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Aniversário:11 de julho

Cidade:Campinas-SP

Gosto:Boas amizades, Viver, Conquistar, Amar

Hobby:Compor

Filmes:Aprecio a todos os gêneros

Músicas:Dance, Românticas... Preferidas :Folhas de outono; As rosas não falam, Palavras lindas...

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Ensino a distância= Ensino presencial

Ensino a distância= Ensino presencial

Terça-Feira, 30 de Agosto de 2005, 14:42

Ensino a distância terá valor de curso regular

De A Tribuna Digital


Os diplomas dos cursos de educação a distância para a educação superior, para a educação profissional de nível médio e para a educação básica de jovens e adultos terão a mesma validade dos chamados cursos presenciais. É o que determina o decreto de regulamentação da educação a distância no país, que deve ser encaminhado ainda nesta terça-feira à Casa Civil, para depois ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Respeitadas as regras definidas no decreto, principalmente em relação ao desempenho do aluno, o diploma tem a validade nacional", destacou o ministro da Educação, Fernando Haddad, ao apresentar o texto, que regulamenta o artigo 80 da lei de Diretrizes e Bases (LDB). O decreto estabelece as regras para as instituições de ensino, públicas ou privadas, que oferecem cursos ou programas, na modalidade a distância, para educação básica de jovens e adultos, educação profissional de nível médio e educação superior.

No que se refere ao ensino superior, a regulamentação é aplicável aos cursos de graduação, de mestrado, de doutorado, de especialização e seqüenciais. Segundo o secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, pelo levantamento mais recente, só na área de graduação há, em todo o país, cerca de 55 mil alunos matriculados em cursos a distância.

Segundo e secretário, o decreto, na verdade, reafirma "o espírito da LDB". "A interpretação do artigo 80 da LDB já é nesse espírito, mas como têm ocorrido no país vários episódios em que alguns permitiram uma interpretação equivocada de dar um tratamento diferenciado", afirmou Mota, "É importante que o decreto reafirme aquilo que é o espírito do artigo 80 da LDB de que não pode, em hipótese alguma, conferir uma valoração diferenciada para diploma de educação a distância ou presencial, portanto, eles vão ter, de forma geral e irrestrita, o mesmo valor."

O ministro Fernando Haddad destacou ainda que os alunos matriculados em cursos de graduação, na modalidade de educação a distância, também se submetem às regras de avaliação Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

"O aluno pode ter que fazer o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que é a prova do Sinaes. Essa prova vai contar para a avaliação institucional e avaliação de curso, de maneira que as instituições terão que se preocupar com o desempenho de seus estudantes da mesma forma, sob pena de, ministrando um curso de baixa qualidade, terem sua nota rebaixada no sistema nacional de avaliação, o que pode levar até ao descredenciamento da instituição", relatou Haddad. As informações são da Agência Brasil.

                             Legislação de Educação a Distância

Decretos
Decreto N.º 2.561, de 27de abril de 1998, altera a redação dos artigos 11 e 12 do Decreto n.º 2.494:
Decreto N.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei n.º 9.394/96):

Portaria
Portaria N.º 301, de 7 de abril de 1998.
Normatiza os procedimentos de credenciamento de instituições para a oferta de cursos de graduação e educação profissional tecnológica a distância:
Base Legal - Proformação

 

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estado: matrícula antecipada

Estado de São Paulo

Matrícula Antecipada 2006



A Secretaria Estadual de Educação desenvolve o Programa de Matrícula Antecipada e Chamada Escolar em parceria com os municípios, visando a universalizar a matrícula do ensino fundamental noEstado de São Paulo, por meio do planejamento antecipado do atendimento à demanda.


Matrículas antecipadas nas escolas públicas começam nesta quinta-feira

Quarta - feira 31 de Agosto de 2005 14h50

De 1 a 30 de setembro todas as escolas se tornarão postos de cadastramento

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e os 645 municípios paulistas realizarão, de 1 a 30 de setembro de 2005, o programa de Matrícula Antecipada para o Ensino Fundamental por meio de planejamento de atendimento à demanda.

O programa de Matrícula Antecipada garante a toda população a matrícula nas escolas da rede pública de ensino do Estado. O programa de matrícula conjunta com municípios está consolidado e o sistema está em sua sexta edição.

As fases de cadastramento

Durante o cadastramento antecipado ( 1 a 30 de setembro) , todas as escolas estaduais e municipais se transformarão em postos de cadastramento para quem vai entrar na 1 a série do Ensino Fundamental, com seis anos completos ou a completar até o final de 2005 e que não freqüentam escola de educação infantil pública.

O mesmo prazo serve para a inscrição de crianças e adolescentes que estão fora da escola, a partir de 8 anos completos em 2005, candidatos à matrícula em qualquer série do Ensino Fundamental, inclusive para a Educação de Jovens e Adultos.

 

Na Capital, os pais dos estudantes da pré-escola municipal serão consultados previamente sobre o interesse em matricular seus filhos na 1. a série (Ciclo I), em uma escola pública estadual ou municipal em 2006, no período de 1 a 15 de setembro.

De setembro a novembro deste ano serão compatibilizados os dados de demanda e oferta de vagas, com responsabilidades compartilhadas entre Estado e municípios, além da efetivação informatizada da matrícula por meio da distribuição dos alunos de Ensino Fundamental cadastrados.

As relações com os nomes de todos os alunos de 1 a série e demais alunos inscritos nas fases do programa também serão divulgadas nas escolas públicas a partir de 25 de novembro . Além das listagens, a Secretaria de Estado da Educação enviará correspondência para os inscritos que não fizeram pré-escola na rede pública, ou seja, que vieram de pré-escola particular em 2005 ou para os que não freqüentaram escola este ano, com indicação de escola para 2006.

Cadastramento

Para efetuar o cadastro, os pais ou responsáveis dos alunos devem se dirigir a qualquer escola pública estadual ou municipal - Ensino Fundamental ou Médio - na região sua residência. Para que as informações sejam precisas, é aconselhável a apresentação de certidão de nascimento ou RG e comprovante de endereço.

O registro é feito online no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, com a emissão automática de um comprovante para o responsável. No caso de problemas ocasionais de conexão, será preenchida uma ficha cadastral, depois incluída no sistema.

Fonte: Secretaria da Educação S.P.

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ENEM: 8ª EDIÇÃO

ENEM: 8ª EDIÇÃO

Enem tem quase 3 milhões de inscritos em sua 8ª edição

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2005 recebeu 2.998.083 inscrições em todo o País, um aumento de 93% em relação ao ano passado. A prova será realizada no dia 25 de setembro, das 13h às 18h (horário de Brasília), em 727 municípios.

As informações sobre inscrições por Estado e município acabam de ser divulgadas hoje, 30/8, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O Estado campeão em número de inscritos é São Paulo, com 906.106 participantes. A seguir vêm Minas Gerais (330.047), Bahia (315.100), Rio de Janeiro (200.953) e Rio Grande do Sul (147.633). O Acre tem o menor número de inscritos: 7.095 alunos.

Há Estados que registraram aumentos percentuais significativos, como o Rio Grande do Sul, com incremento de 194% nas inscrições. No Distrito Federal, o acréscimo foi de 164%, em Rondônia, de 154%, em Minas Gerais, de 131% e em Sergipe de 121%.

O maior motivo para essa explosão de inscritos é o Programa Universidade Para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, que utiliza os resultados do Enem como um dos critérios para a seleção dos inscritos a serem contemplados com bolsas de estudo integrais ou parciais. O ProUni tem por objetivo garantir vagas em cursos de graduação da rede privada para os estudantes de baixa renda e professores da rede pública; neste ano ele beneficiou mais de 100 mil pessoas. Além disso, cerca de 470 Instituições de Ensino Superior utilizam, de alguma forma, os resultados do exame em seus processos seletivos.

A prova

Composto por 63 questões de múltipla escolha e uma redação, o Enem é um exame interdisciplinar e contextualizado, que avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica em cinco competências: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.

Editado por NilceuProf

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