chamá-la de "mal-educada", são atitudes que podem diminuir sua auto-estima. Assim, paciência, compreensão e diálogo são atitudes mais adequadas.

A TDAH, além de interferir na capacidade de concentração da criança, também pode deixá-la mais impulsiva e com maior dificuldade de lidar com a frustração. Ela então necessita aprender a lidar com as conseqüências de seus atos, intencionais ou não.

Para tanto, é preciso que os pais estabeleçam regras claras e definidas, que sirvam de modelo a ser seguido pela criança. Ela precisa de limites que norteiem o seu comportamento. Necessita de pais firmes, com autoridade moral, mas sem o uso de um comportamento agressivo e opressor, o que pode deixar a criança com TDAH mais irritada e ansiosa.

Também é aconselhável que os pais e familiares de sua convivência ajam com a criança de forma uniforme e clara, ajudando-a a entender o que é esperado dela.

Contato: fabiolaalba@terra.com.br

Terra
 

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Professores protestam na avenida Paulista



Cerca de 1.700 pessoas, conforme estimativas da PM (Polícia Militar), participam na tarde desta terça-feira de um protesto em favor dos professores da rede estadual paulista, na avenida Paulista (centro de São Paulo). Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), às 17h, o grupo interditava totalmente a pista sentido Paraíso da avenida.

De acordo com a assessoria de imprensa da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), o movimento reúne de 5.000 a 7.000 pessoas.

Os professores se reuniram no começo da tarde em frente ao Masp e realizaram uma assembléia na qual decidiram que, se não receberem nenhuma proposta de reajuste salarial até o próximo dia 10 de maio, entrarão em greve.

Encerrada a assembléia, os manifestantes seguiram em passeata rumo à Assembléia Legislativa, no Ibirapuera (zona sul de São Paulo).

Os professores reivindicam aumento retroativo a março passado. Eles querem que o piso da categoria --fixado atualmente em R$ 688-- seja equiparado ao piso do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) que, em março passado, ficou em R$ 1.620,89, ainda de acordo com a Apeoesp.

O protesto é pacífico apesar da interdição da avenida, de acordo com a PM.

  Folha de SP

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Servidores de universidades públicas de SP fazem paralisação


Servidores da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo) organizaram nesta terça (17)um dia de paralisação.

Na Ufscar, o movimento foi de funcionários técnicos e administrativos e fez parte do Dia Nacional de Paralisação dos servidores públicos federais, que pedem, sobretudo, aumento salarial.

Nas universidades estaduais, a paralisação, além de reivindicar aumento salarial, protestou contra
decretos do governo Serra, "que ataca a autonomia universitária; fragmenta o sistema educacional; faz intervenção a gestão financeira, acadêmica e administrativa e veta ampliação de recursos para a educação pública", segundo nota da Adunesp (Associação dos Docentes da Unesp).


O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, que é o atual presidente do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas),
recebeu na tarde desta terça representantes do Fórum das Seis (entidade que reúne os sindicatos de professores e funcionários das três universidades estaduais paulistas), que apresentaram sua pauta de reivindicações.

O reitor deverá reunir o Cruesp na próxima semana para discutir a
proposta e, na primeira semana de maio, o Cruesp e o Fórum se reunirão para negociação.

uol

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Haddad defende que educação tenha 5% do PIB até 2012



Para Fernando Haddad, ministro da Educação, o investimento em educação básica deve ser de pelo menos 5% do PIB (Produto Interno Bruto) para que o país consiga cumprir o cronograma e as metas estabelecidas pelo PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação).

"Seria razoável fixar para 2012 chegar aos 5% [do PIB]. Nós temos que ter claro que quanto mais demorado for esse processo de recomposição do orçamento da educação, mais longe vai estar a meta prevista de tornar o sistema educacional brasileiro compatível com a qualidade dos países desenvolvidos", disse o ministro à Agência Brasil, após participar de evento em São Paulo.

Em 2005, o PIB brasileiro somou R$ 2,147 trilhões, segundo o IBGE -- os 5% pedidos por Haddad representariam cerca de R$ 107 bilhões anuais. O orçamento do MEC (Ministério da Educação) para 2007 é de R$ 27,580 bilhões.

Segundo Haddad, o aumento do volume de recursos no orçamento do
Ministério da Educação precisa ocorrer em uma velocidade compatível com a estruturação das metas para o desenvolvimento da educação.

"Na comparação internacional, sobretudo com aqueles países que
promoveram uma revolução na educação, nós verificamos que o Brasil deixa a desejar do ponto de vista de investimento. Investimento não é responsabilidade apenas da União, é do setor público da educação, o que envolve Estados e municípios", completou.

Para evitar que o Plano de Desenvolvimento da Educação não se esgote com as eleições, Haddad enfatizou que o MEC se organizou para ir aos municípios e Estados para estabelecer parcerias com os dirigentes locais. O ministro informou que o órgão contratará 80 consultores especializados em educação com a missão de visitar as localidades para fazer a pactuação, de maneira suprapartidária e plurianual.

De acordo com Haddad essas ações ainda não foram implementadas porque não havia a preocupação em estabelecer um regime de colaboração permanente com Estados e municípios.


Agência Brasil

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EUA oferecem bolsas de estudo para brasileiros

 

Interessados em conseguir bolsa de estudo para fazer doutorado nos Estados Unidos podem se inscrever até o dia 15 de maio. O Programa de Doutorado Pleno nos Estados Unidos é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Comissão Fulbright. Podem participar brasileiros com diploma de nível superior e desempenho acadêmico comprovado. Os selecionados iniciarão suas atividades no segundo semestre de 2008.

As bolsas, com duração inicial de 12 meses, poderão ser renovadas dependendo do desempenho do bolsista. A duração total do programa não poderá ultrapassar 48 meses. Os selecionados terão direito a passagem aérea de ida e volta para o bolsista e um dependente, bolsa mensal, auxílio instalação, seguro saúde e pagamento de taxas escolares.

Para participar, o candidato não pode estar matriculado em programa de doutorado no Brasil, nem ter recebido bolsa de estudos do governo brasileiro para a realização de doutorado. Só serão aceitos projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil.

Esta edição do concurso traz novidades. As cartas de recomendação apresentadas deverão conter, além da apreciação de professores ou pesquisadores sobre o candidato, a afirmação de que estão dispostos a exercer a função de tutor do estudante durante a realização do doutorado nos Estados Unidos. A indicação de nomes de até cinco instituições para a realização do doutorado será atribuição exclusiva dos candidatos.

Mais informações sobre o programa e a documentação exigida para a inscrição podem ser obtidas no site da Capes, www.capes.gov.br/bolsas/noexterior/doutorado.html  .

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BRASIL PODE SER MODELO DE EDUCAÇÃO  DIGITAL  INFANTIL

 

O modelo que está sendo criado no Brasil para educar crianças com computadores pessoais portáteis, os chamados laptops, deverá ser adotado depois por muitos países pobres que também decidirem pela educação digital infantil. A avaliação é de David Cavallo, um dos principais pesquisadores do Laboratório do Futuro da Aprendizagem do Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT, Massachusetts Institute of Technology).

O MIT é um dos mais importantes centros de criação tecnológica do mundo e é onde nasceu a idéia do projeto OLPC (One Laptop Per Child), que no Brasil poderá se chamar Um Computador por Criança (UCA), que hoje tem o governo federal e diversas instituições brasileiras como parceiros.

"Houve um Congresso em Boston, e um grupo do Brasil veio visitar nosso trabalho em comunidades carentes. Todos falam que é bom, mas que não adianta como referência, porque os carentes nos EUA não são a mesma coisa que no Brasil. Em Ruanda não vao olhar para o que fazemos em Boston, vão olhar para o Brasil", disse. Ruanda, na África, é um dos países que pretende implantar o OLPC nas escolas públicas, como o Brasil.

O pesquisador está no Fórum Internacional Software Livre (FISL), que termina neste sábado, em Porto Alegre. O FISL começou na quinta-feira, com a participação dos principais profissionais brasileiros e de estrangeiros que trabalham no setor de programação com o código aberto.

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