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Cidade:Campinas-SP

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Hobby:Compor

Filmes:Aprecio a todos os gêneros

Músicas:Dance, Românticas... Preferidas :Folhas de outono; As rosas não falam, Palavras lindas...

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MEC vai mudar avaliação de alunos

Sexta - feira, 04 de Novembro de 2005 16h40

O Estado de S. Paulo 04/11

Novo sistema terá prova universal a cada quatro anos e uma bienal por amostragem para testar qualidade de escolas do ensino básico

Lisandra Paraguassú BRASÍLIA - O Ministé­rio da Educação está prepa­rando a criação de um Sis­tema Nacional de Avaliação da Educação Básica que in­cluirá uma prova universal a cada quatro anos e uma por amostragem a cada dois anos. As provas, feitas com alunos da 4a e da ga séries do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio, ava­liarão a qualidade da educa­ção por Estado, por muni­cípio e também por escola.

O MEC prevê que a pri­meira prova universal seráfeita já no ano que vem. O modelo é o mesmo do atual Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que testa alunos das três sé­ries em português, matemá­tica e ciências. A diferença é que o Saeb - que continu­ará existindo a cada dois anos, como hoje - testa ape­ nas uma amostra de estu­dantes. Com a prova sendo feita por todos os alunos, pretende-se avaliar a quali­dade de cada escola.

O sistema atual é consi­derado limitado pelo minis­tério, por gerar apenas infor­mações sobre a educação nos Estados. A idéia, a par­tir do novo esquema, é ga­rantir que cada cidade saiba onde estão os bons exem­plos e os problemas de suas escolas, para depois poder cobrar o trabalho de cada prefeitura. "A idéia é assu­mir uma responsabilidade que hoje é meio difusa", ex­plicou o ministro da Educa­ção, Femando Haddad.

As .provas serão feitas com base no cadastro único das escolas, um sistema que começa a ser implantado este ano e que terá dados como infra-estrutura, núme­ros de professores e de tur­mas de cada escola. A par­tir dessas informações, o MEC saberá quantos alunos terão de fazer a prova geral quadrienal e poderá elabo­rar melhor a amostragem para o teste a cada dois anos.

MONITORAMENTO

De acordo com os estudos em andamento, a prova terá, além das questões de conteúdo, questionários so­bre as escolas, as condições de ensino e a situação dos alunos e dos professores. O objetivo é conhecer a fonna­ção dos professores das es­colas que obtiverem os me­lhores resultados. Ou quais programas existem nos lo­cais que podem ajudar o ensino. "Poderemos saber, por exemplo, se programas como o Segundo Tempo (atividades esportivas no período fora da aula) ou o Escola Aberta (abertura das escolas nos fins de semana com atividades artísticas e esportivas) ajudam ou não", disse Haddad.

O ministro afinna que o sistema de avaliação será associado à criação do Fun­do de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), programa por meio do qual o governo federal pretende investir R$ 4,3 bilhões nos próximos quatro anos. Com o Fundeb, Estados e muni­cípios vão receber mais di­nheiro e, em contrapartida, deverão assumir a respon­sabilidade de melhorar o sis­tema educacional. "Se não houver acompanhamento, corre-se o risco de fazerren­der pouco o dinheiro inves­tido", af1nnou Haddad.

Apesar da intenção de monitoramento, o ministério tem pouco campo de mano­bra. O ensino brasileiro não é federal e o MEC tem bai­xa ingerência na educação básica. Para divulgar os re­sultados das novas avalia­ções, por exemplo, o minis­tério ainda vai discutir com a União dos Dirigentes Mu­nicipais de Educação (Undime) e com o Conse­lho dos Secretários Estadu­ais de Educação (Consea).

Talvez não possa fazê-lo.

Uma das alternativas se­ria, em vez de apresentar as melhores e piores escolas, cidades e Estados, divulgar apenas quem melhorou de uma avaliação para outra. Isso significa que apenas daqui a quatro ou cinco anos os primeiros dados estariam disponíveis, já que o MEC precisaria ter duas avalia­ções para comparar dados. Outra opção, segundo Haddad, é repassar os da­dos apenas aos gestores es­taduais e municipais.

COMO SERÁ A PROVA

QUEM: As provas serão aplicadas a alunos das 4.a e 8.a séries do ensino fundamental e da 3.a do ensino médio.

QUANDO: Deve começar já em 2006. Haverá uma prova universal a cada quatro anos e uma por amostragem a cada dois anos.

POR QUÊ: O sistema atual, Saeb, é feito de dois em dois anos e apenas por amostragem, o que per­mite que se conheça apenas a situação do ensino por município e Estado, não em cada escola.

COMO: Além de questões de conteúdo de ma­temática, português e ciências, haverá questionários sobre as condições das escolas, a situação dos alu­nos, programas extra-curriculares e a formação dos professores.

Editado por NilceuProf

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Confira os gabaritos oficiais do Enade 2005



O padrão de resposta das questões discursivas sai  em 21 de novembro
Arte UOL

Já estão online os    gabaritos oficiais aqu: 

http://vestibular.uol.com.br/provas/2005/enade.jhtm   

 das provas do Enade (Exame Nacional de

Desempenho de Estudantes) aplicadas neste

domingo (6/11) a cerca de 350 mil universitários

de todo o país.

As respostas foram anunciadas às 19h20 pelo Inep (Instituto Nacional

de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - instituição

ligada ao Ministério da Educação, responsável pela realização do

exame.

Quem perdeu a prova deve entrar com recurso, por meio da universidade

onde estuda, explicando o motivo da ausência. Uma comissão formada

pelo ministro da Educação vai avaliar os casos. A presença no Enade

é obrigatória e garante o diploma de graduação reconhecido pelo MEC

(Ministério da Educação).

Os alunos que não receberam a correspondência com o questionário

socioeconômico a tempo de entregarem aos fiscais de prova poderão

enviá-lo pelos Correios, endereçado à Coordenação Nacional do Enade,

para o endereço do Inep (Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Anexo

II, 4º Andar -CEP:70047-900).

A prova apresentou 40 questões objetivas e dissertativas, sendo 10

comuns a todas as áreas e 30 de conhecimentos específicos. O padrão

de resposta das discursivas deverá ser divulgado pelo Inep em 21 de

novembro.

Este ano, o exame foi aplicado a 191.368 alunos ingressantes e 153.133

concluintes de oito mil cursos de graduação de 20 áreas - arquitetura e

urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia (dividida

em oito grupos), filosofia, física, geografia, história, letras, matemática,

pedagogia e química.

Outras informações podem ser obtidas pelo site do Inep:

http://www.inep.gov.br/default.asp ou pelos telefones 0800-616161,

0/xx/61/2104-8137, 0/xx/612104-8125 e 0/xx/61/2104-8575.

 

 

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