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Aniversário:11 de julho

Cidade:Campinas-SP

Gosto:Boas amizades, Viver, Conquistar, Amar

Hobby:Compor

Filmes:Aprecio a todos os gêneros

Músicas:Dance, Românticas... Preferidas :Folhas de outono; As rosas não falam, Palavras lindas...

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Créditos




.

.

MEC concede mais benefícios a

bolsistas do ProUni

 

O MEC (Ministério da Educação) ampliou o programa de bolsa

-permanência, benefício concedido a bolsistas integrais do Pro

grama Universidade para Todos (ProUni) para custeio de des

pesas educacionais, como compra de livros, material escolar,

transporte e alimentação.

Uma bolsa de R$ 300 beneficiará os bolsistas integrais matri

culados em todos os cursos de duração igual ou superior a

seis semestres e com carga horária média superior ou igual

a seis horas diárias de aula.

A medida vai atingir cerca de 1.500 alunos e a resolução foi

publicada nesta quinta-feira, 20, no "Diário Oficial da União".

De acordo com o diretor do Departamento de Modernização

e Programas da Educação Superior da Secretaria de Educa

ção Superior (Depem/SESu/MEC), Celso Carneiro Ribeiro, o

beneficio é importante porque o aluno que estuda em cursos

com maior carga horária enfrenta dificuldades ainda maiores

para trabalhar ou fazer estágios, por causa de sua dedicação

às aulas.

"A bolsa-permanência dá melhores condições para que o alu

no possa cobrir suas despesas educacionais e concluir seu

curso com sucesso", diz. A lista dos bolsistas beneficiados

com o bolsa-permanência será divulgada em breve na pági

na eletrônica do ProUni.

O MEC também vai redistribuir as bolsas remanescentes do

ProUni referentes ao primeiro semestre de 2006. Estas bol

sas, explica Ribeiro, serão preenchidas pelas próprias institui

ções de ensino superior, com base no perfil socioeconômico

dos candidatos ao ProUni ou estudantes que sejam professo

res da rede pública matriculados em cursos de pedagogia, nor

mal superior ou licenciatura.

"As universidades podem preencher as bolsas remanescentes

usando seus próprios critérios de seleção, inclusive benefician

do alunos que já estejam matriculados", afirma Ribeiro.

O período para as instituições realizarem o remanejamento é

de 22 de maio a 2 de junho.

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Lei municipal oficializa línguas

indígenas no Amazonas


Uma lei municipal do município amazonense de São Gabriel

da Cachoeira foi a primeira a oficializar a prática das línguas

indígenas tucano, nheengatu e baniua nos meios de comuni

cação, serviços públicos, escolas, placas de sinalização, co

mércio e serviços bancários da cidade.

A adoção dos idiomas está na Lei Municipal nº 145, de 2002.

As entidades indígenas do município, que são o Ipol (Instituto

de Investigação e Desenvolvimento em Política Lingüística), o

instituto socioambiental, a Câmara de Vereadores, a Secreta

ria de Educação do Amazonas, a Funai (Fundação Nacional

do Índio) e a Ufam (Universidade Federal do Amazonas), entre

outras instituições, para regulamentar a lei, realizarão na cida

de o seminário "Política Lingüística, Gestão do Conhecimento

e Tradução Cultural", na maloca da Foirn (Federação das Or

ganizações Indígenas do Rio Negro), a partir de domingo, dia

23, até quarta-feira, 26.

De acordo com o diretor do Ipol, Gilvan Müller de Oliveira, a re

gulamentação da lei determinará como os serviços públicos e

privados devem ser oferecidos nas línguas indígenas. Haverá

mudanças em todas as áreas, especialmente nos serviços pú

blicos municipais.

O cumprimento da lei não será difícil, segundo Müller, pois

97% dos 45 mil habitantes do município são indígenas. A ini

ciativa de São Gabriel da Cachoeira, na avaliação do diretor

do Ipol, indica que no Brasil o caminho da oficialização das

línguas indígenas deve se expandir além do âmbito municipal.

O país tem cerca de 200 línguas, a maioria falada em um muni

cípio ou região, nunca na área total do estado.

Com a aprovação da lei, o curso de magistério para 315 profes

sores indígenas de 14 povos, iniciado em 2006, já é ministrado

nas três línguas e em português. Em julho próximo, terá início o

primeiro curso de graduação da futura Universidade dos Povos

Indígenas. O curso de licenciatura em política educacional e de

senvolvimento comunitário será oferecido pela Ufam em parcer

ia com o Ipol e a Foirn. Será o primeiro de uma universidade pú

blica, nas aldeias, ministrado em línguas indígenas, com o portu

guês como língua auxiliar. As aulas serão ministradas em Cucuí,

no Rio Negro; Taracuá, no Rio Uaupés; e Tunuí ou Assunção,

no Rio Içana.

São Gabriel da Cachoeira tem área maior que Portugal e, no

Brasil, supera estados como Pernambuco, Espírito Santo, San

ta Catarina, Alagoas, Sergipe e Paraíba. Caracteriza-se pelo

plurilingüísmo - tem 23 línguas indígenas de cinco troncos. A

maioria dos povos fala, além da sua língua materna, o tucano,

o nheengatu e o baniua.

Dados do Censo Escolar de 2005 indicam que o município tem

dez mil alunos indígenas em classes da educação infantil ao en

sino médio, 208 escolas e 640 professores, todos indígenas.

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   Capes seleciona professores

difusores da cultura brasileira

 

A Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pes

soal de Nível Superior) está com inscrições abertas para o

processo de seleção de professores interessados em divul

gar a cultura brasileira em instituições universitárias estran

geiras de 13 países.

As vagas são reservadas para a função de leitor, regulamen

tada pelo Ministério das Relações Exteriores desde 1999.

As candidaturas devem ser solicitadas à Capes até 17 de

maio.

Há cargos em Angola (Universidade Agostinho Neto), na Ar

gentina(Universidade de Córdoba), no Canadá (Universida

de de Quebec), Costa Rica (Universidade da Costa Rica),

Dinamarca (Universidade de Aarhus), Estados Unidos (Uni

versidade da Califórnia), França (Universidade Blaise Pas

cal/Clermont-Ferrand), Haiti (Universidade Federal do Haiti),

Hungria (Escola Superior de Comércio Exterior), Nigéria

(Universidade do Estado de Lagos), Panamá (Universidade

do Panamá), República Tcheca (Universidade Carolina) e

Trinidad e Tobago (Universidade das Índias Ocidentais).

Segundo a assessoria de coordenação geral de coopera

ção internacional da Capes, o candidato aprovado deve se

responsabilizar pela organização de cursos e palestras so

bre a cultura brasileira.

O exercício do leitorado será de dois anos, com possibilida

de de uma prorrogação, por igual período.

Os selecionados terão direito à passagem aérea para assu

mir as atividades na universidade estrangeira. Porém, só te

rão direito à passagem aérea para regressar ao país de ori

gem, ao fim do período de leitorado, os que tenham exercido,

pelo menos, 12 meses de atividade.

O auxílio financeiro mensal e outros benefícios a que cada

leitor terá


direito variam de acordo com o país.

Os candidatos devem ter experiência no ensino de língua por

tuguesa para estrangeiros (na variante brasileira), de literatu

ra e cultura brasileiras e de teoria literária e lingüística.

É imprescindível ter nacionalidade brasileira e currículo cadas

trado na Plataforma Lattes do CNPq (Conselho Nacional de

Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Os interessados também devem ter fluência em língua estran

geira, conforme as exigências correspondentes ao país para

o qual pretendem se candidatar.

Outras informações no
edital.

uol

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TST suspende reintegração de

professores da PUC 

 



O TST (Tribunal Superior do Trabalho) determinou

nesta quinta-feira a suspensão da reintegração de

320 professores demitidos pela instituição no iní

cio do ano. O TRT (Tribunal Regional do Trabalho

de São Paulo) havia determinado a readmissão dos

professores no dia 6 de abril.

A Fundação São Paulo, entidade mantenedora da

PUC, havia pedido um efeito suspensivo da decisão,

deferido pelo presidente do tribunal, ministro Ronal

do Lopes Leal. Em sua sentença, o ministro alegou

que a decisão do TRT paulista deveria apenas deter

minar se as demissões eram legais, e não determi

nar a reintegração dos professores. Segundo o TST,

a reintegração deveria ser determinada em outra

decisão.

"A sentença deve limitar-se a pronunciar-se sobre

a existência ou não da estabilidade, mas jamais de

terminar a reintegração", afirmou o juiz. A suspen

são tem efeito provisório.

Crise

Os cortes de professores e funcionários ocorridos

desde o início deste ano na PUC-SP são reflexo da

crise financeira que a instituição enfrenta e que

agravou-se no ano passado, quando chegou a ter

um déficit mensal de R$ 4,3 milhões e uma dívida

de R$ 82 milhões com bancos.

Para cumprir exigências dos credores, a PUC come

çou a cortar gastos, demitindo professores.

Os primeiros nomes --211, no total-- foram defini

dos pela reitoria. Como não foram suficientes pa

ra zerar o déficit mensal, pouco tempo depois, já

sob a intervenção da Fundação São Paulo, foi fei

ta uma segunda lista, com 261 nomes. A reitoria

conseguiu reverter apenas 25 demissões.

O total de professores e funcionários dispensados

chegou a 447 --30% do total do quadro.

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Governo vai inaugurar 42 escolas

técnicas até 2007, diz Haddad

 

O governo federal vai inaugurar 42 escolas de educação pro

fissional e tecnológica no país até o final de 2007, disse o mi

nistro da Educação, Paulo Haddad, em entrevista às emisso

ras de rádio da Radiobrás, na manhã desta quinta-feira (20/04).

Neste ano, a previsão é de que 28 dessas escolas técnicas se

jam inauguradas.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), no total, 74 mil va

gas em cursos técnicos de nível médio e superiores de tecnolo

gia serão criadas, e 1,5 mil municípios serão atendidos.

O investimento do governo federal será de R$ 183,1 milhões,

dos quais R$ 99,5 milhões se destinarão a projetos de infra-es

trutura e outros R$ 83,6 milhões às ações de recursos huma

nos.

A previsão é de que mais de cinco mil servidores sejam contra

tados. Desses, 1.990 são cargos para professores.

Das 42 instituições, cinco são escolas técnicas federais, quatro

escolas agrotécnicas federais e 33 unidades de ensino descen

tralizadas.

 

Escola Comunitária


Outras 17 escolas técnicas comunitárias serão incorporadas à

 rede federal de educação tecnológica, de acordo com o MEC.

O segmento comunitário inclui unidades mantidas por organiza

ções não-governamentais, que receberam verba do MEC. O go

verno federal vai assumir as unidades, porque as instituições en

frentam dificuldades financeiras para concluir as obras.

A expectativa é de que todas as 59 escolas estejam funcionan

do no final do ano que vem. Segundo o ministro da Educação,

Fernando Haddad, há investimentos previstos para a constru

ção de pelo menos uma escola técnica em cada unidade da fe

deração. Há 144 delas existentes no Brasil, o que representa

um incremento na rede federal de educação profissional e tec

nológica de quase 41%.

Agência Brasil

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