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Aniversário:11 de julho

Cidade:Campinas-SP

Gosto:Boas amizades, Viver, Conquistar, Amar

Hobby:Compor

Filmes:Aprecio a todos os gêneros

Músicas:Dance, Românticas... Preferidas :Folhas de outono; As rosas não falam, Palavras lindas...

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Créditos




 
 
Prazo para pedido de dispensa no Enade
 
acaba no dia 31



Os 82.830 estudantes que não participaram da edi
 
ção deste ano do Enade (Exame Nacional de De
 
sempenho de Estudantes) têm até o dia 31 de de
 
zembro para justificar a ausência. O Enade era obri
 
gatório para os 488.906 estudantes convocados e
 
é condição indispensável para a colação de grau
 
daqueles que estão concluindo o curso superior
 
em 2006.

A justificativa deve ser fundamentada com docu
 
mentos. O site do MEC cita como comprovantes
 
aceitáveis "boletim de ocorrência, atestados, lau
 
dos médicos" etc. A documentação enviada pelos
 
alunos será "analisada e julgada" por uma comis
 
são.

O estudante faltoso deve informar também o no
 
me da instituição de ensino superior, o curso, seu
 
e-mail e endereço residencial.


O endereço para correspondência é:


Ministério da Educação (MEC) / Instituto Nacional
 
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Tei
 
xeira (Inep)

Esplanada dos Ministérios

Bloco L Anexo II, 4º andar - sala 422

70047-900 Brasília - DF


Números
 

As avaliações foram aplicadas em 12 de novembro
 
 e tiveram a participação de 406.076 estudantes, ou
 
seja, 83% dos alunos selecionados. Foram 2.081 lo
 
cais de prova, em 871 municípios de todas as 27
 
unidades da Federação.

O Enade avaliou este ano 5.388 cursos, distribuí
 
dos por 15 áreas do conhecimento e oriundos de
 
1.619 instituições de ensino superior.


MEC
 
 

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Estudantes devem comprovar dados
 
do Prouni a partir de terça-feira

 

A partir desta terça-feira (26), os 97.072 pré-selecio
 
nados às bolsas de estudo do Prouni (Programa
 
Universidade para Todos) devem comparecer às
 
instituições de ensino em que foram aprovados pa
 
ra comprovar as informações socioeconômicas da
 
ficha de inscrição.

O prazo se estende até 2 de fevereiro de 2007. Nes
 
ta etapa, cada instituição vai orientar seus futuros
 
alunos quanto aos documentos necessários e ou
 
tros detalhes do processo. Por isso, é aconselhável
 
entrar em contato rapidamente com a secretaria da
 
universidade ou faculdade, para informar-se sobre
 
o procedimento.

Se sobrarem vagas, haverá reclassificação, e o no
 
vo resultado sairá em 12 de fevereiro.

  • Clique aqui para consultar sua inscrição
  •  
    UOL

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    NA PRÁTICA, O QUE MUDA NO ENSINO
     
    FUNDAMENTAL DE 9 ANOS ?
     
     

    Confira abaixo as principais mudanças com a in

    clusão de mais um ano no Ensino Fundamental

    brasileiro.

     

    Nova lei


    De acordo com a lei de número 11.274, a par

    tir de 2007, o Ensino Fundamental brasileiro

    passa a ter nove anos. A nova série será acres

    centada no início do Ensino Fundamental. As cri

    anças, ao invés de entrar com 7 anos de idade,

    entram com 6. Os Estados e municípios terão

    até 2010 para se adaptarem à nova lei.

    Objetivos


    O objetivo do MEC é colocar mais crianças nas

    escolas e proporcionar mais tempo de escolari

    dade aos estudantes brasileiros.

    Currículo e conteúdo


    No novo modelo, os conteúdos serão aplicados

     de forma mais lúdica, valorizando as caracterís

    ticas de cada criança. Os currículos estão sendo

    debatidos pelos conselhos estaduais de educa

    ção juntamente com as escolas.

    Metodologia e avaliação


    A metodologia de avaliação também vai sofrer

    alterações. O MEC quer romper com a prática

    tradicional de avaliação por notas ou conceitos.

    O tempo de aprendizagem do aluno será res

    peitado com o aumento do tempo de alfabetiza

    ção.

    Professores


    A atuação dos professores no novo Ensino Fun

    damental depende do tipo de contratação. Se

    gundo o MEC, algumas leis permitem que os edu

    cadores trabalhem tanto na Educação Infantil

    quanto no Ensino Fundamental.

    Capacitação dos profissionais


    A mudança nos métodos de avaliação vai exigir

    profissionais preparados. Segundo o MEC, des

    de 2004 os professores estão sendo capacita

    dos através de documentos com orientações ge

    rais cursos de atualização.

    Matrículas


    O processo de matrículas e ingresso depende

    de cada estabelecimento de ensino. No geral,

    as escolas devem adotar um período de transi

    ção entre os dois modelos. O sistema de oito

    anos deve ser oferecido aos alunos que já es

    tão cursando o Ensino Fundamental.

    Pais


    Em muitas escolas, há vários pontos da modifi

    cação na estrutura curricular e no ingresso de

    estudantes que ainda não foram desenvolvi

    dos. Portanto, uma alternativa para os pais é

    acompanhar de perto e cobrar informações

    dos diretores e professores.

    Momento de ingresso


    Os alunos que já cursaram o último ano da pré

    -escola deverão ingressar no primeiro ou no se

    gundo ano do Ensino Fundamental? Segundo o

    MEC, se a criança tiver 6 anos de idade incom

    pletos, deve entrar diretamente na segunda sé

    rie, caracterizando um procedimento de "não

    retrocesso no sistema educacional".

    No entanto, se a criança cursou o último ano

    da pré-escola com menos de 6 anos de idade,

    o MEC orienta que o ingresso no ensino funda

    mental seja feito na primeira série, já que o

    "trabalho desenvolvido no primeiro ano é uma

    ampliação do que foi desenvolvido na Educa

    ção Infantil, e não uma repetição

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    ENSINO FUNDAMENTAL : 9 ANOS

    DE DURAÇÃO

     

    A partir do ano que vem, o Ensino Fundamental

    vai ganhar mais um ano. Ao invés de oito, nove.

    E a idade de ingresso também vai mudar. Ago

    ra, as crianças com 6 anos deverão entrar, obri

    gatoriamente, na 1ª série e não mais na pré-es

    cola. Os estabelecimentos de ensino terão até

    2010 para se adaptar.

    A proposta vem sendo implementada pelo Minis

    tério da Educação (MEC) desde 2004, mas só

    em fevereiro deste ano, com a aprovação da lei

    de número 11.274, é que o projeto foi sanciona

    do. O objetivo principal do governo federal é co

    locar mais crianças na escola e proporcionar um

    maior tempo de estudo aos alunos que entram

    diretamente na 1ª série do Ensino Fundamental.

    Na época da aprovação, o presidente Luiz Iná

    cio Lula da Silva disse que a lei proporcionaria às

    crianças pobres o direito de poder se preparar

    melhor. Lula fez uma referência à menor possibi

    lidade de acesso dessas crianças ao Ensino In

    fantil, fase anterior ao Ensino Fundamental e que

    não tem uma amplitude tão grande no País.

    Especialistas afirmam que, se bem planejado e

    executado, o plano será muito positivo para os

    alunos. "Principalmente se oferecer, nas primei

    ras séries, ferramentas que proporcionem um

    desenvolvimento essencial para o restante da

    vida escolar", afirma a educadora Regina de As

    sis. Ela acredita que um método de avaliação

    que respeite o ritmo do estudante e o coloque

    no centro das atenções trará benefícios e de

    senvolvimento ao ensino brasileiro.

     

    Uniformização


    Há também um interesse do governo em unifor

    mizar o sistema de educação básica do Brasil.

    Segundo Jeanete Beauchamp, diretora de Polí

    ticas de Educação Infantil e Ensino Fundamen

    tal da Secretaria de Educação Básica (SEB/

    MEC), há Estados que já oferecem o Ensino Fun

    damental de nove anos, com os alunos ingres

    sando com 6 anos de idade.

    No total, são 8,15 milhões de alunos estudan

    do no Ensino Fundamental de nove anos em

    25 mil estabelecimentos de ensino. Dezesseis

    capitais (Manaus, Belém, Teresina, Fortaleza,

    Natal, Maceió, Belo Horizonte, Cuiabá, Goiâ

    nia, Rio de Janeiro, São Luis, Porto Velho, João

    Pessoa, Recife, Curitiba e Porto Alegre) e mais

    o Distrito Federal já oferecem o Ensino Funda

    mental de nove anos.

    Editado por NilceuProf

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