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O GOSTO PELA LEITURA

 

A leitura é uma das aquisições escolares que os pais mais desejam que seu filho obtenha. Na maior parte das vezes a criança não está cognitivamente preparada para ler antes dos seis ou sete anos, apesar de algumas conseguirem fazê-lo precocemente. Aprender a ler pressupõe uma capacidade de simbolização ou seja, que a criança compreenda que as letras no papel formam uma palavra com um determinado significado.

Quando a questão é o gosto pela leitura, estamos falando de algo que é construído desde o início da vida, através das histórias que os adultos lêem e contam para a criança. Uma mesma história pode possuir significados diferentes para cada criança. Entrar em contato com uma história é muito mais do que um ato de prazer ou uma maneira de ampliar conhecimentos.

O mergulho no mundo da leitura possibilita que a criança possa entrar em contato com os mais diversos personagens como bruxas, fadas, reis, princesas, o Rei Leão, O Patinho Feio, a Turma da Mônica entre tantos outros.

Cada história com seus variados heróis, heroínas e vilões representam também ansiedades, desejos, medos, fantasias existentes no ser humano. Estas situações a partir de agora serão vividas num nível simbólico possibilitando que a criança adquira novas soluções para suas dificuldades e problemas interiores e exteriores, em sua inicial relação com a vida na sociedade.

O ato de ler definirá o futuro escrever e falar bem da criança. É importante que os pais em conjunto com a escola proporcionem visitas a bibliotecas, horários para leitura, ida a museus, a teatro, exposições de arte, feiras do livro, familiarização com a internet entre outras tantas atividades sócio-educativas, as quais terão papel preponderante em seu desenvolvimento psicológico, cognitivo e social.

A motivação pela leitura é muito determinada pela postura dos pais em relação aos livros. Então, pergunte-se: você gosta de ler, tem prazer em ler, conta histórias a seus filhos? Ajuda seus filhos a cuidar e conservar seus livros e cadernos... Enfim o exemplo surge como um amigo a ser bem tratado... Afinal de contas tudo começa em casa .

Mães e Filhos

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Falta de vagas em escolas leva Ministério Público a acionar Prefeitura de SP

 

 

Por meio da Promotoria de Justiça de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos da Infância e da Juventude, o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) moveu cerca de 20 ações civis públicas contra a Prefeitura de São Paulo, para obrigá-la a criar 8.500 novas vagas na rede pública de ensino infantil da cidade.

Nas ações, o MP-SP pede que o município disponibilize as vagas em prazos entre 60 e 120 dias, sob pena de multa de R$ 50 por criança não atendida no prazo.

De acordo com os promotores Motauri Ciocchetti de Souza, Martha de Toledo Machado e Oswaldo Peregrina Rodrigues, que assinam as ações, o STF (Supremo Tribunal Federal) estabeleceu que é obrigatório o oferecimento de vagas nas escolas públicas em número suficiente para atender às crianças em idade escolar.

Nas ações, que correm nas Varas da Infância e Juventude da Capital, o MP-SP apresenta os nomes das crianças que foram identificadas pelos conselhos tutelares como não atendidas pela prefeitura.

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PARALISAÇÃO  NAS  ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO

 

Cerca de 1,5 milhão de alunos das escolas estaduais do Rio de Janeiro ficarão sem aula no próximo dia 25. Os profissionais da rede de ensino vão realizar uma paralisação de 24 horas para reivindicar reajuste salarial.

Segundo a coordenadora geral do sindicato da categoria, Maria Beatriz Lugão, os trabalhadores querem a reposição da perda de 60% do salário ao longo dos últimos 11 anos. Lugão reclamou da oferta de reajuste apresentada pelo governo, que ofereceu apenas 1%.

O aumento oferecido pelo governo representa R$ 4,31 a mais no salário dos professores, que é de R$ 431. "Nós pretendemos fazer uma passeata do Largo do Machado até o Palácio Guanabara (sede do governo fluminense) para cobrar as promessas de campanha de Sérgio Cabral", destacou a coordenadora.

Ainda de acordo com Lugão, o sindicato vem cobrando a contratação de mais professores, pois há 16 mil profissionais que passaram em concurso e aguardam a chamada desde 2004. A Secretaria Estadual de Educação convocou apenas 1,4 mil para trabalhos temporários.

 

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Começa nesta 4ª prazo para instituições aderirem ao Prouni




Começa nesta quarta-feira (11) o prazo para as instituições de ensino superior aderirem ao Prouni (Programa Universidade para Todos). As faculdades que pretendem oferecer bolsas do programa no segundo semestre deste ano devem fazer a adesão até 11/5. Os estabelecimentos de ensino que já participam do programa também precisam aderir para continuar oferecendo as bolsas.

Podem ser oferecidas bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica. No primeiro semestre do ano, foram oferecidas 65.276 bolsas integrais e 43.366 parciais.



Estudantes


O prazo de inscrição para os estudantes concorrerem a bolsas para o segundo semestre vai de 23 de maio a 9 de junho. Cada um pode escolher até sete cursos para tentar as bolsas.

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PROFESSORES MINEIROS  E A  DEPRESSÃO

 

PESQUISA

 

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação revelou que os professores da rede pública estão sofrendo de depressão e estresse. O levantamento, feito em 26 escolas municipais de Belo Horizonte (MG), concluiu que a metade dos professores sofre algum tipo de transtorno mental. A informação é do Jornal Nacional.

A depressão e a ansiedade se manifestam de várias formas, segundo a pesquisadora Sandra Gasparini. "Esquecimento fácil, falta de concentração, alterações de sono, alterações de humor, irritabilidade, doenças somáticas, como dor de estômago", listou.

Segundo a Confederação, 30% dos afastamentos em escolas da rede pública do País são provocados pelo estresse. Uma situação que preocupa porque pode afetar a qualidade do ensino.

"Nós consideramos que qualquer atividade, qualquer iniciativa individual da própria pessoa ou das próprias entidades sindicais não dão conta de resolver esse problema que é bastante grave. É preciso também a implementação de uma política pública de acompanhamento, de prevenção das doenças profissionais", afirmou Inês Camargos, da Confederação Nacional Trabalhadores em Educação.

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"Alunos do ProUni obtém as melhores notas"__diz Enade.

 

Os alunos beneficiados com bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) obtiveram as melhores notas no Enade, o antigo provão. Os primeiros estudantes foram avaliados em novembro do ano passado e o resultado oficial só sai em maio. Mas o MEC já corrigiu as provas e as notas revelaram que os alunos do ProUni se sairam melhor que os estudantes particulares em todas as áreas de ensino avaliadas. A informação é do Jornal Nacional.

No curso de Psicologia, por exemplo, os alunos do ProUni conseguiram nota 47,5. Os que não são do programa atingiram 40,8. No curso de Administração, os alunos do ProUni ficaram com nota 40,2. Os alunos sem bolsa obtiveram nota 32,5. No curso de Medicina: alunos com bolsa, nota 36,4; alunos sem bolsa, nota 28,8.

Criado há um ano e meio, o programa dá bolsas de estudo para alunos de famílias pobres que tenham feito ensino médio em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsas de estudo. As bolsas são integrais para alunos de famílias com renda de até R$ 570 por pessoa e parciais para alunos com renda familiar de até R$ 1.140 por pessoa.

Para permanecer com a bolsa do ProUni, durante todo o curso, o estudante tem que ser aprovado em 75% das matérias. "O aluno sabe perceber uma oportunidade que é oferecida, que não era oferecida no passado, passou a ser oferecida. E ele agarra essa oportunidade com muita energia", afirmou o ministro da Educação Fernando Haddad.

Jornal Nacional

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MEC quer dobrar número de alunos por professor nas federais


O MEC (Ministério da Educação) quer que, em um prazo de dez anos, as universidades federais formem em torno de 90% dos estudantes que ingressam em seus cursos e tenham pelo menos 18 alunos para cada professor em atividade. A média de alunos por professor contabilizados hoje é de nove por um. As metas deverão ser estabelecidas em um decreto a ser publicado nas próximas semanas como parte do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), mas que ainda estão em negociação.

Apesar de o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais estabelecer uma década de transição para atingir as metas, a associação que reúne os reitores das instituições federais de ensino superior, a Andifes, quer objetivos menos rígidos.

Hoje, as federais formam cerca de 70% dos alunos que ingressam a cada ano. A relação aluno-professor é ainda mais distante da meta: na graduação, são apenas nove alunos para cada docente. É justamente nesse ponto que está a maior distância entre a proposta do ministério e a alternativa apresentada pela Andifes.

Os reitores querem que a meta de 18 alunos por professor leve em conta todos os cursos da instituição, incluindo não só a graduação presencial, como quer o MEC, mas também a pós-graduação.

Se a conta for feita desta forma, a média de alunos por professor sobe dos nove contabilizados hoje pelo ministério para 14. "Muda de modo substancial o esforço necessário e torna (o desafio) mais razoável, porque inclui a pós-graduação. Já a meta do total de concluintes, com algum esforço, acredito que é possível alcançar sem problemas", analisa o presidente da Andifes, Paulo Speller.

A discussão entre MEC e os dirigentes das universidades ainda está em andamento e pode levar as propostas envolvendo as instituições federais de ensino a ser uma das últimas a definir no pacote do PDE. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

  MEC

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ANO  ESCOLAR  EM ALAGOAS É ENCERRADO POR DECRETO

 

A Secretaria Estadual de Educação e o Conselho de Educação de Alagoas encerraram, por decreto, o ano escolar de 2006 na última terça-feira. A decisão permite que o novo ano escolar no Estado inicie-se nesta segunda-feira, depois de uma greve de professores do ensino público que durou 70 dias.

 

Segundo a resolução 007/2007, as escolas que cumpriram, no mínimo, 75% da carga horária, em todas as disciplinas, podem concluir o ano letivo. De acordo com a presidente do Conselho de Educação, Sandra Lúcia, a resolução tem caráter excepcional, devido à greve dos professores, que acabou há duas semanas.

"Essa orientação vale para todos as escolas que cumpriram o mínimo de 75% da carga horária de todos os componentes de sua matriz curricular, e os demais casos dever ser discutidos no conselho", explica Lúcia. Para ela, a medida é válida também para os vestibulandos que não finalizaram seus estudos por questões de falta de professor em uma ou mais disciplinas.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Girlene Lázaro, apóia a medida, mas afirma desconhecer os critérios a serem adotados pelos órgãos. "Quem não cumpriu o ano letivo de 2006, ou seja, não atingiu os 75%, continua o ano letivo do ano passado. Mas, o que não sabemos no Sinteal é quantas nem quais as escolas que vão ser atingidas por esta medida", apontou.

Para ela, em governos passados, este tipo de instrumento jurídico foi utilizado. "Houve uma greve que durou seis meses e o ano já foi anulado", enfatizou.

 

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PÁSCOA

 

FESTA COMEMORA  A  RESSURREIÇÃO, PARA  OS CRISTÃOS

 

 

 

A Páscoa é uma festa móvel do calendário religioso cristão, que começa a ser preparada após a Quarta-Feira de Cinzas (1º dia da Quaresma). Cai, geralmente, entre abril e maio de cada ano, sete dias depois do Domingo de Ramos, quando começa a Semana Santa.


A data relembra o dia da ressureição de Cristo, de acordo com um decreto do papa Gregório 13, de 24 de fevereiro de 1582. Com ele, o papa também instituía o calendário (dito gregoriano) que vigora hoje em dia nos países ocientais e na maioria das nações do mundo.

Entre o fim da Antigüidade e o começo da Idade Média, as muitas dúvidas históricas e cronológicas que cercam a vida de Jesus foram "resolvidas" num Concílio (uma reunião de bispos) acontecido na cidade de Nicéia em 325 d.C., por convocação do imperador Constantino, o homem que fez do cristianismo a religião oficial do Império romano.

O Concílio de Nicéia estabeleceu que a comemoração da Páscoa se daria no primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre no dia 21 de março, o início da primavera no hemisfério Norte. Desse modo, a ressurreição de Cristo seria identificada ao próprio renascimento de uma natureza amena e fértil que o continente europeu experimenta nessa época, após três longos meses de rigoroso inverno.

É bem verdade que essa lua pontual assim não existia, exceto numa tabela da Igreja que facilitava cálculos, mas isso não vem ao caso.

Páscoa judaica


Convém lembrar que o cristianismo se origina no interior do judaísmo e que esta religião também tem a sua Páscoa. Na verdade, é do hebraico "Pessach" que se origina o termo português "páscoa", o espanhol "pascua", o italiano "pasqua" e o francês "pâques".

Mas a Páscoa dos judeus tem um significado diferente da dos cristãos. Ela foi instituída na época de Moisés e comemora a libertação do povo de Israel, que fora escravizado pelos egípcios. Não é difícil visualizar a palavra "pessach" a palavra "passagem", que dela deriva ao longo de muitos séculos. E, nesse sentido, a Páscoa judaica e cristã celebram passagens, respectivamente, do cativeiro à liberdade e da morte à vida.

Agora, você pode estar se perguntando como é que os coelhos e os ovos de chocolate entram nessa história. Pois bem, pela sua grande capacidade de procriar, o coelho tornou-se tradicionalmente um símbolo de fertilidade e, nesse sentido, muito adequado para representar nascimentos e nascimentos. Além disso, várias tradições mitológicas também associam o coelho à Lua e o fato de a lua cheia anterior ao 21 de março determinar a data da Páscoa também relaciona os dois elementos.



Coelhos e ovos


Assim como os coelhos, os ovos também representam o nascimento, por motivos até mais óbvios. Segundo a tradição, os antigos cristãos do Oriente costumavam presentear seus amigos na Páscoa, com ovos coloridos. O costume se difundiu com o cristianismo, chegou a Europa e às Américas. Ovos reais ou feitos de pedras, devidamente enfeitados e pintados, têm um caráter inegavelmente decorativo e se tornaram comuns na Europa - em especial na Alemanha - no século 18.

Na Rússia, na Páscoa de 1884, Peter Karl Fabergé, o joalheiro oficial da corte, criou um ovo de ouro e pedras precisoas com que o imperador (ou czar, em russo) Alexandre 3o presenteou sua esposa. Os ovos da joalheria Fabergé também se transformaram numa tradição e continuam fabricados até hoje - embora seus preços estejam muito além do que podem pagar as pessoas comuns.

 



Mas quem sabe não veio daí mesmo a idéia de fazer ovos de um material mais barato, mas muito mais saboroso do que o ouro? Os ovos de chocolate surgiram no início do século 20, como bombons especiais para a comemoração da Páscoa. Diversas tradições culturais foram aproveitadas, então, para incentivar as vendas de chocolate, que os coelhinhos escondem nas casas das crianças, sejam ricas ou pobres.

Tudo isso foi tirando um pouco do caráter religioso da Páscoa cristã, principalmente nas grandes cidades. Na verdade, nos dias de hoje, o aspecto cristão da data comemorativa está mais ligado à sexta-feira que a antecede - a Sexta-feira Santa, que rememora a crucificação de Jesus Cristo. O comércio, a propaganda e o marketing têm se apropriado da Páscoa, da mesma maneira que com o Natal - que têm uma essência menos mística e mais festiva.

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